Ilya Ivanov

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Anunciados os vencedores do 2020 International Architecture Awards

O Chicago Athenaeum: Museu de Arquitetura e Design e o Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos anunciaram o 2020 International Architecture Awards. O prêmio, que reconhece os melhores projetos arquitetônicos e urbanos do mundo, destacou mais de 120 projetos de 38 países na edição de 2020.

Kolon One & Only Tower / Morphosis Architects. Image © Jasmine ParkSpring City 66 / Kohn Pedersen Fox. Image © Ai QingOlympic House / 3XN. Image © International Olympic Committee (IOC) / MØRK, AdamNational Kaohsiung Center for the Arts / Mecanoo. Image © Iwan Baan+ 11

Otimização de espaços domésticos: plantas de apartamentos de 20 a 50m²

Projetar o interior de um apartamento de área reduzida é, sem dúvida, um desafio. Sabemos que uma residência deve ser o mais confortável possível para seus habitantes, mas quando dispomos de poucos metros quadrados e algumas funções imprescindíveis, encontrar a disposição espacial mais adequada não é tarefa fácil. Para lhe inspirar em seus próximos projetos de pequena escala, compilamos a seguir 26 plantas de apartamentos de 20, 30 e 40 metros quadrados. 

© Katsumi Hirabayashi© Kat LuCortesía de TANK© Anna Positano+ 54

Archi Loft / Geometrix Design

© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov+ 31

  • Arquitetos: Geometrix Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

Residência n. n / J. Mayer H + Alexander Erman Architecture & Design

© Ilya Ivanov
© Ilya Ivanov

© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov+ 25

Moscou, Rússia
  • Arquitetos: Alexander Erman architecture & design, J. Mayer H
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Air-Lux, Hormann, Schuco

Casa Privada / CPU PRIDE

© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov+ 40

  • Arquitetos: CPU PRIDE; Arquitetos de interiores: Inna Ranna
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  385
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011

O que é Madeira Laminada Colada (MLC ou Glulam)?

A madeira laminada colada (MLC), também conhecida como Glulam (por seu nome inglês 'Glued Laminated Timber'), é um material estrutural fabricado através da união de segmentos individuais de madeira, colados com adesivos industriais (geralmente adesivos de resina de melamina ou poliuretano). As peças resultantes oferecem alta durabilidade e resistência à umidade, podendo vencer grandes vãos e conformar formas únicas.

Shane Homes YMCA at Rocky Ridge / GEC Architecture. Image © Adam MorkThe Roof House / MILODAMALO. Image © Ilya IvanovCasey Key Guest House / Sweet Sparkman Architects. Image © George CottWooden House / MAATworks. Image © Marcel van der Burg+ 15

Pavilhão do Futuro / NOVOE

© Ilya Ivanov
© Ilya Ivanov

© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov+ 13

  • Arquitetos: NOVOE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  465
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

Axonométricas de apartamentos com menos de 38 m²

Encontrar uma configuração eficiente para uma apartamento pequeno não é tarefa fácil. Os programas básicos de habitação devem ser distribuídos em espaços mínimos sem abrir mão do conforto. Para você ter novas ideias sobre como aproveitar ao máximo os espaços domésticos, selecionamos desenhos axonométricos de apartamentos com menos de 38 m² para lhe servir de inspiração. 

Escritórios e espaços de trabalho: exemplos de projeto em planta

A distribuição funcional desempenha um papel fundamental no projeto contemporâneo de escritórios e ambientes de trabalho. Nesse sentido, o estudo da planta de arquitetura é uma forma interessante de abordagem; não apenas possibilita maior eficiência em termos de circulação e logística, mas também oferece exemplos de espaços de trabalho mais adequados às necessidades atuais. 

A seguir, reunimos mais de 50 exemplos de projetos para lhe inspirar, reconhecendo como diferentes arquitetos enfrentaram o desafio em diferentes escalas.

Cinemas e espaços de projeção: exemplos em planta e corte

A ligação entre arquitetura e cinema é inquestionável, assim como a magia de assistir a um filme em um lugar preparado para isso. O desenhos dos espaços de projeção requer soluções arquitetônicas que não apenas respondam à distribuição de assentos e visibilidade, mas também à acústica e à iluminação.

Diversas alternativas publicadas em nosso site destacam as qualidades das propostas de alguns arquitetos frente a esse desafio. Reveja a seguir estes exemplos, acompanhados de suas plantas e cortes. 

