NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Arquitetura mexicana: projetos para entender o território de Puebla

Quinta Gaby / Taller Tlaiye. Image © Yoshihiro KoitaniEdificio Amani / Archetonic. Image © Yoshihiro KoitaniMuseo Internacional del Barroco / Toyo Ito. Image © Patrick López JaimesMIRA / Dionne Arquitectos + Metarquitectura + JAR Jaspeado Arquitectos + Adaptable. Image Cortesía de Dionne Arquitectos+ 41

O estado de Puebla localiza-se na região do planalto central mexicano, fazendo fronteira com os estados vizinhos de Tlaxcala, Hidalgo, Veracruz, Oaxaca, Guerrero, Morelos e Estado do México. Com mais de 34 mil km² de superfície, Puebla é um dos estados mais densamente povoados do país. A capital, que empresta o seu nome ao estado, é uma das cidades não litorâneas mais visitadas em todo território nacional, atraindo milhares de turistas todos os anos.

Casas mexicanas que mostram diferentes formas de usar o tijolo

© Carlos Berdejo Mandujano© César Béjar© Ricardo Rodríguez© Ariel Valenzuela + Diego Ledesma+ 12

Esta semana, apresentamos uma seleção de algumas das melhores fotografias de casas de tijolo publicadas em nossos sites. Estes 11 projetos mexicanos revelam a inventividade dos arquitetos no uso deste que é um dos materiais construtivos mais utilizados na América Latina. Veja a seguir uma série de fotos feitas por nomes como Carlos Berdejo Mandujano, Onnis Luque e Patrick Lopez.

18 Fachadas permeáveis impressionantes

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

© Nguyen Thai Thach© Koji Fuji / Nacasa & Partners Inc© Pedro Nuno Pacheco© Gonzalo Viramonte+ 20

Recentemente, temos visto muitos projetos que fazem uso de fachadas permeáveis, incluindo alguns vencedores do Building of the Year Award, a ponto de se poder considerar esse elemento arquitetônico uma espécie de tendência ou "moda" na produção contemporânea. 

Melhorias na iluminação e ventilação naturais e maior permeabilidade visual são algumas das vantagens proporcionadas por esse tipo de fachada. A seguir, compilamos 15 fotografias que mostram exemplos desse elemento, feitas por proeminentes fotógrafos, como Andrés Valbuena, Pedro Nuno Pacheco e Koji Fuji Nacasa & Partners Inc.

Tijolos e suas cores

Morovian Church / 70F Architecture. Image © Luuk KramerHVM House / M2.senos. Image © Ivo TavaresBlack Volcano / Urban Mesh Design. Image © Charles HoseaMaria Montessori Mazatlán School / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo. Image © Onnis Luque+ 48

O tijolo é um dos materiais mais populares para arquitetos que buscam uma estética mais rústica ou vintage tornando os projetos de apartamentos, restaurantes e lojas  mais quentes e convidativos. No entanto, a cor e o tipo de corte do tijolo podem influenciar significativamente a atmosfera que emana. Enquanto o tijolo branco se presta a um design mais minimalista, o tijolo marrom, por exemplo, tende a parecer mais rústico e terroso. Neste artigo, exploramos algumas das cores mais populares de tijolos, descrevemos formas de colori-los artificialmente e listamos projetos recentes que utilizam o material.

Casa São Pedro / Proyecto Cafeína + Estudio Tecalli

© Patrick Lopez© Patrick Lopez© Roberto Martínez© Patrick Lopez+ 26

San Pedro Cholula, México
  • Arquitetos: Estudio Tecalli, Proyecto Cafeína
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  118

Casa 8A / Dionne Arquitectos

© Pupe Fabre© Pupe Fabre© Pupe Fabre© Patrick Lopez+ 20

Puebla, México
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Lutron, Acor, Bozovich, Grupo Tenerife, Roca, +2

Hostel Tosepankali / Proyecto Cafeína

© Patrick Lopez© Patrick Lopez© Patrick Lopez© Patrick Lopez+ 22

Cuetzalan, México
  • Arquitetos: Proyecto Cafeína
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  335
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cemex, Ternium, Tosepan

Bistro / Metarquitectura

© Patrick Lopez© Patrick Lopez© Patrick Lopez© Patrick Lopez+ 20

  • Arquitetos: Metarquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  326
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011