Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

OMA

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

OMA projeta complexo comercial no subúrbio de Melbourne

O OMA está desenvolvendo um mega projeto no subúrbio de Melbourne, Austrália. O complexo com mais de 10 mil metros quadrado integrará uma série de espaços comunitários voltados ao bem estar da população da cidade de Whittlesea, no Estado de Vitória, uma das regiões que mais crescem atualmente no país.

OMA + Being Development vencem concurso para a renovação de complexo fabril na Holanda

O Office for Metropolitan Architecture (OMA) foi escolhido como o grande vencedor do concurso de reforma do Van der Meulen-Ansemsterrein (VDMA), um antigo complexo fabril em pleno centro de Eindhoven, na Holanda. Desenvolvido em parceria com a Being Development, o projeto pretende reabilitar a histórica estrutura e transformá-la em “um vibrante centro cívico com moradias, escritórios e espaços públicos.”

© OMA © Proloog © Proloog © Proloog + 13

The Kube / OMA

© Kevin Mak © Kevin Mak © Kevin Mak © Kevin Mak + 9

Hong Kong, China
  • Arquitetos: OMA
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

RAI Nhow Hotel projetado pelo OMA em Amsterdã entra em fase final de construção

O Nhow Amsterdam RAI Hotel, projetado pelo OMA / Reinier de Graaf, já está tomando forma. O edifício triangular escalonado acaba de atingir seu ponto mais alto, superando a marca dos 91 metros de altura. O Nhow Hotel será a principal estrutura do novo centro de convenções e exposições RAI Amsterdam, oferencendo 650 quartos distribuídos ao longo de seus vinte e cinco pavimentos. Configurado por três grandes volumes triangulares sobrepostos, o projeto foi inspirado em uma estrutura triangular anteriormente utilizada para publicidade na estação Europaplein do metrô, que dá acesso ao centro de convenções.

O OMA foi escolhido entre mais de dez outros escritórios de arquitetura para projetar este novo centro internacional de convenções e exposições da cidade de Amsterdã. O projeto vem sendo desenvolvido a mais de quinze anos, o qual teve de ser completamente reformulado depois que a proposta de um hotel com 800 unidades foi rejeitada pelas autoridades locais há alguns anos.

Construction update. Imagem © Walter Herfst courtesy of OMA Fotografia do modelo. Imagem © Frans Parthesius courtesy of OMA Detalhe de fachada. Imagem © OMA Vista noturna. Imagem © OMA + 12

Rem Koolhaas tem participação no novo álbum da banda de música eletrônica Tempers

Dizem que diversidade é fundamental para um bom portfólio. Agora, Rem Koolhaas, do OMA, pode acrescentar “participação em álbum musical” ao seu. A dupla de Nova York, Tempers, em colaboração com a artista alemã Katja Eichinger, apresenta Koolhaas em um álbum conceitual que tem o shopping center como temática.

Os projetos mais aguardados de 2019

À medida que 2018 chega ao fim, voltamos nossos olhos para os projetos que estamos mais aguardados de 2019. Muitos dos projetos listados aqui estão em andamento há anos, tendo já experimentado as frustrações inerentes de uma profissão que depende de investimentos significativos e longos prazos - para não mencionar as mudanças de políticas.

Taipei Performing Arts Centre / OMA. Image © OMA Under / Snohetta. Image © Snohetta and MIR © MIR . ImageLeeza SOHO / Zaha Hadid Architects Ruby City Linda Pace Foundation / Adjaye Associates. Image Courtesy of Adjaye Associates + 61

Rem Koolhaas sobre identidade, conformismo e cidades digitais

Na medida em que cresce a influência de políticas baseadas em identidade, faz cada vez mais sentido examinar o efeito que ela têm na maneira como pensamos e projetamos nossas cidades. Em uma recente entrevista ao Washington Post, Rem Koolhaas discute essas mudanças - e como elas marcam uma evolução do conceito de cidade genérica introduzido por ele no livro S, M, L, XL.

Rem Koolhaas lidera projeto de renovação do novo museu Tretyakov em Moscou

O Office for Metropolitan Architecture (OMA), apresentou as primeiras imagens do projeto de renovação da Galeria New Tretyakov em Krymsky Val, em Moscou. Conduzido por seu principal arquiteto, Rem Koolhaas, o esquema que pretende ampliar a acessibilidade e a visibilidade dos quatro setores da galeria, fará uso de cor e de diferentes materiais para criar uma nova identidade visual e estabelecer novas e importantes conexões com o espaço aberto para o rio de Moscou.

