Jeffrey van der Wees

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Em foco: Jørn Utzon

Jørn Utzon (9 de abril de 1918 - 29 de novembro de 2008), foi um arquiteto dinamarquês relativamente desconhecido até que, em 29 de janeiro de 1957, foi anunciado como o vencedor do concurso internacional para uma ópera em Bennelong Point, Sydney. Ao falar sobre esta icônica obra, Louis Kahn afirmou que "o sol não sabia quão bela era sua luz, até que ela foi refletida por este edifício." Infelizmente, Utzon nunca chegou a ver a Ópera de Sydney, seu trabalho mais popular, concluída. 

Clássicos da Arquitetura: Assembléia Nacional do Kuwait / Jørn Utzon

Nenhuma tipologia de edifício revela tanto sobre a cultura política de uma nação como a sede de seu governo. Estruturas parlamentares ou palacianas podem contar histórias de expansão burocrática, excesso autocrático, abertura democrática, e qualquer outra coisa relacionada. O Edifício da Assembleia Nacional do Kuwait, casa do legislativo eleito pelo voto popular, não é exceção. Muito parecido com o governo nomeadamente democrático que hospeda, o projeto projeta conflitantes mensagens de acessibilidade e modernidade regionalista, referenciando tradições que não necessariamente existem no país e, às vezes, terminam em contradição direta com ele mesmo. Como um emblema da cultura política, o edifício é, portanto, talvez muito preciso em sua leitura da história do Kuwait, produzindo uma visão reveladora no tecido político complexo do país através da sua própria bricolage eclética de ideias.

Ornamentação das esquadrias da Sala de Debates. Imagem © Jeffrey van der WeesDetalhe da cobertura sobre a praça pública. Imagem © Jeffrey van der WeesCorredor Interno. Imagem © Jeffrey van der WeesCorte através da Câmara+ 16