-
Arquitetos de interiores: HASSELL
- Área: 510 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Earl Carter
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Point King está situada na península de Mornington, em Victoria, Austrália. O local caracteriza-se por sua localização íngreme e a orientação para o norte. Toda a casa está aproximadamente dois metros sob o nível do solo, o que limita o volume visual do edifício, visto desde outras partes de Point King e a península de Mornington. É uma estratégia que condiz com a escala do edifício e o vincula ao lugar.
A casa foi projetada como uma caixa de madeira em ripas sobreposta numa base de calcário. Localizado na parte posterior de um bloco inclinado, o térreo ancora a casa, permitindo que o pavimento superior "flutue", sugerindo leveza.
A fachada de madeira se desvanece numa cor cinza, imitando as árvores Moonah. A base de calcário faz referência às estufas de calcário tombados como patrimônio na região.
Projetada para unir família e amigos num cenário de praia e permitir que os proprietários possam descansar e relaxar em privacidade, a abordagem do planejamento dividiu a casa em três zonas: compartilhada, privada e de estar.
As três zonas estão em torno de um espaço de entrada central que imita um pátio, por vezes visto em uma vila europeia. Isso proporcionou a abordagem de planejamento central adotada pela equipe de projeto.
Os espaços generosamente escalados promovem o fluxo de ventilação e luz, leves e naturais com facilidade. Os interiores refletem a arquitetura da casa, o uso da pedra de calcário escavada no local e ripas de madeira reciclada. A paleta se solidariza com o clima local e o desejo do cliente em conectar a terra com a casa, tanto física como metaforicamente. Elementos decorativos oferecem um nível de intimidade apropriada para o âmbito doméstico.