Rodrigo Dávila

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Parques educativos na Colômbia: 13 exemplos de infraestruturas educacionais

Todos nós sabemos que a arquitetura desempenha um papel fundamental na construção de espaços educativos, entretanto, ela é ainda mais importante na criação de espaços capazes de construir comunidades, espaços onde se forjam as bases paras as próximas gerações. Espaços como este exercem uma influência determinante na vida das pessoas, construindo um cenário que ficará gravado para sempre nas memórias dos alunos mais jovens.

Casa Amangiri / Juan Pablo Ortiz Arquitectos

© Rodrigo Dávila© Rodrigo Dávila© Rodrigo Dávila© Rodrigo Dávila+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Saint-Gobain, Arauco, Arauco Colombia, AutoDesk, Frencher, +1

Colégio Distrital Porfirio Barba Jacob / Leonardo Álvarez Yepes arquitectos

© Rodrigo Dávila© Rodrigo Dávila© Rodrigo Dávila© Rodrigo Dávila+ 17

Bogotá, Colômbia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7023
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Docol, Alumina, Cemex, Polyglass, ladrillera San José

Auditeria / taller de arquitectura de bogotá

© Rodrigo Dávila© Rodrigo Dávila© Rodrigo Dávila© Rodrigo Dávila+ 11

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1625
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Alfa, Argos, Cemex, Diaco, Metasa, +1

Centro de Artes / taller de arquitectura de bogotá

© Rodrigo Dávila© Rodrigo Dávila© Sergio Gómez© Rodrigo Dávila+ 11

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2816
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Alfa, Cemex, Diaco, Ladrillera Santafé, Metasa, +1

Parque Ciudadela 29 de Julio / El Equipo Mazzanti + AEV Arquitectos

©  Rodrigo Dávila
©  Rodrigo Dávila

© Andrés Valbuena ©  Rodrigo Dávila© Andrés Valbuena ©  Rodrigo Dávila+ 25

Santa Marta, Colômbia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36585
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Indural, Tematik, Unodot, Urban Play

Parque Educativo de Marinilla / El Equipo de Mazzanti

©  Rodrigo Dávila© Sergio Gomez©  Rodrigo Dávila©  Rodrigo Dávila+ 62

Giancarlo Mazzanti: "Brincar é a capacidade de sair do cotidiano e voltar a ser sociável"

POdemos garantir que Giancarlo Mazzanti é um arquiteto midiático. Sua repercussão no âmbito da arquitetura é quase tão forte quanto o interesse que sua obra e sua postura geram para vários setores da sociedade colombiana.

O podcast The Frye Show faz parte do grupo de interessados no polêmico arquiteto e em seus hábitos criativos, os quais são colocados em cena através de duas conversas realizadas no final do ano passado, que expõem a complexidade da obra de Mazzanti.

Universidade EAN / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz

©  Rodrigo Dávila©  Rodrigo Dávila©  Rodrigo Dávila©  Rodrigo Dávila+ 20

8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia

O domínio do lar é talvez o âmbito mais íntimo que atende a arquitetura. Os espaços domésticos figuram como uma extensão multidimensional da cultura em relação ao privado, no sentido que facilitam a expressão individual dos usuários e se aproximam em maior grau da experiência cotidiana que qualquer outra tipologia.

A arquitetura doméstica na Colômbia conseguiu um amplo território de experimentação nas áreas rurais, se livrando das limitações do espaço urbano consolidado e incorporando variáveis naturais e geográficas em múltiplos resultados formais e diferentes graus de relacionamento com a dimensão paisagística.

A seguinte seleção de arquitetura doméstica é centrada na apreciação da paisagem como recurso utilitário da prática projetual, atingindo uma fusão controlada do meio natural e o espaço habitado. Os volumes resultantes são permeados pelo entorno através de pátios ou grandes aberturas sem desconhecer a atenção ao domínio doméstico.

Casa 40 / Sergio Reyes Rodríguez. Image © Santiago PinyolCasa Galería / GM Arquitectos. Image © Luis Fernando RamosCasa El Carajo / Obranegra Arquitectos. Image ©  Isaac RamírezCasa no Lago / De La Carrera Cavanzo. Image © Luis Alberto Mariño+ 41

10 colégios que integram os conceitos de comunidade e pedagogia na Colômbia

Os equipamentos educativos na Colômbia deixaram de desempenhar um papel específico na atualidade do país, e passaram a um modelo multifuncional com maior capacidade de compreensão das dinâmicas e tensões sociais emergentes em seus arredores. Os colégios se transformaram em condensadores sociais, afirmando a capacidade inerente à arquitetura de transformar o comportamento social rompendo a singularidade programática a favor de um espaço inclusivo e equitativo. 

A seguir apresentamos 10 colégios que conseguiram integrar dinâmicas de seus contextos imediatos às práticas pedagógicas, gerando, assim, modelos educacionais ativos na construção da cidade como elementos flexíveis e ajustáveis que podem receber espaços cívicos e educativos.

