O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

USINA CTAH

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Projeto USINA 25: lançamento do documentário e do livro

16:00 - 20 Maio, 2016
Projeto USINA 25: lançamento do documentário e do livro

No dia 31 de maio, a USINA CTAH lançará o livro "Usina: entre o projeto e o canteiro" (Edições Aurora, 380 páginas) e o documentário "Arquitetura como prática política". As duas iniciativas contaram com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP).

"Trabalhador coletivo" e autonomia / Sérgio Ferro

12:00 - 13 Maio, 2016
"Trabalhador coletivo" e autonomia / Sérgio Ferro, Canteiro do Mutirão União da Juta (São Paulo - SP). Image © Acervo Usina CTAH
Canteiro do Mutirão União da Juta (São Paulo - SP). Image © Acervo Usina CTAH

Este texto integra o livro Usina: entre o projeto e o canteiro (Edições Aurora, 380 páginas), uma antologia a respeito dos 25 anos da assessoria técnica paulistana Usina CTAH, grupo de arquitetos e cientistas sociais que trabalha junto a movimentos populares produzindo habitação de interesse social por meio de processos autogestionários. O livro, organizado pelos pesquisadores Ícaro Vilaça e Paula Constante, vai ser lançado no dia de 31 de maio, às 19h, na Casa do Povo (Rua Três Rios, 252, Bom Retiro).

FNA divulga vencedores do 10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

12:00 - 12 Novembro, 2015
FNA divulga vencedores do 10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, Mutirão Paulo Freire (Cidade Tiradentes, São Paulo - SP). Image via USINA-CTAH
Mutirão Paulo Freire (Cidade Tiradentes, São Paulo - SP). Image via USINA-CTAH

Após a avaliação dos nomes indicados ao 10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) decidiu reconhecer seis profissionais que tiveram atuação de destaque em 2015 em quatro categorias. Os arquitetos e urbanistas reconhecidos atuam nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também em Brasília.

A cerimônia de entrega do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano – 2015 será no dia 26 de novembro, a partir das 9h, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A solenidade será logo após a abertura do 39º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que ocorre até o dia 28 no auditório do Bahamas Apart Hotel.

Entre os vencedores, o destaque está na premiação da USINA-CTAH, que recebeu uma homenagem espacial da FNA. Conheça, a seguir, os vencedores em cada categoria:

USINA lança campanha de financiamento coletivo para produzir o documentário "Arquitetura como Prática Política"

18:00 - 3 Outubro, 2015

Encerra no dia 10 de outubro a campanha de financiamento coletivo para a produção do documentário "Arquitetura como Prática Política", que terá como fio condutor a trajetória de 25 anos de atuação da USINA junto aos movimentos populares em seus processos de luta.

A campanha já conta com mais de 300 apoios e se aproxima da quantia necessária para concluir a produção do filme, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2016. Os interessados em contribuir tem ainda 9 dias para fazer doações pelo site www.catarse.me/usina25 .

Encontros USINA 25: Três gerações de técnicos da USINA engajados nas lutas pela reforma urbana e agrária

10:00 - 29 Agosto, 2015
Encontros USINA 25: Três gerações de técnicos da USINA engajados nas lutas pela reforma urbana e agrária, Cortesia de USINA CTAH
Cortesia de USINA CTAH

Realizado em parceria com o GFAU, o sexto encontro do Projeto USINA 25 será dedicado a pensar no percurso desde sua fundação na década de 90 até hoje. Neste encontro a trajetória da USINA será colocada em perspectiva por integrantes de cada uma três gerações de técnicos de fizeram parte da assessoria.

Encontros USINA 25: Arquitetura como prática política

18:00 - 15 Agosto, 2015
Encontros USINA 25: Arquitetura como prática política, Cortesia de USINA CTAH
Cortesia de USINA CTAH

Realizado em parceira com a Casa do Povo, o quinto encontro do Projeto USINA 25 se propõe a pensar a dimensão política da atuação de arquitetos e urbanistas.

Projeto USINA 25 lança campanha de financiamento coletivo

18:00 - 13 Agosto, 2015
Projeto USINA 25 lança campanha de financiamento coletivo, Cortesia de USINA CTAH
Cortesia de USINA CTAH

Acaba de ser lançada a campanha de financiamento colaborativo do Documentário "Arquitetura como prática política", um dos desdobramentos do Projeto USINA 25, que compreende uma série de ações dedicadas à preservação e ativação da memória dos principais processos desenvolvidos pela assessoria técnica nos últimos 25 anos.

Encontros USINA 25: Evento na Matilha Cultural discute o filme Capacetes Coloridos

18:00 - 4 Agosto, 2015
Encontros USINA 25: Evento na Matilha Cultural discute o filme Capacetes Coloridos, Cortesia de USINA CTAH
Cortesia de USINA CTAH

O terceiro encontro do Projeto USINA 25 será dedicado à exibição e debate do filme Capacetes Coloridos (2007). Ao traçar um paralelo entre o canteiro de obras da ampliação do campus da USP Leste e o canteiro do mutirão autogerido da Associação Paulo Freire (ligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 de São Paulo), o documentário traz à tona uma série de questões sobre o fazer arquitetônico na periferia do sistema capitalista.