Arquitetura do vinho: adegas, salas de máquinas e centros de degustação

Cortesía de Beaucastel Winery Beaucastel Winery
Cortesía de Beaucastel Winery Beaucastel Winery

© David Frutos© José Hevia© Nic Lehoux© Bruce Damonte Photography+ 28

A produção de vinho é uma indústria que combina forte atividade econômica com um importante legado cultural. Embora existam vários programas relacionados ao setor do vinho, geralmente, a imagem mais comum é a dos espaços onde ocorre, de fato, a transformação da uva na bebida. No entanto, há uma multiplicidade de atividades agrupadas em torno da vinicultura que desempenham um papel importante quando se trata de promover a indústria, como salas de degustação, centros de educação, vendas ou salas de distribuição.

A seguir, apresentamos 27 exemplos de arquiteturas voltadas à indústria do vinho. 

Guia de expografia: o que levar em conta ao montar uma exposição

Você já se questionou como é pensado o projeto de uma exposição? Ou como ele articula-se na montagem do conteúdo exposto?

Historicamente, o que hoje conhecemos como Museu iniciou-se como um lugar para a reunião de peças e objetos organizados por tipologia, como nos é revelado ao observamos imagens dos chamados gabinetes de curiosidades ou quarto das maravilhas, onde se organizava uma multiplicidade de objetos e espécies raras (animal, vegetal e mineral) trazidas das grandes explorações ocorridas no século XVI e XVII.

Séculos mais tarde, tais coleções começaram a ganhar força e antigos palácios transformaram suas circulações em extensas e contínuas galerias, onde apenas seus hóspedes e moradores tinham acesso. Posteriormente, no século XIX, o surgimento de pavilhões dedicados essencialmente à exposição de artefatos trouxe proximidade à ideia mais próxima do que hoje são os museus. Costumamos publicar diversos projetos de museus. Mas além da arquitetura destes, você já observou como a expografia atua de modo importante? Listamos a seguir alguns dos conceitos-chave dos projetos expográficos.

8 Materiais biodegradáveis que o setor da construção civil precisa conhecer

Na arquitetura, estamos tão envolvidos na criação de coisas novas que muitas vezes esquecemos o que acontece no final do ciclo de vida de um edifício - a infeliz e inevitável demolição. Podemos querer que nossos prédios sejam atemporais e vivam para sempre, mas a dura realidade é que eles não são. Então, para onde espera-se que todo o lixo vá?

Assim como a maioria dos resíduos não recicláveis, eles acabam nos aterros e, como a terra necessária para esse tipo de infraestrutura torna-se um recurso cada vez mais escasso, precisamos encontrar soluções alternativas. Todos os anos, apenas no Reino Unido, 70 a 105 milhões de toneladas de resíduos são criados a partir da demolição de edifícios, e apenas 20% disso é biodegradável, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Cardiff. Com um projeto inteligente e uma melhor percepção dos materiais biodegradáveis disponíveis na construção, cabe a nós, arquitetos, tomarmos as decisões corretas durante toda a vida útil de um edifício.

Vinícola Gai-Kodzor / Kleinewelt Architekten

© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov+ 32

Gaikodzor, Rússia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Guardian Glass, Keller, LG Electronics

A Cidade ArchDaily: a exposição do BOTY 2017

A 22ª Exposição Internacional de Arquitetura e Design da ARCH Moscow foi realizada nos dias 24 e 28 de maio. ArchDaily se juntou aos parceiros da exposição pela primeira vez e, juntamente com a palestra sobre mídia, apresentaram uma exposição especial.

Os 16 projetos que receberam mais votos dos visitantes do ArchDaily para o prêmio ArchDaily Building of the Year tornaram-se o foco desta exposição desenhada pelo arquiteto Sergei Tchoban (juntamente com o arquiteto Andrei Perlich e com a curadoria de Anna Martovitskaya - editora-chefe da SPEECH Magazine). Para expor as fotografias e desenhos de cada projeto, a instalação foi projetada na forma de 8 blocos duplos, cuja forma e cor se referem ao logotipo do ArchDaily. Blocos retangulares brancos com nichos de janela azuis onde as fotografias dos melhores edifícios do ano são exibidas.

© Ilya Ivanov© Vasily Bulanov© Vasily Bulanov© Vasily Bulanov+ 34

Pavilhão DIT [Departamento de Tecnologia da Informação] / Architecture bureau WALL

© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov+ 58

Moskva, Rússia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1599
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Guardian Glass, ArchIdea, Caparol

Flat 35m2 / Studio Bazi

© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov© Ilya Ivanov+ 10

  • Arquitetos: Studio Bazi
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  35
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Schneider Electric, Bayker, EGGER, Gorenje

Casa Shatura / Le Atelier

© Ilya Ivanov               © Ilya Ivanov               © Ilya Ivanov               © Ilya Ivanov               + 23

Shatura, Rússia
  • Arquitetos: Le Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  219
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Feldhaus Klinker, OLFRY, Wienerberger