i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Estados Unidos
  5. Frank Lloyd Wright
  6. 1959
  7. Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright

Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright

Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright
Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright

© Flickr User: godutchbaby Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright © Flickr User: godutchbaby Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright +20

Do arquiteto. O concreto ciclópico articula-se com a madeira. O primeiro define as paredes portantes do edifício. A segunda, os elementos de cobertura, esquadria e mobiliário.

© Flickr User: godutchbaby
© Flickr User: godutchbaby

A madeira aparece no primeiro plano achada de entrada como um rasgo horizontal. O acesso é protegido por uma leve marquise. No pavimento superior, uma série de aberturas percorre toda a extensão da fachada. Um plano de madeira que conforma uma pequena varanda coberta. 

Outro edifício conecta-se ao principal. Um plano horizontal branco, marcado por quadros de madeira. A cobertura também é de estrutura de madeira. Ao lado, deslocado do primeiro plano, o concreto ciclópico configura um plano mais extenso. Quadros de madeira cortam perpendicularmente este plano, articulando-se com a faixa de vidro que percorre horizontalmente toda a extensão do plano.

Implantação
Implantação

Na fachada adjacente, o volume de concreto é fechado com um plano de vidro. Acima, um elemento de controle solar traz um padrão quadriculado para a fachada.

© Flickr User: godutchbaby
© Flickr User: godutchbaby

Internamente, o concreto ciclópico continua aparente em articulação com os vigamentos de madeira da estrutura da casa e da cobertura. O revestimento claro do teto é mais uma materialidade que compõe o espaço interno.

No espaço comum, no pavimento superior, a inclinação do telhado configura o pé-direito. A estrutura da cobertura fica exposta e conforma também as aberturas ao encontrar-se com as paredes e pilares. Nos dormitórios, o concreto ciclópico e a estrutura de madeira criam o espaço. O mobiliário também de madeira organiza o ambiente.

No térreo, uma sala comum recebe grande panos de vidro, além de uma abertura zenital. As inclinações do telhado criam pequenas aberturas de luz. O jogo de inclinações do telhado e planos de cobertura criam aberturas horizontais nos diferentes espaços interiores. Ora largos, ora estreitos, estes rasgos garantem a entrada de luz.

Em 1982, Taliesin West foi designado como um marco nacional e em 2008 foi indicado para tornar-se Património Mundial. Hoje, Taliesin West continua a ser a casa do Taliesin Fellowship, bem como o principal campus da Frank Lloyd Wright School of Architecture, onde se pode experimentar a presença e a continuação do discurso arquitetônico de Wright na casa e no trabalho dos estudantes.









Cita: Kroll, Andrew. "Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright" [AD Classics: Taliesin West / Frank Lloyd Wright] 30 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Holanda, Marina) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/123635/classicos-da-arquitetura-taliesin-oeste-slash-frank-lloyd-wright>
Ler comentários