Fidalga 727 / Triptyque

Arquitetos

Localização

R. Fidalga, 727 - Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil

Arquitetos Responsáveis

Greg Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli

Arquiteto Chefe de Projeto

Bruno Simões

Área

2778.0 sqm

Ano do Projeto

2010

Fotografias

Estrutura

Esteng Estrutural Engenharia

Luminotécnica

Companhia de Iluminação

Cliente

Idea Zarvos / Movimento Um

Construção

CPA Engenharia & Construções

Hidráulica e Elétrica

Gera serviços de engenharia

Serralheria

Irmãos Farias
Mais informaçõesMenos informações

Do arquiteto. A paisagem urbana de São Paulo é fortemente influenciada por dois personagens principais que coexistem independente e simultaneamente. De um lado, as construções verticais – a maioria delas fiel aos modelos modernistas/racionalistas – evoluem aleatoriamente com as diretrizes inconstantes do planejamento urbano. Do outro lado, a ocupação história e/ou informal de dois ou três andares dos espaços residuais entre essas construções.

O conjunto é caracterizado por uma escala espetacular, resultando em uma paisagem urbana desordenada e descontínua. Localizado num bairro de classe média que está passando por constantes transformações, o projeto – uma torre de habitação padrão – é precisamente colocada neste contexto e está situado nas margens de uma dessas rupturas permanentes, revelando um horizonte dividido e panorâmico.

Esta proposta é alimentada pela complexidade formal e textual do local em vez de uma reformulação do modelo de residência tradicional paulistano. A fragmentação do corpo do edifício é feita em três partes para uma melhor integração da área de lazer e das circulações verticais e horizontais, e uma pequena praça na área frontal é devolvida ao espaço urbano.

As unidades habitacionais são empilhadas de acordo com uma variação não-linear e não-modular de tipologias e janelas, dando ao edifício a sua aparência, marcado pela utilização de materiais simples e urbanos (predominantemente asfalto negro).

O design dos apartamento segue os seguintes princípios:
- Accesso individual pelo portão externo.
- Um apartamento por andar enfatizando a visão / ventilação de 300 graus
- Um elemento arquitetônico fora do comum por apartamento. (terraço, cobertura duplex com jardim).

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Fidalga 727 / Triptyque" [Fidalga 727 / Triptyque] 10 Dez 2011. ArchDaily Brasil. (Trad. Sambiasi, Soledad) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/13719/fidalga-727-triptyque>
View extended article »