Escola Antonio Derka / Obranegra Arquitectos. Imagem © Alejandro ArangoColégio Lusitania Paz de Colombia / Camilo Avellaneda. Imagem © Carlos Alfonso AvellanedaInstituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan:b arquitectos. Imagem © Alejandro ArangoParque Educativo Zenufaná / FP arquitectura. Imagem © Alejandro Arango+ 51

Faculdade de Enfermagem na Universidade Nacional da Colômbia / Leonardo Álvarez Yepes

© Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila + 39

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ADC decoraciones, Argos, Solinoff, Titan

8 espaços educativos para crianças na Colômbia

Os espaços educativos para a primeira infância têm se transformado em infraestruturas pedagógicas inovadoras e racionais. A importância dos ambientes destinados a fortalecer a estimulação precoce representam a responsabilidade estética e projetual que abarca a composição destes espaços, sendo a escala o fator determinante na formulação arquitetônica. 

Os seguintes projetos nos apresentam uma reflexão sobre o valor da escala e o encontro sutil dos espaços privados com o vazio aglutinante, resultando em um conjunto pedagógico que realça a importância da formação educativa e a recreação como parte essencial do crescimento. 

Os processos projetuais tomados como modelo de trabalho geram, em diferentes maneiras, múltiplas dinâmicas educativas integradas ao formal como atores fundamentais para a formação acadêmica e o desenvolvimento das capacidades cidadãs na primeira infância. 

A Leroteca / Lacaja Arquitectos. Imagem © Rodrigo DávilaJardim de Infância El Porvenir / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Rodrigo DávilaPré-Escola para Primeira Infância / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Jorge GamboaA Leroteca / Lacaja Arquitectos. Imagem © Rodrigo Dávila+ 41

8 Projetos que estão transformando a arquitetura universitária na Colômbia

A arquitetura universitária caracterizou-se por definições estéticas, como resultado de construções históricas, sociais e acadêmicas em um espaço temporal específico. O espaço universitário compreendido conceitualmente como uma unidade morfológica, ou uma tipologia generalizada, definiria o traçado urbano do campus e a identidade de suas construções até o fim da modernidade.

A seguir apresentamos 8 projetos de arquitetura universitária que transformaram a concepção do espaço acadêmico na Colômbia de maneira objetiva, técnica e propositiva, gerando espaços e modelos pedagógicos adaptados a uma realidade onde o academicismo encontra-se em um estado de experimentação e constante mudança.

Faculdade de Artes Pontifícia Universidade Javeriana / La Rotta Arquitectos. Imagem © Jairo LlanoEscola Internacional de Desenho e Comércio Lasalle College / MRV arquitectos + NOAH arquitectura. Imagem © Jairo LlanoEDIFÍCIO TX / MGP Arquitectura y Urbanismo. Imagem © Rodrigo DávilaUniversidade EAN / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz. Imagem © Rodrigo Dávila+ 41

Guia de arquitetura de Bogotá: 21 lugares que todo arquiteto deveria conhecer

Uma colcha de retalhos costurada anacronicamente no tempo. Assim é Bogotá, uma metrópole que celebra o encontro de diferentes arquiteturas como resultado de um sentimento guiado pela modernidade e pela organicidade. Diversa e multicultural, a cidade tem feito diversos esforços para manter vivo os vestígios de sua história, porém, sem deixar de caminhar em direção a novos modelos formais de pensamento sobre a cidade e a arquitetura. 

Através de 21 lugares, apresentamos um breve guia para percorrer Bogotá, seus espaços cívicos e arquitetura pública, conhecendo um pouco da identidade da cidade. 

Torres del Parque / Rogelio Salmona. Imagem © Alejandro OjedaArchivo de Bogotá / Juan Pablo Ortiz. Imagem © Portal Bogotá [Flickr], licença  CC BY-SA 2.0Biblioteca Luis Angel Arango / Germán Samper Gnecco. Imagem © Dan Gamboa BohorquezNuevo Aeropuerto El Dorado / OPAIN. Imagem © PoluxTroy1983 [Wikipedia], licença  CC BY-SA 4.0+ 22

AIA nomeia 8 arquitetos internacionais como membros honorários do "College of Fellows"

One Airport Square / Mario Cucinella Architects. Image © Fernando Guerra | FG+SG
One Airport Square / Mario Cucinella Architects. Image © Fernando Guerra | FG+SG

O American Institute of Architects (AIA) nomeou 178 membros ao College of Fellows, uma honra concedida a membros que fizeram "uma contribuição significativa à arquitetura e à sociedade e que alcançaram um padrão de excelência na profissão."

Compensar Sede Suba / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz

©  Rodrigo Dávila©  Rodrigo Dávila©  Rodrigo Dávila©  Rodrigo Dávila+ 17

Bogotá, Colômbia