Nikolas Koenig

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022

Histórias encenadas sobre comunidade e identidade, a arquitetura temporária mostrou que em 2022 não é preciso ser permanente para ser poderosa. Uma instalação pública direta e pop-up pode passar da preparação para a ação, recuperando e definindo o que torna uma comunidade única. Destacando instalações para reconhecer a diversidade linguística em Nova York, uma mesa gigante para celebrar a culinária em Barcelona e uma grande rede em Dubai para representar a cultura local, entre outros, essas iniciativas buscam entender como as expressões locais e regionais podem ajudar as cidades a ser mais igualitárias e diversas.

A globalização conectou o mundo de maneira sem fronteiras. Embora também tenha tornado a informação mais acessível, levou à homogeneidade e à crise de identidade ao fundir sociedades e expressões culturais únicas. Não há como negar as diferenças culturais com o crescimento da globalização. Assim como a arquitetura produz padrões de vida comuns, ela também pode destacar singularidades. 2022 foi o ano de expressar memórias locais a serem reconhecidas e celebradas, colocando comunidade e identidade como temas centrais na arquitetura temporária em festivais, instalações e pavilhões.

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Mais Imagens+ 27

Arquitetura da reciclagem: uma jornada por fábricas e instalações de coleta

A reciclagem e reutilização de materiais continua a ganhar espaço e relevância na indústria da arquitetura e construção. Tal prática tem se firmado como uma importante alternativa aos métodos mais tradicionais de construção, oferecendo uma solução mais econômica e sustentável quando implementada de forma consciente. Além de contribuir substancialmente para a economia de recursos e matéria-prima, o estabelecimento de usinas de reciclagem também apresenta uma oportunidade para a geração de novos empregos, desde à coleta, o transporte e o processamento até a comercialização dos materiais e produtos resultantes dos processos de reciclagem. De forma complementar, estações de processamento de resíduos sólidos também podem incorporar sistemas de produção de energia, minimizando os custos operacionais e o impacto global da construção de tais edifícios.

Arquitetura da reciclagem: uma jornada por fábricas e instalações de coleta - Mais Imagens+ 6

Residência Tsai / HHF Architects + Ai Weiwei

Residência Tsai / HHF Architects + Ai Weiwei - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Ai Weiwei, HHF Architects; HHF Architects + Ai WeiWei
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  375
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008

AIA divulga os melhores projetos pequenos de 2017

O American Institute of Architects (AIA) selecionou 11 destinatários dos Prêmios de Projetos Pequenos 2017 (Small Project Awards). Esta é a 14ª edição do programa, que foi criado para reconhecer os "praticantes de pequenos projetos para a alta qualidade de seus trabalhos e promover a excelência nos pequenos projetos".

Esse ano os vencedores foram divididos em três categorias:

  • Categoria 1: projeto pequeno construído, objeto, trabalho de arte ambiental ou elemento arquitetônico até U$ 150.000 em custo de construção
  • Categoria 2: projeto pequeno construído, até to U$1.500.000 em custo de construção
  • Categoria 3: projeto pequeno construído, objeto, trabalho de arte ambiental ou elemento arquitetônico até 464 metros quadrados

Os vencedores deste ano incluem uma grande variedade de tipos de programas e terrenos. Continue a seguir para ver a lista dos projetos.

AIA divulga os melhores projetos pequenos de 2017 - Mais Imagens+ 56

Anunciados os 12 melhores projetos educacionais de 2016 nos EUA

O Comitê de Arquitetura para Educação do American Institute of Architects (AIA) anunciou os vencedores do Education Facility Design Awards 2016, que homenageia instalações educacionais que "são exemplos de excelentes lugares para aprender, promovendo a missão do cliente, objetivos e programas educacionais, enquanto demonstram excelência em projeto arquitetônico".

O tema deste ano foi "Visioning and Re-Visioning", que se concentrou nas "formas em que a inovação pedagógica e o design de ponta impactam e influenciam uns aos outros." A AIA observa também que os projetos de instalações educacionais podem agora ser mais importantes do que nunca, já que estudos recentes indicaram que um ambiente de aprendizagem positivo pode afetar o progresso acadêmico de uma criança em até 25%.

Veja os projetos premiados a seguir.

Edifício Richard Ivey / Hariri Pontarini Architects

Edifício Richard Ivey / Hariri Pontarini Architects - Mais Imagens+ 22