Orlando Maretti

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casas brasileiras: 13 residências com pilares escultóricos

A relação entre arquitetura e estrutura já foi amplamente discutida e é repetidamente revisitada por arquitetos a cada novo projeto iniciado. Assim como os sistemas hidráulico e elétrico, o sistema estrutural é uma das disciplinas que compõem uma construção. É ele, porém, um dos mais impactantes no resultado arquitetônico, pois tem relação direta com os espaços criados e a materialidade escolhida. Ter o domínio do projeto de estruturas e entender como melhor incorporá-lo ao projeto de arquitetura traz mais autonomia ao arquiteto e maiores possibilidades de soluções de projeto. 

A escolha do sistema estrutural, e de que forma ele irá ser incorporado ao projeto de arquitetura é um dos fatores mais impactantes nos projetos. Por um lado, pode-se optar por absorver os elementos estruturais, deixando-os camuflados na arquitetura e  tornando-os imperceptíveis no projeto. Por outro, é possível que o sistema estrutural seja posto em evidência, tornando-se um elemento de destaque no projeto, seja por sua lógica estrutural, seja por sua materialidade, ou ainda sendo elevado a um elemento quase que escultórico. 

Casas brasileiras: 13 residências com pilares escultóricos - Image 1 of 4Casas brasileiras: 13 residências com pilares escultóricos - Image 2 of 4Casas brasileiras: 13 residências com pilares escultóricos - Image 3 of 4Casas brasileiras: 13 residências com pilares escultóricos - Image 4 of 4Casas brasileiras: 13 residências com pilares escultóricos - Mais Imagens+ 11

Clássicos da Arquitetura: Casa e escritório do arquiteto / Hans Broos

Clássicos da Arquitetura: Casa e escritório do arquiteto / Hans Broos - Casas, Escada, Porta, FachadaClássicos da Arquitetura: Casa e escritório do arquiteto / Hans Broos - Casas, JardimClássicos da Arquitetura: Casa e escritório do arquiteto / Hans Broos - Casas, FachadaClássicos da Arquitetura: Casa e escritório do arquiteto / Hans Broos - Casas, Corrimão, CadeiraClássicos da Arquitetura: Casa e escritório do arquiteto / Hans Broos - Mais Imagens+ 11

Em meio a grandes muros, que mais parecem barragens de rios, surge um muro de tijolos estruturais, mais baixo, aproximando-se da escala humana.

O muro deixa aparecer um volume circular, de concreto aparente moldado in loco. É uma caixa d'água, um indício de que atrás do muro existe uma casa.

Ao abrir o portão chegamos a um platô de recepção, uma espécie de mirante de supervisão e contemplação do terreno acidentado, composto por uma vegetação exuberante. Um guarda-corpo, em concreto aparente, parte desse mirante, e faz tanto a limitação desse espaço como serve de elemento de condução para o interior da residência. Esse guarda-corpo atravessa a casa conectando sua forma com as formas do terreno.