i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estruturas E Instalações
  4. Hungria
  5. CODA Design Consulting
  6. 2013
  7. BigO / CODA

BigO / CODA

  • 17:00 - 12 Outubro, 2013
  • Traduzido por Maria Julia Martins
BigO / CODA
BigO / CODA, © Somoskoi Gabor
© Somoskoi Gabor

© Somoskoi Gabor © Donat Kekesi © Enrique Soriano © Donat Kekesi +14

© Donat Kekesi
© Donat Kekesi

Do arquiteto. CODA (Computational Design Affairs) é um grupo da de pesquisa da UPC (Universidade Politécnica da Catalunha). Sua pesquisa é focada na criação e otimização de estruturas leves através do desenho computacional. Seu objetivo final é reduzir o impacto ecológico das construções através da eficiência tecnológica. Por outro lado, acreditamos que o desenvolvimento tecnológico deve ser democrático, e as soluções, universalmente acessíveis. Sua pesquisa recente centra-se na exploração da deformação elástica de estruturas de madeira, ou seja, geometricamente domar a deformabilidade elástica da madeira para conformar diretamente estruturas, de forma fácil e eficiente.

© Donat Kekesi
© Donat Kekesi

Os membros Enrique Soriano e Pep Tornabell foram convidados a participar do festival HelloWood realizado anualmente na Hungria e que reúne jovens designers e arquitetos em torno da construção de madeira. Durante uma semana, e com a ajuda de 8 alunos, avançaram em suas pesquisas através da realização do projeto BigO, uma concha de madeira toroidal. O objetivo era construir uma estrutura muito rígida com elementos simples, e a estratégia vai fazendo uma fina concha curva dupla a partir de ripas finas, em linha reta e plana. Uma maneira simples de construir uma superfície com ripas planas é fazer com que seja efetuada em um conjunto de geodésicas.

© Somoskoi Gabor
© Somoskoi Gabor

Buscou-se a geodésica com curvatura ideal, rodado em ambas as direções, criando duas hastes de curvas conjugadas. Sendo um workshop de verão, soluções construtivas simples eram procuradas. Esta restrição forçou uma solução pragmática: a estrutura foi realizada utilizando 100 peças idênticas de 10,5 metros que foram fabricadas em uma mesa ao lado da montagem, ao mesmo tempo. As ripas possuem cerca de 4 metros, com uma seção de 1 x 10 cm. A fabricação digital pura não é feito por robôs, mas por estudantes entusiasmados com muita precisão. 

© Donat Kekesi
© Donat Kekesi

A experiência produziu duas conclusões. A primeira é que a combinação de curvatura anticlástica e sinclástica da superfície produzia uma curvatura nas geodésicas que induziam nas tiras, em que não se esperava que recebessem alguma carga, muita flexão e grandes forças devido à torção que deixaram o conjunto surpreendentemente rígido, apesar de enfraquecer localmente o elemento. Assim, o objetivo foi alcançado com sucesso de manter um perfil de baixa tecnologia para um resultado altamente eficiente. A segunda é que definitivamente não teria sido capaz de chegar a um resultado semelhante sem o bom ambiente de trabalho em todo o festival. A experiência de pesquisa, intercâmbio e aprender a implementar soluções construtivas com outros grupos foi altamente gratificante.

Modelo
Modelo
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "BigO / CODA" [BigO / CODA] 12 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/146252/bigo-slash-coda>