© OMA © OMA © OMA © OMA + 7

OMA vence concurso para tribunal de justiça em Lille, na França

OMA foi selecionado como vencedor de um concurso internacional para o projeto do novo Palais de justice em Lille, França.

Localizado nos arredores da cidade próximo às fortificações históricas de Vauban, o novo edifício abrigará o tribunal superior e o tribunal distrital de Lille dentro de um volume colorido e expressivo.

Vista de parvis. Image © OMA / ArtefactoryLab Vista de Salle Des Pas Perdus. Image © OMA / ArtefactoryLab © OMA Implantação. Image © OMA + 12

Vencedores dos Prêmios ArchDaily Building of the Year 2018

Com quase 100.000 votos nas últimas duas semanas, estamos felizes em anunciar os vencedores dos Prêmios ArchDaily Building of the Year 2018. Este prêmio de arquitetura destaca projetos escolhidos pelos nossos leitores, que filtraram milhares de projetos para eleger os 15 melhores trabalhos apresentados no ArchDaily em 2017.

Guia de arquitetura do Porto conta 75 anos de história da cidade

A arquitetura é talvez o bem imóvel que melhor expressa a história de uma cidade, revelando em si grandes figuras da cultura dignas de uma divulgação que engrandece afinal a história de um povo. O Guia de Arquitetura do Porto 1942-2017 vem na sequência do Guia de Arquitetura de Lisboa 1948-2013, constituindo os dois os primeiros da coleção Cities editada pela A+A Books.

Rem Koolhaas e David Gianotten falam sobre o projeto do MPavilion 2017 em Melbourne

Dois meses após a inauguração do MPavilion 2017 em Melbourne, os arquitetos Rem Koolhaas e David Gianotten do OMA, responsáveis pelo pavilhão, retornam ao local para discutir o processo de projeto e as reações causadas pela estrutura.

"A abertura teve muitas obrigações formais e muitas homenagens, e isso foi emocionante", disse Koolhaas sobre a inauguração dos eventos no pavilhão. "Mas, francamente, o mais emocionante foi esta manhã, quando a estrutura foi ocupada de modo maravilhosamente espontâneo, servindo de palco para levantar muitos problemas e, desde o primeiro segundo, abrigar uma discussão realmente animada sobre toda uma série de questões. E é exatamente isso que pretendíamos."

Projeto de OMA para estádio e masterplan em Roterdã recebe aprovação

Um masterplan para o Feyenoord (ou Feijenoord), um subúrbio da cidade holandesa de Roterdã, foi aprovado pela Câmara Municipal. O projeto conceitual bem-sucedido de OMA, liderado pelo sócio David Gianotten, incorpora um estádio de futebol historicamente importante - para o importante clube Feyenoord - que "já não atende às demandas modernas". Alinhado às "ambições em expansão" do clube de futebol, tanto nas ligas de futebol holandesas como europeias, esta proposta é a mais recente em uma série de planos para expandir, mas a única que foi aceita até agora.

© OMA © OMA © OMA © OMA + 10

Como o primeiro projeto do OMA em Xangai atua como um elemento de conexão na cidade

#donotsettle é um projeto online de vídeos criado por Wahyu Pratomo e Kris Provoost sobre arquitetura e a forma como ela é percebida pelos usuários. Após publicar uma série de vídeos no ArchDaily nos últimos dois anos, Pratomo e Provoost estão agora lançando uma coluna exclusiva, a "#donotsettle extra", que apresentará uma análise textual detalhada dos edifícios que visitam, acompanhada de alguns dos seus vídeos #donotsettle.

Depois de uma parada em Doha para visitar o Museu de Arte Islâmica de IM Pei, e uma espiada dentro do escritório do MVRDV em Roterdã, trazemos você a Xangai para a nossa terceira coluna #dondesettle Extra. Na semana passada, visitamos o primeiro projeto do OMA em Xangai, o Centro de Exposições de Lujiazui, e tivemos o privilégio de ter acesso a uma prévia do edifício antes de sua abertura ao público, a acontecer nos próximos meses. Confira!

