Messe Basel New Hall / Herzog & de Meuron

Messe Basel New Hall / Herzog & de Meuron - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Herzog & de Meuron; Herzog & de Meuron
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  83297
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Messe Basel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aepli Metallbau AG, Atlas Schindler, BWB, Caparol, Citton AG, Ferro, GEZE, Glas Marte, IGP Powder Coatings, Imbau AG, Klausner AG, LEUROCOM, Lachenmeier AG, Lanxess Bayferrox, Lehmann Arnegg, Makrolon, Montana Bausysteme AG, Novelis, Pagolux Interieur GmbH, Phonex AG, +11
  • Sócios: Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Stefan Marbach (Sócio Responsável), Wolfgang Hardt
  • Equipe: Tobias Winkelmann (Associado, Diretor do projeto), Michael Schmidt (Associado), Stefan Hörner (Associado), Roger Huwyler (Arquiteto), Roland Schreiber (Arquiteto); Philip Albrecht, Israel Alvarez Matamoros, Michael Bär, Axel Beck, Marcelo Bernardi, Benito Blanco Avellano, Alexander Bürgi, Amparo Casaní Arazo, Estelle Chan, Massimo Corradi (Digital Technology Group), Francisco de Freitas, Dorothee Dietz, Francis Fawcett, Oliver Franke, Eik Frenzel, Johann Gruber, Sabine Harmuth, Oke Hauser, Volker Helm (Digital Technology Group), Wilhelm Heusser, Yuko Himeno, Ursula Hürzeler, Debora Hummel, Thorsten Kemper, Oxana Krause, Sophia Lau, Christian Laviola, Corinne Lopez, Xiaojing Lu, Ulrik Mathiasson, Katja Mezger, Marcello Nasso, Benjamin Olschner, David Palussiere, Dirk Peters, Louis Putot, Susanna Rahm, Holger Rasch, Sebastian Reinhardt, Nina Andrea Renner, Steffen Riegas (Digital Technology Group), Kathrin Riemenschnitter, Nathalie Rinne, Georg Sebastian Schmid, Katja Schneider, Katharina Schwiete, Jochen Seelos, Jan Skuratowski, Johannes Staudt, Matthias Stücheli, Nicolas Venzin, Manuel Villanueva, Thomas von Girsewald, Miriam Waltz, Romy Weber, Léonie Wenz, Gerd Wetzel, Douwe Wieërs, Thomas Wyssen, Claudia Winkelmann, Camillo Zanardini, Christian Zerreis
  • Elétrica: Herzog Kull Group AG
  • Engenharia Avac: Lippuner Energie- und Metallbautechnik AG, CM Engineering GmbH, Plodeck Kurt ECS
  • Paisagismo: Vogt Landschaftsarchitekten
  • Mecânica: Lippuner Energie- und Metallbautechnik AG
  • Hidráulica : Rechberger Huustechnik AG
  • Estrutura: Ribi + Blum AG Ingenieure und Planer, Gruner AG, WITO Engineering GmbH
  • Consultor De Sustentabilidade: Ingenieurbüro Stefan Graf
  • Design & Build Contractor: HRS Real Estate AG
  • Cliente: MCH Swiss Exhibition (Basel) Ltd.
  • Cidade: Basileia
  • País: Suíça
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Planejamento urbano e empresarial

A concentração de salas de exibição em todo a Messeplatz (Praça de Exibições) é o principal objetivo da liderança empresarial Messe Basel em seu desenvolvimento. A construção da Messe Tower e a substituição do Hall 1 por um edifício altamente moderno e com ótimas áreas de exposições foram os primeiros componentes, seguido pela construção contínua de novas salas.

© Messe Basel

Esta concentração de atividades do centro de exposições também é uma questão importante para o planejamento urbano desenvolvido para o bairro de Kleinbasel, com a tendência de recuperar espaços periféricos de exibição no Deutsche Bahn (Ferrovias Alemãs) áreas de apartamento, escritórios e pequenos negócios e ao mesmo tempo atualizar o Messeplatz como ponto focal em Kleinbasel.

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Demolição necessária

Para conseguir este empreendimento, assim como o planejamento urbano, deveria ter como objetivo congregar Messe e o mesmo tempo manter um importante relógio e a feira de jóias na Basileia, exigiu-se a substituição de duas salas na Messeplatz (Hall1 e Hall3). 

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Construção necessária

O cumprimento dos requisitos de exposição para grande volumes e as áreas ininterruptas de piso, o New Hall é uma extensão de três andares do Hall 1 ao longo da Riehering. Para fornecer conexões interiores para todas as salas de exposições, as novas pontes construídas sobre a Messeplatz criam um espaço público coberto, talvez comparável a um pátio de uma estação de trem ou o interior de um mercado, feito com uma linguagem do design moderno. Os elementos importantes da arquitetura e do planejamento urbano definem a extremidade sul da Messeplatz e é iluminado por aberturas generosas. Planejado para diversos usos e eventos que acontecerão simultaneamente com as exibições, integrando restaurantes e lojas destinadas a uma mistura internacional e local, exposições e visitas públicas, nós estamos chamando esta nova área de São da Cidade. Aberto o tempo todo, o Salão da Cidade não apenas define a entrada para os espaços de feira, mas também um ponto focal de vida pública na Clarastrasse (a principal rua de compras de Kleinbasel), e vai aumentar significativamente a vida de rua ao redor do Messeplatz. Por exemplo, durante a feira de outono, parcialmente fechado, o salão irá criar uma fascinante atmosfera com estande menores e corredores abertos, protegidos do tempo.

