Takumi Ota Photography

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Em foco: Kengo Kuma

Kengo Kuma (nascido em 8 de agosto de 1954) é um dos arquitetos japoneses de maior expressividade atualmente. Suas reinterpretações de elementos tradicionais da arquitetura japonesa envolvem inovações no uso de materiais naturais e novas formas de pensar a relação da luz com o espaço. Seus edifícios não buscam se dissolver na paisagem, como fazem algumas obras japonesas atuais, em vez disso, sua arquitetura busca manipular elementos tradicionais, criando obras de discurso claro que apresentam relação com seus entornos. Estas misturas de elementos tradicionais e high-tech se provaram bem sucedidos em todo o Japão e outras partes do globo, e a obra recente do arquiteto tem extravasado os limites da terra do sol nascente e invadido a China e outros países ocidentais. 

21 Projetos em que Kengo Kuma (re)usa materiais de maneiras incomuns

Kengo Kuma utiliza os materiais para se conectar com o contexto local e os usuários de seus projetos. As texturas e formas elementares dos materiais, sistemas construtivos e produtos são expostas e utilizadas em favor do conceito arquitetônico, valorizando as funções que serão executadas em cada edifício.

De vitrines feitas com telhas cerâmicas a painéis que filtram a luz com à luz peneirada criada por chapas metálicas expandidas, passando por um revestimento de poliéster etéreo, Kuma entende o material como um componente essencial que pode fazer a diferença na arquitetura, desde os estágios do projeto. Apresentamos, em seguida, 21 projetos nos quais Kengo Kuma usa e reúsa materiais de construção com maestria.

V&A Dundee / Kengo Kuma and Associates. Image © Hufton+CrowCamper Paseo de Gracia / Kengo Kuma & Associates. Image © ImagenSubliminalGC Prostho Museum Research Center / Kengo Kuma & Associates. Image © Daici AnoArchives Antoni Clavé / Kengo Kuma & Associates. Image © 11h45+ 44

Museu Ponte de Madeira Yusuhara / Kengo Kuma & Associates

© Takumi Ota Photography© Takumi Ota Photography© Takumi Ota Photography© Takumi Ota Photography+ 11

Yusuhara-cho, Japão

10 exemplos de construção em madeira

Apresentamos a seguir 10 formas diferentes de se trabalhar com madeira; este que é um dos mais antigos e nobres materiais utilizados na arquitetura. Suas cararcterísticas físicas - resistência, flexibilidade e densidade - a tornam um material muito versátil, podendo ser empregado como revestimento, estrutura ou simplesmente como parte da decoração interna dos ambientes. A seguir, 10 projetos que utilizam a madeira como importante elemento constitutivo. 

© Cortesía de ENSITU© Cortesía de Project Niafourang© Fernando Guerra |  FG+SG© Natalia Vial+ 11