Pietro Savorelli

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Para além da terra e do bambu: tecnologias locais e as grandes cidades

As técnicas vernaculares e os materiais locais têm ganhado protagonismo no debate da arquitetura, mas, é possível trazer esses conceitos para os grandes centros urbanos?

O arquiteto amazonense Severiano Porto já apontava em 1984 a necessidade de se pensar em uma arquitetura mais conectada com o lugar onde está implantada. A lógica do uso de materiais e técnicas locais cada dia mais se mostra necessária quando pensamos no impacto que a cadeia produtiva da construção civil têm no planeta. Não à toa, cada dia está mais comum o número de projetos que partem do princípio das técnicas vernaculares e do uso de materiais locais, assim como a produção de Severiano já anunciava desde a década de 1980.

Himalesque / ARCHIUM. Image © Jun Myung-jinEscola em Gana / Alberto Figueroa. Image Cortesia de Alberto FigueroaCortesia de Warka WaterVila Residencial Grotto Retreat Xiyaotou / A( )VOID. Image © Guo Zhe+ 16

Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos

Poucos materiais são tão atemporais, duráveis e bonitos quanto a terracota. Com uma série de propriedades inerentes, a terracota está entre um dos materiais de revestimentos mais frequentemente utilizados em obras de arquitetura contemporânea. Assumindo diferentes formas e contando com distintas cores e texturas, além de ser um material extremamente versátil, a terracota pode ser aplicada como revestimento, em sistemas de fachada ventilada e em uma variedade de outros componentes. Utilizada na arquitetura desde tempos imemoriais, a terracota continua hoje a ser um dos materiais mais queridos e especificados por arquitetos e arquitetas ao redor do mundo.

© Anton Grassl / Esto© Dror Baldinger© Brad Feinknopf© Anton Grassl / Esto+ 13

Campus Busajo / StudioBenaim

© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli+ 39

  • Arquitetos: StudioBenaim
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

As possibilidades do Concreto Pigmentado: 20 edifícios impregnados de cor

Quando pensamos em concreto, a cor cinza geralmente nos vem à cabeça. O traço tradicional do concreto, que leva cimento, brita, areia e água pode apresentar variações por conta dos seus elementos compositivos, mas sempre varia entre o cinza claro e o escuro. No entanto, um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado é o de agregar pigmentos a essa mistura, para se alcançar cores variadas na aparência final da obra, já que tornam todo o concreto, por dentro e por fora, colorido. Essas tonalidades decorrem da adição de óxidos: as cores amarelo, vermelho e suas derivações (marrons) são obtidas com a adição do óxido de ferro, enquanto que o óxido de cromo e de cobalto criam o efeito de cor verde e azul, respectivamente. Para o concreto preto, geralmente inclui-se óxido de ferro preto e óxido de carbono, combinados com cimento pozolânico .

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA. Image © LGM Studio - Luis GallardoMuseu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura. Image © Nelson KonResidência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners. Image © Giorgio MarafiotiGalería Solar S. Roque / Manuel Maia Gomes. Image © Fernando Guerra | FG+SG+ 21

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica

A arquitetura como resultado da ação humana sobre a paisagem, confronta-se sempre com o desafio de construir relações entre o espaço construído e o contexto natural específico. Quando tratamos de edifícios enterrados, este vínculo se torna ainda mais evidente além de um fator fundamental para o sucesso do projeto. Neste contexto, a decisão de intervir na paisagem natural, seja enterrando ou aterrando, geralmente trás uma série de benefícios para um projeto de arquitetura, entre os quais podemos destacar a integração com o contexto e outros benefícios técnicos, como por exemplo, uma melhor eficiência termodinâmica.

Exposição de Uvas Yanqing / Archea Associati

© Cristiano Bianchi© Cristiano Bianchi© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli+ 41

  • Arquitetos: Archea Associati
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011

Biblioteca e Auditório Público Curno / Archea Associati

© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli+ 28

  • Arquitetos: Archea Associati
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1960
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009

Fotos da Semana: 15 escadas impressionantes

© Johannes Vogt
© Johannes Vogt

© Mark Cocksedge© Ed Reeve© José Campos© Bruce Damonte+ 16

Escadas são elementos fundamentais para a comunicação entre os espaços de uma obra arquitetônica. Mas além do aspecto funcional, em alguns projetos as escadas se convertem em objetos escultóricos, verdadeiras protagonistas do espaço, oferecendo aos arquitetos a oportunidade explorar formas e materiais incomuns. Veja, a seguir, 15 fotografias de escadas impressionantes, registradas por fotógrafos como Patricia Parinejad, José Campos e Brigida González.

5 finalistas selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2015 - Mies van der Rohe Award

Cinco projetos foram selecionados como finalistas do Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2015 - Mies van der Rohe Award. Os finalistas foram escolhidos de uma lista de 40 projetos e durante os próximos meses os membros do júri visitarão cada um deles para avaliar pessoalmente os edifícios e coletar informações de seus usuários. No dia 7 de maio, os arquitetos apresentarão seus projetos ao júri. O vencedor será anunciado no dia seguinte em uma cerimônia no Pavilhão de Barcelona, de Mies van der Rohe.

Veja a seguir os cinco finalistas:

Biblioteca Nembro / Archea

© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli+ 19

  • Arquitetos: Archea
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1875
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007

Sede da Gucci / Genius Loci Architettura

© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli+ 22

Merate Piazza / Archea

© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli+ 24

Merate, Itália
  • Arquitetos: Archea
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010

Vinícola Antinori / Archea Associati

© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli© Pietro Savorelli+ 22

San Casciano em Val di Pesa, Itália
  • Arquitetos: Archea Associati
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Castelli, Cielo, Sannini Impruneta, Secco Sistemi