seier + seier

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Clássicos da Arquitetura: Edifício Acal / Pedro Paulo de Melo Saraiva

Por Michelle Schneider Santos

O edifício tem dupla fachada: a oculta e a exposta. A fachada oculta é composta de quatro faces de vidro, tipo cortina, com caixilharia em alumínio. O distanciamento entre montantes é de um metro e trinta e dois centímetros. A fachada exposta é de concreto aparente, composta por sete módulos simétricos de dois metros e sessenta e cinco centímetros de largura e igual altura, no sentido horizontal, e doze módulos idênticos no sentido vertical. Cada face tem dezoito metros e setenta e cinco centímetros de largura e trinta e dois metros de altura, a partir do primeiro pavimento. Os módulos de concreto possuem duas barras diagonais, que resultam em um X inscrito em um quadrado, para o travamento estrutural, conformando uma grelha com o total de oitenta e quatro unidades em cada fachada. Trata-se de quatro planos suspensos com treliças tubulares, distantes sessenta centímetros do plano interno de vidro e sem intersecção nas arestas.

"Muito radical para ser construída, mas muito relevante para ser ignorada": Torre Kreuzberg de John Hejduk

"Uma casa sabe quem a ama." – John Hejduk 

Robert Slinger, sócio fundador do escritório berlinense Kapok, narra a estória de um edifício "muito radical para ser construído, mas muito relevante para ser ignorado." Tendo vivido na Torre Kreuzberg de John Hejduk durante oito anos, Slinger chegou a entender como a arquitetura de Hejduk tanto acomoda flexivelmente como afirma uma presença que resiste a qualquer tentativa de aceitação. "Embora impressionado por sua poderosa presença exterior, sua austeridade e objetividade frontal deixaram uma impressão estranhamente fria em mim."

Leia mais sobre o edifício em Save John Hejduk's Kreuzberg Tower (2010) e saiba mais sobre a Torre Kreutzberg no ArchDaily. Este curta-metragem faz parte da série Architects in Love de Christian Burckhardt.

"Muito radical para ser construída, mas muito relevante para ser ignorada": Torre Kreuzberg de John Hejduk - Arquitetura Residencial"Muito radical para ser construída, mas muito relevante para ser ignorada": Torre Kreuzberg de John Hejduk - Arquitetura Residencial"Muito radical para ser construída, mas muito relevante para ser ignorada": Torre Kreuzberg de John Hejduk - Arquitetura Residencial"Muito radical para ser construída, mas muito relevante para ser ignorada": Torre Kreuzberg de John Hejduk - Arquitetura ResidencialMuito radical para ser construída, mas muito relevante para ser ignorada: Torre Kreuzberg de John Hejduk - Mais Imagens