Sosa Pinilla

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Guia de arquitetura em Córdoba: 15 lugares que todo o arquiteto deve visitar

Localizada na região central da Argentina, a histórica cidade de Córdoba é a segunda cidade mais povoada do país; o que permite considerá-la como um importante centro cultural, educativo e financeiro. Seu denso centro histórico se caracteriza pela presença do tijolo - produto da obra de Togo Díaz - e a peculiar paisagem que vincula o urbano com o natural, outorgando como resultado uma exclusiva atmosfera que nos convida a percorrer suas ruas.

A característica cultura cordobense é evidenciada no seu espaço público urbano, seus córregos naturas e suas áreas pedonais, onde é possível apreciar uma heterogênea arquitetura clássica, moderna e contemporânea. Conheça a seguir uma lista de 15 lugares que todo arquiteto deve conhecer e visitar na cidade.

Residência em Capilla del Monte / Marchisio Nanzer

Residência em Capilla del Monte / Marchisio Nanzer - CasasResidência em Capilla del Monte / Marchisio Nanzer - CasasResidência em Capilla del Monte / Marchisio Nanzer - CasasResidência em Capilla del Monte / Marchisio Nanzer - CasasResidência em Capilla del Monte / Marchisio Nanzer - Mais Imagens+ 8

Punilla, Argentina
  • Arquitetos: Marchisio Nanzer; Marchisio Nanzer
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  144

O ser humano como medida da arquitetura

Embora desde a primeira edição do livro A Arte de Projetar em Arquitetura, de Ernst Neufert - publicada na Alemanha em 1936 - o mundo tenha mudado muito, o famoso manual apresenta conceitos elementais de desenho que seguem, em sua maioria, ainda vigentes, pois toma o ser humano como unidade de medida.

Entretanto, a arquitetura parece constantemente tomar outros rumos, afastando-se de seus princípios básicos para satisfazer requisitos que muitas vezes não têm relação direta com sua habitabilidade. Naqueles anos, Neufert estava preocupado com a redução da escala do projeto: "creio que este é o motivo da usual falta de relação entre os edifícios, já que os projetistas partem de escalas diferentes e arbitrárias e não levam em consideração a única correta, o homem".

Hoje em dia fazemos arquitetura com base em quais parâmetros?