Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera

Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Exterior, JanelaComplexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Exterior, JanelaComplexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Exterior, ConcretoComplexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de InterioresComplexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos Responsáveis: Jesus Irisarri-Guadalupe Piñera
  • Programa: Instalações esportivas
  • área De Urbanização: 54250 m
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Exterior
© Héctor Santos-Diez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em janeiro de 2018, um concurso propôs o projeto da futura cidade esportiva do Celta. Um programa indefinido e aberto, mas com a ambição de reunir o que forma nossas cidades: espaços públicos, comerciais e residenciais...junto com o uso específico e de acesso controlado próprio do esporte de alto nível.

Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Exterior, Janela
© Héctor Santos-Diez
Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Imagem 13 de 15
Planta - Clima

O complexo foi fundado em uma área rural, único território que hoje em dia torna possível e sustentável uma operação desta escala.

Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Exterior, Janela
© Héctor Santos-Diez

O planejamento e o interesse social tornaram este projeto possível em uma sociedade que reivindica o reencontro de nossa urbanidade com a natureza, onde falamos de habitat, atmosferas, diversidade de naturezas e ritmos de vida.

Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Exterior
© Héctor Santos-Diez
Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Imagem 14 de 15
Diagrama - Conceito dos Espaços

Usando estratégias tradicionais de adequação ao meio ambiente, propusemos um sistema de ocupação aberta, capaz de acolher um programa evolutivo e diverso. Novamente, o mito da flexibilidade e a arquitetura.

Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Exterior, Concreto
© Héctor Santos-Diez

Quando os tempos do urbanismo e do clube se separaram, essa magia da flexibilidade foi convocada, e junto com ela surgiu toda a distorção e desencontro entre o urbanismo institucional de nosso país e a realidade do território rural, enormemente mais capaz e dinâmico, necessitado de novos usos que ajudem a aplacar o despovoamento e que possibilitem o reencontro da sociedade de hoje com um habitat capaz de proporcionar um equilíbrio entre homem, arquitetura e meio ambiente, diferente da nossa densa cena urbana.

Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Héctor Santos-Diez
Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Imagem 15 de 15
Elevação Oeste

Principalmente quando se trata de uma região como a Galícia, onde a dispersão e o tecido residencial se misturam com leves infraestruturas e uma adequação de microescala às condições do local e do clima.

Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Exterior, Fachada
© Héctor Santos-Diez

E assim, como se habitássemos os muros que construíram a paisagem de socalcos, e os fizéssemos tão leves que gerassem espaços intermediários abaixo, o sistema foi confrontado para o teste de uma primeira fase recebendo o primeiro time.

Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Exterior, Janela, Vidro
© Héctor Santos-Diez

Com o desafio de ser sempre uma arquitetura completa e coerente, assim como a cidade, desde suas primeiras edificações adaptadas ao local, o projeto tem se desenvolvido como uma arquitetura plena e coerente independentemente do tamanho ou da complexidade programática.

Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Interiores
© Héctor Santos-Diez

E assim como o habitar rural é um conjunto de peças, nossa arquitetura resulta da agrupação de elementos especializados em um conjunto aglutinado por espaços semi-climatizados e intermediários que contribuem com o "outro" programa e os "outros" ritmos de vida. Três atmosferas respondem às diversas possibilidades que o ambiente rural oferece, e com três materiais que respondem ao seu caráter.

Ambientes introvertidos de madeira para atividades "internas", espaços translúcidos que permitem uma experiência do ambiente externo e "espaços semi-climatizados", para oferecer uma total imersão no meio, seus ritmos sazonais e sua ampla escala.

Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar, Viga
© Héctor Santos-Diez

Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar
© Héctor Santos-Diez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mos, Pontevedra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Esportivo Afouteza / Irisarri + Piñera" [Prados de juego Afouteza / Irisarri + Piñera] 21 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000689/complexo-esportivo-afouteza-irisarri-plus-pinera> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.