© Wahyu Pratomo e Kris Provoost © Wahyu Pratomo e Kris Provoost © Wahyu Pratomo e Kris Provoost © Wahyu Pratomo e Kris Provoost + 17

OMA projetará campus de uso misto para o Facebook

O Facebook anunciou planos para um novo bairro de uso misto adjacente à sua sede existente em Menlo Park, Califórnia, liderado por Shohei Shigematsu, sócio do OMA de Nova Iorque. Conhecido como Willow Campus, o projeto busca investir ainda mais na comunidade do Facebook, juntando-se ao campus original projetado por Frank Gehry.

"É emocionante colaborar com o Facebook, cuja inovação em redes e mídias sociais se estende às ambições urbanas de conectividade na região de San Francisco", comentou Shigematsu. "O projeto urbano do Willow Campus cria um senso de lugar com programas diversificados e responde às necessidades da comunidade de Menlo Park. O local tem o potencial de impactar o futuro do transporte regional, habitação e meio ambiente ".

Rem Koolhaas e David Gianotten divulgam projeto do OMA para o MPavilion da Austrália 2017

A Fundação Naomi Milhave divulgou as primeiras imagens e desenhos do OMA para o próximo MPavilion, que será construído em meados do segundo semestre deste ano em Melbourne, Austrália. Contraponto ao Pavilhão Serpentine Gallery em Londres, o MPavilion está agora em seu quarto ano. Composta por elementos estáticos e dinâmicos, a proposta da OMA permite múltiplas configurações que podem gerar programas inesperados, ecoando a tipologia do anfiteatro. Seguindo a ideia do anfiteatro tradicional, o projeto do OMA servirá como espaço para debates públicos, workshops de design e eventos de arte e música.

© OMA © OMA © OMA © OMA + 7

Quer trabalhar no escritório de Rem Koolhaas? OMA abre vagas de trabalho

Com a maioria das escolas de arquitetura do Hemisfério Norte chegando ao fim de semestre e muitos estudantes perto de se tornarem arquitetos, escritórios de todos os tamanhos estão buscando novos talentos para fazerem parte de suas equipes.

Um destes escritórios é o OMA, cuja seção de empregos em seu website abriu uma série de novas vagas nos últimos meses. Embora muitos dos novos cargos tenham descrições ambíguas, parte deles podem ser relacionados com projetos divulgados nos últimos anos.

"Arquiteto com experiência em estádios/arenas – Roterdã," por exemplo, provavelmente está ligado ao recém-aprovado Estádio e Masterplan Feyenoord, enquanto que "Arquiteto sênior licenciado na Califórnia - Nova Iorque" provavelmente envolverá o projeto da torre residencial em San Francisco ou o empreendimento de uso misto em Santa Mônica, ou ambos.

Que outros projetos podem estar precisando de uma força extra? Veja, a seguir, a lista completa de vagas abertas.

Panorama da arquitetura na Colômbia por arquitetos internacionais

O crescimento das instituições públicas, universidades e o setor privado na Colômbia criou a necessidade de conceber novas arquiteturas capazes de abrigar programas cada vez mais complexos, assumindo o papel da disciplina como o principal agente nos processos de renovação urbana e um fator necessário para posicionar o país no panorama global.

Na última década Colômbia se converteu no epicentro de importantes projetos realizados por arquitetos internacionais de alto nível como Richard Meier, Steven Holl, Rafael de la Hoz e Richard Rogers. Através de propostas urbanas distantes da retícula de origem espanhola tradicional na América Latina e com novas estéticas próprias de uma paisagem referencial contemporânea, a incidência de arquitetos internacionais começou a suscitar a importância de abordar a complexidade da disciplina como um assunto de primeira importância na construção das cidades.

A seguir, apresentamos o estado de 10 obras de arquitetos internacionais na Colômbia.

ATRIO / RSHP + Giancarlo Mazzanti . Image © RSHP Plan Maestro Centro Administrativo Nacional / OMA + Gomez Castro Arquitectos. Image © OMA Centro Internacional de Convenciones ÁGORA BOGOTÁ / Juan Herreros + Daniel Bermudez . Image © Bermudez + Herreros Centro Cívico Universidad de Los Andes / Cristián Undurraga + Konrad Brunner . Image Cortesía de Cristián Undurraga + Konrad Brunner + 42