Robert Polidori

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Leveza e sensibilidade na obra de Renzo Piano

“Arquitetura é arte, mas uma arte bastante contaminada por muitas outras coisas. Contaminada no melhor sentido da palavra – alimentada, fertilizada por muitas coisas.” – Renzo Piano

O arquiteto italiano Renzo Piano (nascido em 14 de setembro de 1937) é conhecido por sua abordagem delicada e refinada da arquitetura, vista em museus e outros edifícios construídos em diversas partes do mundo. Ao receber o Prêmio Pritzker em 1998, o júri o comparou a Leonardo da Vinci, Michelangelo e Brunelleschi, destacando "sua curiosidade intelectual e habilidade para resolver problemas tão amplas e aguçadas quanto às dos primeiros mestres de sua terra".

The Whitney Museum. Image © Nic LehouxPathé Foundation. Image © Michel DenancéMUSE. Image © Shunji IshidaAstrup Fearnley Museet. Image © Nic Lehoux+ 24

Aeroportos: exemplos em plantas e cortes

Aeroportos exigem soluções arquitetônicas que respondam não apenas à eficiência de seus espaços e circulações - tanto operacionais quanto de passageiros -, mas também às previsões de conexão com outros sistemas de transporte e às estratégias de expansão dos terminais.

Veja, a seguir, dez exemplos de aeroportos publicados em nossas plataformas que atendem as altas exigências envolvidas no transporte aéreo. 

Estruturas tensionadas: Racionalidade e leveza

Historicamente inspirada pelos primeiros abrigos concebidos pelo Homem – as tendas, a exemplo das black tents, desenvolvidas utilizando couro de camelo pelos nômades do deserto do Saara, Arábia Saudita e Irã, e ainda, as barracas das tribos nativas americanas, pela possibilidade de transporte, as estruturas tensionadas oferecem uma gama de pontos positivos se comparadas a outros modelos estruturais.

Tensoestrutura é o termo usualmente empregado às estruturas que utilizam membranas trabalhando junto a cabos de aço na construção de coberturas, cujas principais características detêm-se na trabalhabilidade dos esforços de tração, pré-fabricação, grandes vãos e maleabilidade formal. Este tipo estrutural permite menor quantidade material, graças à utilização de lonas com espessuras delgadas, que quando esticadas por meio da utilização de cabos de aço, criam superfícies capazes de vencer os esforços dominantes – tração, que pela leveza e espessura, não trabalham os esforços de flexão e compressão.

<a href='https://www.flickr.com/photos/eager/16906813910/in/album-72157651280449886/'>© 準建築人手札網站 Forgemind ArchiMedia via Flickr </a> Licença CC BY 2.0. Image via Flickr 準建築人手札網站 Forgemind ArchiMedia Seguir<a href='https://www.flickr.com/photos/eager/17094374255/in/album-72157651280449886/'>© 準建築人手札網站 Forgemind ArchiMedia via Flickr </a> Licença CC BY 2.0. ImageEstádio Olímpico de Munique / Gunther BehnischEstádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos. Image © Bento Viana<a href='https://www.flickr.com/photos/jamesjin/58712717/'>© James Jin via Flickr </a> Licença CC BY-SA 2.0. ImageMillennium Dome / Richard Rogers (RSHP)+ 16

Dia Mundial da Fotografia 2017: as 100 fotografias que mais foram salvas por nossos leitores

Neste 19 de agosto se celebra o Dia Mundial da Fotografia, data que comemora o dia no qual a França comprou a patente do daguerreótipo, um dos primeiros processos fotográficos, e liberou-o gratuitamente para o mundo em 1839. No ArchDaily entendemos a importância que a fotografia possui no mundo da arquitetura e, por esta razão, buscamos as imagens mais populares entre nossos leitores. A seguir, apresentamos um ranking das 100 imagens que mais foram salvas nas sessões do Meu ArchDaily.

Estação Denver Union / SOM

© Robert Polidori© Robert Polidori© Robert Polidori© Robert Polidori+ 14

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Structurflex, Terrazzo & Marble

Pavilhão de Renzo Piano no Museu de Arte Kimbell / Renzo Piano + Kendall/Heaton Associates

© Nic Lehoux© Nic Lehoux© Nic Lehoux© Nic Lehoux+ 50

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9395
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Campolonghi, Capform, DGB, Dallas Cast Stone, Dottor Group, +10