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Do dia 26 de Fevereiro a 28 de Maio esteve em exibição em Münster o “Golden Glory. Medieval Treasury Art in Westphalia”, desenvolvido pelo Westfalen-Lippe Regional Council, a diocese de Münster e o grupo “Religion and Politics” na Universidade de Münster. A exposição apresentou alguns os melhores trabalhos de ourives desde o período medieval de Westphalia, contendo peças sacras seculares, símbolos do poder da riqueza de seus antigos donos, observadas a partir da praça de 1500m² na qual se é inserida. Tudo isso foi mostrado em dois lugares diferentes da cidade simultaneamente: no LWL State Museum for Art and Cultural History e no Domkammer ( St. Paul’s Cathedral Treasury).
Ambos locais ficam à margem do Münster Domplatz (praça da catedral), no entanto, o museu LWL foi frequentemente renovado e a entrada do Domkammer é difícil de encontrar.
Apresentar os objetos históricos vira mote do programa, vinculado à mostra do processo artesanal de como eles foram confeccionados. Assim surgiu a ideia de um pavilhão que contenha workshops relacionados ao ouro além de servir de ponto de informação.
Münster’s Glittering Gold Pavilions, 2007 e 2012
O grupo de arquitetura Modulorbeat, composto por Marc Günnewig e Jan Kampshoff, pensou no pavilhão para que fosse temporário e de alguma forma portátil no sentido de poder ser desmontado e montado novamente em outro lugar. Ele foi projetado em 2007 para o “skulptur projekte münster”, nascido da procura de Günnewig e Kampshoff em procurar um tema para um seminário; assim, o desenvolvimento do projeto contou com a ajuda dos alunos da Münster School of Architecture (msa).
Esses grupo de estudantes variaram através do semestre de desenvolvimento do projeto, que chegou a sua forma final depois de ser muito estudado, pensado, linkado, revisado, descartado e então revisado de novo, uma vez que a localização precisa foi determinada em Domplatz. Assim que a decisão final foi tomada, com um segundo grupo de estudantes, eles começaram planejar a realização do pavilhão de 95 m², que foi completo em um tempo de 6 semanas.
Para compensar o declive de Domplatz, o pavilhão foi construído sobre uma base de concreto moldado in loco e madeira, o que deixou quando as formas foram desmontadas, compondo com seu desenho. O prédio se dispõe em forma de cruz, dividido em quatro alas. Cada ala se afunila do centro para as extremidades, gerando um efeito convidativo para os visitantes, com o caminho interno se abrindo para a área central de workshop.
As paredes foram feitas de painéis de madeira compensada. Do lado de dentro a madeira é visível, virada para a área onde é feita a fundição e criando uma atmosfera rústica e alegre. Já do lado de fora, a fachada é coberta por painéis em tons dourados e de cobre. O perfil vertical e rugoso dos painéis cintilantes ao longo de cada uma das 4 alas se afunila ao centro, criando um ritmo dinâmico, no qual o metal brilhante se mistura com um jogo de luz e sombra que se alterna conforme o caminho do sol.
Os elementos de vidro presentes nas grandes aberturas, se abrem para o prédio completamente, então a vista do exterior alcança dentro da sala de fundição e é possível ter uma ver a abertura oposta, através do eixo ligeiramente inclinado. O pequeno prédio toma profundidade e complexidade, com essas inflexões revelando diferentes perspectivas. A arquitetura reflete o tema da exibição não somente com seu invólucro brilhante, mas com o fino artesanato e detalhes cuidadosos não usuais, especialmente para um pavilhão temporário.
Usando uma reduzida seleção de materiais e cores, o design do interior do pavilhão permite a concentração requerida para o trabalho meticuloso realizado em seu interior. Piso, teto e paredes são, como todo o restante do mobiliário, trabalhados em madeira de cor clara, isso inclui a porta deslizante, através da qual a fundição pode ser separada da área de informação. Com intuito de criar um contraste, tudo o que é diretamente ligado ao trabalho foi pintado de preto: as lâmpadas de mesa, as superfícies de trabalho, os grampos, e até mesmo os radiadores, cabos de lâmpada e a pia da cozinha; isso faz com que a cor dourada se destaque e seja mais reconhecível.
Todos os elementos usados são de baixo custo, a partir de componentes padronizados que podem ser encontrados em qualquer loja de informática. O design consistente e o esquema de corres uniforme transformam fazem de tais elementos peças elegantes.
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