Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Xia Zhi

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

MaoHaus / AntiStatics Architecture

Vista Externa MaoHaus. Imagem © Xia Zhi
Vista Externa MaoHaus. Imagem © Xia Zhi

Vista Noturna MaoHaus. Imagem © Xia Zhi Vista Externa MaoHaus. Imagem © Xia Zhi Detalhe MaoHaus. Imagem © Xia Zhi Terreno MaoHaus. Imagem © Xia Zhi + 52

Pequim, China

Como as cores influenciam a Arquitetura

Assim como as cores de uma pintura ou de uma fotografia abstrata podem despertar um certo humor, as cores de um edifício ou sala podem influenciar profundamente a sensação das pessoas que o usam. Fisiologicamente, diversos estudos mostraram que a luz azul retarda a produção de melatonina, mantendo as pessoas mais alertas ou acordadas mesmo à noite. Psicologicamente, as pessoas associam determinadas cores a sentimentos por conta de símbolos culturais e experiências vividas - por exemplo, elas podem perceber a cor vermelha como ameaçadora ou assustadora por causa de sua conexão com o sangue.

No geral, a maneira como uma sala é pintada pode ter efeitos complexos sobre como seus usuários se sentem, ao mesmo tempo que uma fachada pode ser percebida de maneiras dramaticamente diferentes, dependendo de como são suas cores. Abaixo, resumimos as associações emocionais de todas as cores, avaliando seus efeitos diferentes à medida que cada uma é usada no espaço arquitetônico.

Design Wing / Coordination Asia. Image © Coordination Asia Hotel Encanto Acapulco / Miguel Angel Aragonés. Image © MAA Family Box Qingdao / Crossboundaries. Image © Xia Zhi Le Soufflet / NatureHumaine. Image © Adrien Williams + 52

O que vem causando a onda de remodelações na China?

A China parece estar no auge de uma febre de reformas e remodelações. Não apenas as ruelas (hutongs) nos centros históricos, mas também as fábricas abandonadas estão se tornando novos pólos tecnológicos ou culturais, e mesmo os edifícios com risco de colapso estão sendo reformados para prolongar sua vida útil. Por que isso está acontecendo? Quem está investindo? Como isso pode acontecer em um país onde você não pode comprar propriedades?

Nesta edição do Editor's Talk, nossas editoras do ArchDaily China compartilham o que pensam sobre essa febre de remodelações nas grandes cidades daquele país, que há anos passa por um acelerado processo de desenvolvimento.

Auditório das Artes Hongkun / penda

© Xia Zhi © Xia Zhi © Xia Zhi © Xia Zhi + 43

  • Arquitetos: penda
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 270.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos

© DuoCai Photograph
© DuoCai Photograph

© Gianluca Stefani © Thomas Zaar © Tomasz Zakrzewski © Sebastien Michelini + 112

A chave para projetar ou recuperar com sucesso os espaços públicos de uma cidade é criar estratégias que favoreçam seu uso e os capacitem como ponto de encontro. Independentemente da escala, entre alguns dos aspectos mais importantes estão: o desenho informado pelas necessidades das pessoas; a consideração da escala humana; e uma mistura de usos que permita multifuncionalidade e flexibilidade e proporcione conforto e segurança. 

Para lhe inspirar a projetar lugares de encontro e lazer, de praças a parques, de mirantes a playgrounds infantis, reunimos a seguir 100 espaços públicos de todas as escalas. 

Playground Interno (e Auditório) da Escola Secundária Yueyang County No.3 a / SUP Atelier

Vista Área. Imagem © Xia Zhi Vista Leste. Imagem © Xia Zhi Praça Noroeste. Imagem © Xia Zhi Escadas que conectam o playground e campus. Imagem © Xia Zhi + 54

Yueyang, China
  • Arquitetos: SUP Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 1368.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017

Escola Primária Wujiachang / Atelier Fronti

© Hao Chen © Hao Chen © Xia Zhi © Xia Zhi + 39

Haidian Qu, China
  • Arquitetos: Atelier Fronti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 2300.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016

18 Fachadas permeáveis impressionantes

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

© Nguyen Thai Thach © Koji Fuji / Nacasa & Partners Inc © Pedro Nuno Pacheco © Gonzalo Viramonte + 20

Recentemente, temos visto muitos projetos que fazem uso de fachadas permeáveis, incluindo alguns vencedores do Building of the Year Award, a ponto de se poder considerar esse elemento arquitetônico uma espécie de tendência ou "moda" na produção contemporânea.

