i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamento no Jardim Paulista / Piratininga Arquitetos Associados

Apartamento no Jardim Paulista / Piratininga Arquitetos Associados

Apartamento no Jardim Paulista / Piratininga Arquitetos Associados
Apartamento no Jardim Paulista / Piratininga Arquitetos Associados, © Bebete Viégas
© Bebete Viégas

© Bebete Viégas

Com a fachada de 15 metros voltada para o arvoredo do bairro do Jardim Europa e para o por do Sol, a reforma teve como primeira ação, integrar os três ambientes originais – sala e dois dormitórios -, considerando a necessidade do proprietário de ter apenas um quarto. Unificada pela demolição das paredes, a sala ficou iluminada por três janelas, que por sua vez, foram emolduradas por estantes de aço especialmente projetadas. Assim, a fachada mais vulnerável ao ruído externo se reforçou como barreira acústica com um volume de livros e ofereceu a possibilidade de organizar 3 ambientes de convivência.

Corte

As outras intervenções foram decorrências desta. A cozinha e a sala de jantar foram reorganizadas na área antes ocupada pela própria cozinha, área de serviço e dormitório de empregada.  Desta forma, o conjunto de salas abriu-se também para Leste para criar mais uma fonte de luz e ventilação naturais, por meio da fachada original de cobogós.

Planta

O fato de intervir em um edifício construído há 50 anos exigiu flexibilidade do estudo de projeto considerando a inexistência de documentos relativos à construção. A demolição foi conduzida como um processo de prospecção da estrutura original. A instrução de projeto foi evidenciar os elementos de concreto (vigas e pilar) presentes na sala expondo o material.

© Bebete Viégas

Outras instruções de projeto foram: a completa substituição das redes de instalações elétricas e hidráulicas; as esquadrias de madeira foram trocadas por peças de alumínio com vidros laminados mantendo o padrão de funcionamento e cor das fachadas.

© Bebete Viégas

O critério para revestimento das superfícies foi adotar materiais de simples execução e econômicos. Os revestimentos de piso originais foram removidos e substituídos por cimentado, exceto no banheiro que foi revestido com pastilhas de vidro. As paredes foram pintadas com látex branco, com a neutralidade necessária para receber a coleção de obras de arte do proprietário; o teto, mantida a laje, foi pintado de branco e atua como plano refletor da iluminação  indireta instalada.

© Bebete Viégas

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Piratininga Arquitetos Associados
  • Ano: 2004
  • Área construída: 106 m²
  • Endereço: Jardim Paulista São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Jardim Paulista, São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Projeto de Arquitetura: Renata Semin
  2. Equipe de desenvolvimento: Joana Maia Rosa
  3. Construção: FG Instal

Cita: Jorge Alves. "Apartamento no Jardim Paulista / Piratininga Arquitetos Associados" 15 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/48714/apartamento-no-jardim-paulista-piratininga-arquitetos-associados>
Ler comentários

0 Comentários

···

Comentários estão fechados

Ler comentários