Encontros USINA 25: O papel das mulheres na luta pela moradia

18:00 - 24 Julho, 2015
Encontros USINA 25: O papel das mulheres na luta pela moradia, Cortesia de USINA CTAH
Cortesia de USINA CTAH

O segundo encontro do Projeto USINA 25 será dedicado a pensar o papel das mulheres nos processos de luta pela moradia – seja enquanto técnicas, militantes ou mutirantes. Participam da conversa, que será realizado na sede do bloco Ilú Obá De Min, as arquitetas Joana Barros e Heloísa Rezende e a militante do movimento de moradia Rose Queiroz. O encontro será mediado pela jornalista Sabrina Duran.

Encontros USINA 25: Cooperativismo uruguaio em debate no Instituto Pólis

12:00 - 15 Julho, 2015
Encontros USINA 25: Cooperativismo uruguaio em debate no Instituto Pólis, Cortesia de USINA CTAH
Cortesia de USINA CTAH

No dia 22 de julho (quarta-feira) tem início o ciclo de encontros do Projeto USINA 25 - Arquitetura como prática política. Neste primeiro encontro, realizado em parceria com o Instituto Pólis, os arquitetos José Baravelli e Mário Braga apresentarão um panorama a respeito do cooperativismo habitacional uruguaio e dos primeiros mutirões autogeridos no Brasil. A conversa será mediada pela militante do movimento de moradia Evaniza Rodrigues.

USINA 25 anos - Mutirões Tânia Maria e Cinco de Dezembro

18:00 - 18 Junho, 2015
USINA 25 anos - Mutirões Tânia Maria e Cinco de Dezembro, Processo participativo de projeto junto às famílias. Image © USINA CTAH
Processo participativo de projeto junto às famílias. Image © USINA CTAH

Este texto, escrito por Flávio Higuchi, Kaya Lazarini e Sandro Barbosa, encerra uma série de artigos a respeito das principais experiências desenvolvidas pela assessoria técnica USINA CTAH, que completou 25 anos no dia 06 de junho de 2015. Em comemoração, estamos publicando uma série de artigos que contam, a partir da perspectiva de alguns projetos selecionados, a história do grupo.

Os Mutirões Tânia Maria e Cinco de Dezembro, localizados no Município de Suzano (Região Metropolitana de São Paulo), nasceram da relação construída entre lideranças da União dos Movimentos de Moradia (UMM) e do Grupo de Moradia do Jardim Natal – que por sua vez se uniu à Associação de Moradores do Jardim Míriam – e juntos mobilizaram 150 famílias de trabalhadores, que se organizaram para lutar por habitação digna e definitiva.

USINA 25 anos - Reassentamento da Comunidade do Piquiá de Baixo

18:00 - 10 Junho, 2015
USINA 25 anos - Reassentamento da   Comunidade do Piquiá de Baixo, Processo de projeto junto aos moradores: estudo das unidades habitacionais. Image © USINA CTAH
Processo de projeto junto aos moradores: estudo das unidades habitacionais. Image © USINA CTAH

Este texto, escrito por Ícaro Vilaça, Kaya Lazarini e Paula Constante, integra uma série de artigos a respeito das principais experiências desenvolvidas pela assessoria técnica USINA CTAH, que completou 25 anos no dia 06 de junho de 2015. Em comemoração, estamos publicando uma série de artigos que contam, a partir da perspectiva de alguns projetos selecionados, a história do grupo.

O contraste é enorme. De um lado, a indústria de ferro gusa ligada ao projeto desenvolvimentista nacional e à inserção brasileira no mercado internacional de commodities. De outro, a comunidade e sua dinâmica local.

USINA 25 anos - Comuna Urbana D. Hélder Câmara

10:00 - 7 Junho, 2015
USINA 25 anos - Comuna Urbana D. Hélder Câmara, Comuna Urbana D. Hélder Câmara em construção. Image © USINA CTAH
Comuna Urbana D. Hélder Câmara em construção. Image © USINA CTAH

Este texto, escrito por Isadora Guerreiro, integra uma série de artigos a respeito das principais experiências desenvolvidas pela assessoria técnica USINA CTAH, que completa 25 anos hoje, 06 de junho de 2015. Em comemoração, estamos publicando uma série de artigos que contam, a partir da perspectiva de alguns projetos selecionados, a história do grupo.

A Comuna Urbana Dom Hélder Câmara se insere na discussão da Regional Grande São Paulo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) sobre o conceito de Comunas da Terra, experimentado no Assentamento Dom Tomás Balduíno, onde se discutiu uma nova forma de ocupação do espaço, com propriedade coletiva e produção cooperada.

