Estúdio Beyond Fitness / MAG.DESIGN + DRAA

Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão, VigaEstúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaEstúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraEstúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de InterioresEstúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Mais Imagens+ 14

  • Equipe De Projeto: Felipe Camus, Sibylle Pelzer, Francisco Delgado, Linh Le
  • Arquitetos Responsáveis: Matthias J Götz, Nicolas del Rio
  • Clt E Carpintaria: UNIT:ART Gmbh
  • Iluminação: REQUISIT
  • Tecnologia Da Construção: NAVIN Bau Gmbh
  • Arranjos Interiores: NAVIN Bau Gmbh
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Pilar
© Waldemar Saleskki
Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Imagem 15 de 19
Planta Térreo
Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Waldemar Saleskki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Beyond é o terceiro estúdio projetado por MAG.DESIGN e DRAA, em colaboração com a visionária fundadora da academia boutique BECYCLE, Gundula Cöllen. O estúdio fica localizado na Reichenberger Straße, um "Kietz" em rápido desenvolvimento no bairro moderno de Kreuzberg em Berlim, Alemanha, e está escondido em um antigo pátio de um comércio industrial.

Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores
© Waldemar Saleskki
Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Imagem 16 de 19
Planta Subsolo
Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Waldemar Saleskki

Como em seus projetos anteriores, a equipe de desenho se concentrou em uma proposta experimental que reimagina a experiência espacial de uma academia. A entrada se da por uma porta industrial discreta, escondida em um corredor entre os pátios posteriores. Ao entrar, os visitantes são imediatamente surpreendidos pela mudança drástica de cenário, que os convida a explorar o estúdio. O objetivo do projeto era criar a sensação intencional de adentrar uma toca de coelho em direção a outro mundo.

Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Waldemar Saleskki
Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Imagem 17 de 19
Cortes
Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Janela
© Waldemar Saleskki

O projeto do estúdio encarou o importante desafio de harmonizar as linguagens divergentes dos dois edifícios, um industrial e o outro um prédio de apartamentos, entre os quais o estúdio se desenvolve. Por isso, a intervenção teve que preservar a integridade histórica da estrutura existente. A estrutura modular utilizada no estúdio não apenas pretendia substituir as placas de gesso, mas também fundir os dois edifícios existentes, com a ajuda de um parasita arquitetônico, criando uma entidade unificada.

Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Janela
© Waldemar Saleskki
Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Imagem 18 de 19
Elevação
Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Janela
© Waldemar Saleskki

Quanto à estrutura modular, a equipe de projeto optou por testar o contraponto visual entre uma estrutura pré-fabricada de madeira laminada (CLT) dentro do edifício existente de tijolos. Isso destaca a recorrência do uso de estruturas auto-portantes no campo dos interiores, proporcionando um forte efeito de verdade, refúgio e contenção, longe de uma atmosfera fabricada e pretenciosa. Essa abordagem representa um interessante contraste com o método tradicional de design de interiores e abre amplo debate sobre a madeira mecanizada na construção, que raramente é relacionada à haptica.

Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão, Viga
© Waldemar Saleskki

Quanto à funcionalidade, o escritório de arquitetura entendeu que Beyond é um lugar para se concentrar no corpo e na mente, fazendo uma pausa na rotina diária. A oferta do estúdio inclui ioga meditativo, pilates com reformador e aulas de HIIT. Para atender às diferentes necessidades de cada treinamento, o projeto de iluminação, em colaboração com Marco Riedel, se adapta a diferentes estados de espírito, desde uma luz quente e relaxante até uma experiência dinâmica de balada.

Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores
© Waldemar Saleskki
Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Imagem 19 de 19
Axonométrica

A seleção de materiais utilizados no estúdio segue uma abordagem radicalmente sustentável. Em vez de toneladas de paredes de gesso, as diferentes salas são separadas por paredes modulares de madeira maciça de abeto. Isso reduz em mais de 90% a quantidade de gesso utilizada em comparação com os estúdios projetados anteriormente, ficando restrito nesse caso apenas nas áreas úmidas. Para equilibrar a estrutura suave e quente de madeira, foram utilizados blocos de pedra Mont Blanc de quartzo frio e duro para balcões.

Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Viga
© Waldemar Saleskki
Estúdio Beyond Fitness  / MAG.DESIGN + DRAA - Fotografia de Interiores, Iluminação, Janela, Porta, Fachada, Pilar
© Waldemar Saleskki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Estúdio Beyond Fitness / MAG.DESIGN + DRAA" [Estudio Beyond Fitness / MAG.DESIGN + DRAA] 22 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000777/estudio-beyond-fitness-maesign-plus-draa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.