A pedagogia Reggio Emilia foi criada no período pós-segunda-guerra, por iniciativa de mães viúvas e sob a coordenação do pedagogo e jornalista Loris Malaguzzi. Em uma época de reconstrução das cidades, a preocupação primordial do grupo era em relação às novas escolas, onde desejavam criar um ambiente tranquilo, acolhedor e alegre (com uma atmosfera de lar) onde as crianças pudessem ficar enquanto as mães trabalhavam. Entender os interesses da criança e proporcionar um ambiente adequado para permitir experimentos e exploração é um dos pontos focais dessa pedagogia. A preparação de um ambiente seguro e estimulante é tão fundamental que, em muitas literaturas, ele aparece como um terceiro professor.
Kurumata Tamotsu
NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO
↓
A importância do ambiente na abordagem Reggio Emilia
https://www.archdaily.com.br/br/943136/a-importancia-do-ambiente-na-abordagem-reggio-emiliaAudrey Migliani
Creche Leimond-Shonaka / Archivision Hirotani Studio
https://www.archdaily.com.br/br/01-86877/creche-leimond-shonaka-slash-archivision-hirotani-studioSebastian Jordana