Santiago Calatrava

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

SOM projetará dois arranha-céus sobre fundações de edifício abandonado de Calatrava em Chicago

Desde que as obras da Chicago Spire foram interrompidas - projeto de Santiago Calatrava na 400 N Lake Shore Drive - o fosso que viria a se tornar a fundação da torre se tornou alvo de piadas e até mesmo de propostas irônicas de projeto. Mas segundo uma matéria publicada pelo Chicago Tribune, o destino desse buraco pode estar prestes a mudar; as fontes do jornal na administração municipal confirmaram uma proposta em andamento para erguer dois arranha-céus no local, projetados por David Childs, do escritório SOM.

Os 10 edifícios mais altos do mundo jamais concluídos

Todos nós já ouvimos falar sobre os edifícios mais altos do mundo - estes feitos da engenharia moderna que definem cidades e transformam-se em façanhas da humanidade -, mas e aqueles projetos de arranha-céus mirabolantes que nunca chegaram a ser construídos? Em 2014, o Conselho sobre Edifícios em Altura e Habitat Urbano (CTBUH) divulgou um relatório listando aqueles que seriam os 20 edifícios mais altos do mundo se tivessem sido construídos (a lista é mantida atualizada no site). Constam nesta lista apenas edifícios considerados "incompletos", ou seja, quando a obras chegaram a ser iniciadas mas foram posteriormente interrompidas, sem nenhuma previsão de continuidade. Saiba mais sobre aqueles que possivelmente seriam os 10 edifícios mais altos do mundo em 2018.

Em foco: Santiago Calatrava

Santiago Calatrava Valls, arquiteto, engenheiro e artista mundialmente conhecido, completa hoje 66 anos. Calatrava é associado a um estilo "neofuturista" e famoso pelo virtuosismo estrutural de suas obras. O Milwaukee Art Museum, seu primeiro trabalho nos Estados Unidos, é lembrado por suas "asas" que se abrem e fecham em função da posição do sol. Seu complexo de edifícios em Valência, cidade onde nasceu, é outro grande ponto de peregrinação para entusiastas da arquitetura. 

Guia de arquitetura de Buenos Aires: 24 lugares que todo arquiteto deveria visitar

Buenos Aires é uma cidade de muitas histórias e atmosferas. Os motivos para visitar sua arquitetura são inúmeros, pois a cidade é o resultado de uma complexa interação de fatores culturais que sucederam a partir de múltiplas tendências e estilos arquitetônicos. 

Além de edifícios antigos e históricos, a cidade também apresentam uma diversidade de obras de arquitetura modernas e contemporâneas. Veja, a seguir, uma lista com alguns dos lugares de Buenos Aires que todo arquiteto deveria conhecer.

Santiago Calatrava vence concurso para construir uma torre de observação em Dubai

Santiago Calatrava acaba de vencer um concurso internacional para projetar uma torre de observação icônica em Dubai Creek Harbor. Selecionado entre outras cinco propostas, o projeto vencedor tem inspiração na arquitetura islâmica e busca "fundir projeto moderno e sustentável com a rica cultura e patrimônio dos Emirados Árabes Unidos".

"Esta maravilha arquitetônica será tão grandiosa quanto o Burj Khalifa ou a Torre Eiffel", comentou Sheikh Mohammed, vice presidente e primeiro ministro dos EAU.

Obra de Calatrava é eleito o "Projeto do Ano"

O edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia de Santiago Calatrava na Universidade Politécnica da Flórida foi recentemente eleito o "Projeto do Ano" pela Engineering News-Record. Peça central da nova universidade, que teve seu masterplan também concebido por Calatrava, foi recentemente eleita a "Melhor Construção em Aço" pela AISC.

"Educar, particularmente pessoas mais jovens, é uma das tarefas mais nobres que existe", disse Calatrava em resposta ao prêmio. "O edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia busca ser uma ferramenta para alcançar o nível mais alto de educação para jovens".

Torre "Chicago Spire", de Santiago Calatrava, pode ter obras reiniciadas

Imerso em problemas financeiros, aquele que deveria ser o arranha-céu mais alto do hemisfério ocidental permanece, desde o auge da crise, como um buraco estagnado na paisagem urbana de Chicago. No entanto, o destino do condomínio de luxo projetado por Santiago Calatrava pode estar prestes a mudar, com o empreendedor Garrett Kelleher buscando aprovação legal para ressuscitar o projeto, que receberá uma injeção de US$ 135 milhões da Atlas Apartment Holdings LLC. Mais informações sobre a torre "torcida" de 610 metros de altura no Chicago Tribune.