Casa Lua / Arquitetura Nacional

Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, VigaCasa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, VigaCasa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Cadeira, TerraçoCasa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de ExteriorCasa Lua / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 26

Xangri-lá, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  470
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ANDREA COLOMBO, Artezan, Butzke, Casa de Alessa, Casiere, Cinex, Dpot, Espaço do Piso, Esquadrias Moschetta, Estúdio Orth, Jader Almeida, Mado Esquadrias e Fachadas, Marcelo Caruso, Mezas, Móveis Kretschmar, NAKADA AR CONDICIONADO, Rewood, Saccaro, Tradesign
  • Projeto Arquitetônico E Interiores: Eduardo Maurmann, Élen Balvedi Maurmann, Paula Otto, Yuri Mori, Leandro Cavalheiro, Jéssica Hoelscher, Gabriela Soska, Stephanie Spuldaro, Marcus Arnhold, Mayara Santos e equipe Arquitetura Nacional
  • Estrutural Concreto: Carpeggiani Engenharia - Projetos Estruturais
  • Estructural Madeira: Rewood
  • Hidrossanitário: ArquidR
  • Elétrico: ArquidR
  • Climatização: Greenwatt
  • Luminotécnico: Studio FOS Iluminação
  • Desenho De Paisagismo: Arquitetura Nacional
  • Cidade: Xangri-lá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada às margens de um lago, em um condomínio fechado no litoral gaúcho, a Casa Lua surgiu a partir da proposta de se ter uma casa de veraneio confortável para o ano inteiro. Um lugar onde a família toda, avós, filhos e netos, poderiam curtir intensamente o verão, mas também as outras estações do ano.

Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Janela
© Pedro Kok
Casa Lua / Arquitetura Nacional - Imagem 29 de 31
Planta - Térreo
Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Viga
© Pedro Kok

Volumetricamente a casa se divide em dois pavimentos. O térreo, com uma planta quadrada de 20x20m, tem estrutura composta por uma grelha de vigas de madeira laminada colada (MLC), cuja modulação também organiza toda a compartimentação dos ambientes internos. Contido nesse térreo, está o volume de serviço: um bloco independente, mais baixo, criando um negativo em relação à grelha principal, que se projeta solta sobre ele. Já o segundo pavimento, com usos privativos, é menor e recuado, formando uma varanda com vista para o lago.

Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Viga
© Pedro Kok
Casa Lua / Arquitetura Nacional - Imagem 30 de 31
Planta - 2° pavimento
Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cadeira, Cama, Janela
© Pedro Kok
Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Cama, Janela, Viga, Dormitório
© Pedro Kok

A privacidade foi uma grande preocupação do projeto. Por isso, a casa tem as suas áreas de convívio social e piscina voltadas para os fundos do terreno, junto ao lago do condomínio. As grandes aberturas de vidro que ficam diretamente expostas nessa fachada têm folhas que se acumulam nas extremidades, permitindo uma conexão mais direta com varanda e jardins.

Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Viga
© Pedro Kok
Casa Lua / Arquitetura Nacional - Imagem 31 de 31
Corte AA
Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores
© Pedro Kok

Externamente a casa é toda monocromática, o que traz uma sensação etérea que contrasta com a variedade de cores e materiais do entorno. As suas superfícies são recobertas por um revestimento metálico branco que ora é opaco - nas vedações - e ora é vazado - nas aberturas que necessitam de controle de privacidade. A iluminação do núcleo central é feita por uma grande zenital. Esse núcleo é todo circundado por painéis de vidro translúcido, de modo que essa luz também permeie os ambientes periféricos.

Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, Dormitório
© Pedro Kok
Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Madeira, Escada, Corrimão
© Pedro Kok
Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Porta, Pilar
© Pedro Kok

Nos interiores, a grelha de madeira do forro é protagonista: todos os elementos fixos compositivos de layout (paredes, armários e iluminação) estão alinhadas por ela. Fez-se questão de deixar essa estrutura de vigas de madeira aparente nos espaços internos, com fechamentos de forro branco apenas nos vãos entre elas - elas ficam aparentes inclusive no vão da zenital central. Optou-se por fazer o insuflamento da climatização sempre embutido na marcenaria e paredes, deixando a estrutura do forro o mais íntegra possível. Em contraponto, no nível do piso, a escolha pela pedra irregular permite que o mobiliário solto esteja livre. As cores são suaves e as superfícies são ricas em texturas, refletindo a sensação externa da casa: leveza e fluidez, convidando essa família ao descanso e a momentos felizes de lazer.

Casa Lua / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lua / Arquitetura Nacional" 31 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004600/casa-lua-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.