Melhorias na iluminação e ventilação naturais e maior permeabilidade visual são algumas das vantagens proporcionadas por esse tipo de fachada. A seguir, compilamos 15 fotografias que mostram exemplos desse elemento, feitas por proeminentes fotógrafos, como Andrés Valbuena, Pedro Nuno Pacheco e Koji Fuji Nacasa & Partners Inc.

Hotel XinXian Inn / penda

© Xia Zhi
© Xia Zhi

© Xia Zhi © Xia Zhi © Xia Zhi © Xia Zhi + 30

  • Arquitetos de interiores: Penda
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 1000.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017

Reforma da Casa do Capitão / Vector Architects

© Howard Chan © Howard Chan © Howard Chan © Howard Chan + 55

Fuzhou, China
  • Arquitetos: Vector Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 470.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017

Fotos da Semana: estruturas de aço aparente

A alta resistência mecânica, as reduzidas dimensões e a facilidade de transporte e montagem são algumas de maiores vantagens do uso do aço na construção civil. Embora estas estruturas sejam geralmente revestidas, trabalhar com o aço aparente pode gerar resultados interessantes. O aço não apenas possibilita a leveza do desenho, como também pode trazer diferentes cores e texturas, dependendo do tratamento do material. A seguir, apresentamos uma seleção de 14 fotos de fotógrafos renomados como Adrien Williams, Imagen Subliminal e Sergio Pirrone. 

© Pete Eckert © Sergio Pirrone © Agustín Garza © Paul Crosby + 15

Fotos da Semana: a beleza do concreto

A possibilidade de modelar e criar formas complexas, assim como a diversidade de acabamentos e texturas, fazem do concreto um dos materiais favoritos dos arquitetos. Por este motivo, esta semana selecionamos 20 fotografias que impressionam pelo modo como retratam a beleza e expressividade deste material. A seguir, veja as imagens que escolhemos de fotógrafos como Brigida González, Bruno Candiotto, Élena Marini Silvestri e Raphael Olivier. 

© Laurian Ghinitoiu © Élena Marini Silvestri © Ivan Brodey © Fernando Stankuns + 21

Dez jovens talentos da arquitetura chinesa

2016 foi um ano importante para a arquitetura chinesa. Da conclusão da Ópera de Harbin de MAD Architects ao Aga Khan Awards que reconheceu Zhang Ke de Standard Architecture por seu projeto para o Centro de Arte e Biblioteca das Crianças Hutong, em Pequim. Parece que a percepção geral da arquitetura chinesa finalmente mudou para além do grande, do estranho e do feio.

Desde que começamos a expandir nossa plataforma para a China, a equipe do ArchDaily China pode descobrir as ricas camadas além das estrelas chinesas em ascensão. Como parte do processo de urbanização do país, publicamos ano passado alguns projetos de grande escala projetados por instituições de Design e Pesquisa da China (em grande parte desconhecidas), como estações de trem e centros culturais.

Além disso, também apresentamos vários escritórios menores, menos conhecidos e mais jovens, que se concentram em trabalhos experimentais de pequena escala, que gostaríamos de apresentar aqui. Escolhemos nossos dez favoritos:

Escola Primária Tiantai No.2. Imagem © Yu Xu Youth Hotel de iD Town. Imagem © Chaos.Z Casa de Chá Hutong. Imagem © Wang Ning Chi She. Imagem © Su Shengliang + 25

Revitalização Entrada M Woods / Vector Architects

© Xia Zhi © Xia Zhi © Xia Zhi © Xia Zhi + 27

Pequim, China

Casa Shunyi / reMIX Studio

Cortesia de reMIX Studio © Xia Zhi © Xia Zhi © Xia Zhi + 33

Pequim, China
  • Arquitetos: reMIX Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 120.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014

Sede do clube Lanshi Xidi / WANG, CAI & ASSOCIATES

© Xia Zhi © Xia Zhi © Xia Zhi © Xia Zhi + 69

Jingyuan No.22 / C+ Architects

© Xia Zhi © Xia Zhi © Xia Zhi © Xia Zhi + 28

Pequim, China
  • Arquitetos: C+ Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 600.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

Museu Spring Art / Praxis d'Architecture

  • Arquitetos: Praxis d'Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 4700.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

© Xia Zhi © Jin Fengzhe © Xia Zhi Cortesia de Praxis d'Architecture + 42