© Messe Basel

Salão da Cidade e Messeplatz

Com a adição do New Hall, atividades correntes na Messeplatz continuarão, mas terão espaços com proporções diferentes. O que antes era um retângulo alongado mais ou menos até a Clarastrasse sem uma demarcação notável, agora é uma quadra bem definida.

© Messe Basel

A nova "pista" entre o New Hall e estacionamento existente oferece acesso à Messeplatz para o pedestre. Ligando a leste a área residencial adjacente ao redor de Riehenstrasse e Peter Rot-Strasse, esta "pista"é a continuação da Isteinerstrasse e cria uma nova conexão leste-oeste que integra a Messeplatz até o bairro. Serviços e fornecimento para o New Hall serão feitos principalmente por uma via subterrânea, reduzindo assim o tráfego de caminhões na Riehenstrasse.

A Messeplatz é um recinto de pedestre e ciclistas. Junto com a Rosentalange, a Messeplatz será o principal espaço ao ar livre para muitos residentes do distrito de Messe. O cinturão verde em volta da Messeplatz-Wettsteinplatz será reforçado por mais árvores na Riehenstrasse para conectar visualmente o centro até o Rosentalanlage.

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O que é um salão de exposições hoje?

Idealmente, as salas de exposições deveriam ser o mais amplo possível, retangular, com grande vãos e com o pé-direito por volta de 10 m, a fim de proporcionar a flexibilidade e a versatilidade necessárias para exposições. Nos últimos anos, a demanda por esses espaços generosos aumentaram ainda mais.

© Messe Basel

Tomando Baselworld como exemplo de um exposição moderna internacional, onde os salões são feitos com estandes individuais, mercadoria em mostruários e multidões de visitantes, a questão da arquitetura de uma feira de exposições não parece ser uma demanda primária. Arquitetura é apenas perceptível em áreas públicas e nas escadas onde a interface com a paisagem pública emerge na cidade. É a melhor ilustração desse pátio envolta do Hall 2. Lamentavelmente, este pátio é apenas acessado durante as exposições que é, sem dúvida, uma das áreas mais atrativas da Basileia e especialmente durante a Art Basel em Junho, um dos mais bem sucedidos pontos de encontro em toda a Suíça  O Salão da Cidade visa transformar a arquitetura voltada para dentro do pátio tornando-a acessível o ano todo. 

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Como podemos projetar um salão de exposições externo?

Vista de fora, as salas de exposições são nada mais que uma pilha de grande caixas. Elas exigem poucas janelas e poucas plantas diferentes que são consideradas impraticáveis quando se quer maior flexibilidade interna. Os resultados arquitetônicos geralmente são compostos pode grandes fachadas monótonas de tijolo como no Hall 2 ou de vidro no Hall 1. Para evitar essa mesmice repetitiva, tivemos uma abordagem diferente no New Hall.

© Messe Basel

O New Hall possui três níveis de exposição. O nível de entrada no térreo, está no mesmo nível da rua e da praça externa, permitindo o natural e casual  entra e sai. As entradas térreas ligam perfeitamente o Salão da Cidade e Hall 1 e o antigo Hall 3 existentes, com o novo espaço de eventos para 2.500 expectadores, várias lojas, bares e restaurantes no foyer. A fachada dinâmica reage ao fluxo das pessoas no nível da rua e corresponde ao espaço da parada do Tram e a entrada para o centro de eventos. Aqui, grandes vidros criam a transparência espacial necessária e apropriada para alcançar a abertura prevista para o complexo e aumentar a vida pública urbana, Esta vitalização e aceita;cão será crucial para o sucesso a longo prazo do conceito "Messezentrum na cidade".

Os dois andares acima serão para exposições. Para evitar o efeito "caixa grande", os dois andares de cima são feitos como se fossem separados, o que de fato são! O New Hall, portanto, consiste em três elementos individuais sobrepostos, cada um se projetando ao longo da rua em vários ângulos diferentes o que permite responder a diferentes condições urbanas. A partir de cada ponto de vista - Riehenring, Messeplatz ou Riehenstrasse - o New Hall oferece uma diferente percepção e evita a monotonia das fachadas uniformes.

© Messe Basel

Esta variação constante na arquitetura é reforçada, paradoxalmente, pela aplicação do material homogêneo (alumínio) na superfície exterior. A fachada articulada com partes estrategicamente moduladas reduz a escala do edifício em relação ao entorno. Não é simplesmente um elemento decorativo, mas um meio prático para regular a luz natural e enquadrar vistas específicas, principalmente áreas sociais acima do Salão da Cidade, em direção à vida pública da cidade. 

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Cita: "Messe Basel New Hall / Herzog & de Meuron" [Messe Basel New Hall / Herzog & de Meuron] 28 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-99860/messe-basel-new-hall-slash-herzog-and-de-meuron> ISSN 0719-8906

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