USINA 25 anos - Mutirão Paulo Freire

10:00 - 5 Junho, 2015
USINA 25 anos - Mutirão Paulo Freire, Montagem da estrutura metálica. Image Cortesia de USINA CTAH
Montagem da estrutura metálica. Image Cortesia de USINA CTAH

Este texto, escrito por Danilo Eric, integra uma série de artigos a respeito das principais experiências desenvolvidas pela assessoria técnica USINA CTAH, que completa 25 anos em 06 de junho de 2015. Publicaremos até a data dois artigos semanais que contarão, a partir da perspectiva de alguns projetos selecionados, a história do grupo.

"Quando eu entrei aqui, era só um terreno. A gente fez tudo, desde a fundação, os prédios foram levantando, hoje eu olho e acho isso tudo muito bonito." Maria das Dores (Dora) – Mutirante

USINA 25 anos - Cidade da Reforma Agrária

18:00 - 28 Maio, 2015
USINA 25 anos - Cidade da Reforma Agrária, Assentamento Ireno Alves dos Santos. Image © USINA CTAH
Assentamento Ireno Alves dos Santos. Image © USINA CTAH

Este texto, escrito por José Thiesen e Maiári Iasi, integra uma série de artigos a respeito das principais experiências desenvolvidas pela assessoria técnica USINA CTAH, que completa 25 anos em junho de 2015. Publicaremos até a data dois artigos semanais que contarão, a partir da perspectiva de alguns projetos selecionados, a história do grupo.

No dia 17 de abril de 1996, aproximadamente 3 mil famílias sem terra ocuparam um enorme latifúndio no interior do Paraná. O episódio ficou conhecido mundialmente através das lentes do fotógrafo Sebastião Salgado – que retratou, no ensaio “Terra”, a massa de trabalhadores atravessando a porteira da propriedade com suas foices e bandeiras empunhadas para o alto. Com a luta dessas famílias, 27 dos 100 mil hectares do latifúndio se transformaram em assentamento da Reforma Agrária, tornando-se aptos a abrigar 1,5 mil famílias de agricultoras e agricultores.

USINA 25 anos - Mutirão União da Juta

12:30 - 25 Maio, 2015
USINA 25 anos - Mutirão União da Juta, Vista de um dos blocos do Mutirão União da Juta. Image © Nelson Kon
Vista de um dos blocos do Mutirão União da Juta. Image © Nelson Kon

Este texto, escrito por Ícaro Vilaça e Paula Constante, integra uma série de artigos a respeito das principais experiências desenvolvidas pela assessoria técnica USINA CTAH, que completa 25 anos em junho de 2015. Publicaremos até a data dois artigos semanais que contarão, a partir da perspectiva de alguns projetos selecionados, a história do grupo.

Em 1992, a USINA foi convidada pelo Movimento Sem Terra Leste 1 (MST Leste 1) a acompanhar um novo grupo de famílias que haviam conquistado da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado de São Paulo (CDHU) a doação de uma gleba terras ao lado do Mutirão 26 de Julho – primeira experiência da USINA com o movimento – e o financiamento para a construção, por mutirão e com autogestão, de um conjunto com 160 unidades habitacionais e um centro comunitário.

USINA 25 anos - COPROMO

16:00 - 19 Maio, 2015
USINA 25 anos - COPROMO, Obras do COPROMO em andamento. Image © USINA CTAH
Obras do COPROMO em andamento. Image © USINA CTAH

Este texto, escrito por Ícaro Vilaça e Paula Constante, integra uma série de artigos a respeito das principais experiências desenvolvidas pela assessoria técnica USINA CTAH, que completa 25 anos no dia 06 de junho de 2015. Publicaremos até a data dois artigos semanais que contarão, a partir da perspectiva de alguns projetos selecionados, a história do grupo.

Quando, no início de 1990, a partir de um projeto elaborado pela USINA, a Associação Terra é Nossa iniciou as obras de suas 520 casas em Osasco (SP), a notícia rapidamente correu a cidade. As lideranças do Terra é Nossa perceberam a enorme carência de moradia na região e resolveram promover um cadastramento de famílias para a constituição de um novo grupo de sem-teto. Por um barracão instalado no meio do canteiro do Terra é Nossa passaram, só na primeira semana, cerca de 10 mil famílias.

USINA 25 anos - Mutirão 26 de Julho

10:00 - 14 Maio, 2015
USINA 25 anos - Mutirão 26 de Julho , Vista do Mutirão 26 de Julho . Image © USINA CTAH
Vista do Mutirão 26 de Julho . Image © USINA CTAH

Este texto, escrito por Ícaro Vilaça e Paula Constante, integra uma série de artigos a respeito das principais experiências desenvolvidas pela assessoria técnica USINA CTAH, que completa 25 anos no dia 06 de junho de 2015. Publicaremos até a data dois artigos semanais que contarão, a partir da perspectiva de alguns projetos selecionados, a história do grupo.