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Fotografias:Cosmin Dragomir
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta intervenção deve ser relacionada ao contexto: o legado da arquitetura comunista de antes de 1989 nas cidades da Romênia, os subúrbios cinzentos e bairros com blocos padronizados, a paisagem urbana específica do antigo bloco socialista europeu. Devido a excessiva padronização, muitos blocos de apartamentos em Bucareste são idênticos com alguns edifícios em lugares a cem à quilômetros de distância, independente da condição sócio-cultural.
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A uniformidade e padronização resultou em muito poucos tipos de edifícios educacionais no país inteiro e, como resultado, por um período de cerca de meio século apenas 2 ou 3 tipos de escolas foram produzidos. Por isso a planimetria e volumetria do edifício existente da escola Dante Alighieri pode ser encontrado em quase todas as cidades da Romênia.
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Nos últimos 23 anos, poucos edifícios educacionais foram construídos e os que foram melhorados se limitaram ao revestimento térmico e pinturas de fachadas, usando cores inapropriadas. Algumas intervenções consistiram em coberturas de madeiras, independentemente da concepção funcionalista original.
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A ideia da extensão do Dante Alighieri apareceu principalmente como uma resposta à necessidade de um centro integrado de ensino que compreende instalações para atividades extraescolares e outras relacionadas ao principal objetivo educacional do edifício. Alguns desses tipos de espaços e atividades são cronicamente ausentes na maioria das escolas construídas anteriormente na Romênia.
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A antiga piscina nada funcional e degradada pelo tempo na parte oriental do pátio da escola foi integrada em um dos volumes do novo prédio. Entre a nova piscina e o salão de esportes existentes, o espaço resultante é utilizado para os anexos das instalações das duas áreas e ainda um pequeno salão de dança esportiva. Esta área de intervenção, junto com o volume educacional localizado no primeiro e segundo andar, salão multifuncional, a cantina e os terraços superiores giram em torno do pátio, o elemento central da intervenção, um espaço desenhado para ser uma alternativa ao pátio de concreto localizado a oeste da escola existente.
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A fachada do volume educacional perfurada aleatoriamente ( uma abordagem usual da arquitetura contemporânea) deve ser lido como uma brincadeira, em contraste com a uniformidade monótona da fachada existente. Visto de dentro, está "brincadeira com as janelas" parece um quebra-cabeça" com as peças folhas das árvores e da luz verde filtrada através delas. Os terraços no primeiro e no segundo andar são uma extensão do espaço de recreação, mas pode ser usado também como extensão educacional, como por exemplo aulas externas.
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Embora este tipo de abordagem não seja usual para o programa educacional a Romênia, é a esperança de que a intervenção poderia ser assimilada como uma melhor forma de projetar escolas e talvez algumas coisas vão mudar na forma de perceber o ambiente construído.
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