-
Arquitetos: Arkylab
- Área: 490 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Emilio Rosas, Paulina Ojeda
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um espaço introvertido no térreo que busca uma relação íntima com um jardim privado gerando um ambiente envolvente de relaxamento e prazer sensorial que vai desde o cheiro de café, a harmonia visual entre a vegetação ao redor e a tectônica da terra e madeira do envoltório, juntamente com a música especial que todos os dias inunda o espaço, é o objetivo principal do projeto para a Cafeteria Monman em Aguascalientes, México.
Em um terreno localizado ao norte da cidade de 10x25m, um programa arquitetônico de 250.00 m2 em dois níveis é desenvolvido, abrigando uma cafeteria especializada. No térreo, o acesso é feito através de um percurso lateral determinado pela abertura marcada em um muro de terra compactada que envolve e delimita todo o conteúdo desse nível. Esse muro gera um volume que acessa um espaço central interno rodeado por um pequeno jardim perimetral, isolando-o do exterior, criando esse ambiente central que se volta para si mesmo, tendo na faixa do lado oeste os serviços, a cozinha e o balcão de atendimento, o núcleo de escadas e o módulo de banheiros.
Ao subir as escadas, descobre-se um espaço em forma de plataforma elevada, como um mezanino que voa sobre a fachada e se adianta para deixar um espaço de dupla altura na parte posterior, visível desde cima. Esse novo ambiente amplia a área de refeições, gerando um espaço envolto e coberto por uma estrutura metálica leve revestida com painéis de madeira que, em forma de dobras, direcionam as vistas e intenções espaciais das diferentes áreas. A partir desse volume, uma varanda que flutua na frente é formada, antecipando a possibilidade de conviver com a área arborizada do riacho ao sul. A cobertura envolve e protege da insolação a oeste com pequenas perfurações que permitem o crescimento da vegetação das árvores incorporadas, buscando uma espécie de Komorebi, ao mesmo tempo que se abre para o lado leste, dialogando com o exterior.
A materialidade e os métodos construtivos utilizados foram determinantes para a intenção de buscar a menor pegada: muros de terra compactada com os componentes da escavação do local, o espaço que se densifica com vegetação ao redor do núcleo central, os menores apoios possíveis no solo e um envoltório de madeira voltado para suas aberturas de ventilação cruzada, protegendo da forte insolação e criando de forma passiva um conforto climático autossuficiente.
O objetivo do projeto é criar uma atmosfera especial no interior, onde os sentidos se soltam, se recreiam e promovem a convivência, o relaxamento e o desfrute da experiência de um bom café.