-
Arquitetos: Wilmotte & Associés Sa
- Área: 54000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Miläne Servelle, Serge Demailly
-
Fabricantes: Forum Seating, Serge Ferrari, Squadrat
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em dezembro de 2009, a cidade de Nice lançou um concurso internacional para a construção de uma novo estádio com capacidade para 35.000 lugares para sediar grandes competições internacionais. O estádio ficaria próximo ao centro de Eco Valley, em Plaine du Var, nomeado "Operação de Interesse Nacional" (OIN), em março de 2008, e seria o primeiro projeto emblemático do novo distrito.
O programa do concurso - produto de uma parceira público-privada - incluía três projetos a serem construídos em uma zona sísmica, cada qual com uma data de conclusão diferente.
• um estádio com 35 mil lugares, instalações multi-uso (esportes e shows), aprovado pela UEFA, bem integrado com seu entorno urbano, e em consonância com os princípios de desenvolvimento sustentável.
• o Musée National du Sport (Museu Nacional do Esporte).
• um plano de desenvolvimento imobiliário (PIA), incluindo 29 mil m² de espaço comercial projetado para insuflar vida à área.
A equipe Wilmotte & Associés SA / VINCI Concessions apresentou sua proposta em 10 de setembro de 2010, e a cidade de Nice lhes concedeu a comissão em outubro. Em fevereiro de 2011, o contrato de parceria foi assinado com a Nice Eco Stadium Company (subsidiária da VINCI Concessions), a Caisse des Dépôts et Consignations, e SEIEF (South Europe Infrastructure Equity Finance), e um investidor institucional. O Nice Eco Stadium foi responsável pelo projeto, financiamento e construção do estádio, e será responsável pelas operações e manutenção por 30 anos.
Projetos Relacionados ao Estádio
Plano de Desenvolvimento Imobiliário
A intervenção incluía um plano de desenvolvimento baseado no comércio, lazer e serviços alimentícios. Este plano foi concebido para funcionar em simbiose com o estádio criando um complexo coerente e capaz de gerar sinergia, uso e energia para a cidade. O plano prevê mais de 29 mil m² de espaços comerciais e relacionados ao lazer em uma porção do estádio. No lado leste haverá um calçadão com acesso direto à futura estação de tram que se abrirá ao futuro Eco Quarter.
O comércio está principalmente localizado no nível da rua no percurso até o estádio. Haverá um pavimento dedicado às lojas-ancora.
O Eco Quarter
O Plaine du Vaar Eco Quarter, ao lado do estádio, - abrange mais de 10,6 hectares, 44% deste é designado ao uso residencial. Este novo bairro é inserido na paisagem de Plaine du Var. Originário dos Alpes e fluindo para o Mediterrâneo, o Rio Var serpenteia o fundo do vale. O plano urbano é uma reminiscência da sinuosidade do rio de norte a sul através do vale. O que é complementado por uma faixa de vegetação que vai de leste a oeste. Um anel em torno do parque central cria uma ondulação nesta faixa verde, oferecendo uma lufada de ar fresco aos escritórios e residências que se integrarão perfeitamente a estes espaços verdes durante os próximos anos.
O Musée National du Sport
O Musée National du Sport é um lugar para discutir, compartilhar e promover o patrimônio desportivo da França. É uma das maiores coleções de materiais relacionados ao esporte no mundo, com mais de 100 mil artefatos e documentos, o mais antigo datando do século XVI.
Localizado na base do Allianz Riviera, abaixo do percurso, o Musée National du Sport abrirá em 2014.