Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Federico Babina

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Ilustrações de Federico Babina exploram a abstração do desenho na arquitetura

21:00 - 11 Julho, 2019
Ilustrações de Federico Babina exploram a abstração do desenho na arquitetura, © Federico Babina
© Federico Babina

Federico Babinadivulgou sua mais recente série de desenhos. “Abstructure: embriões arquitetônicos” procura questionar o uso da arquitetura na criação do desenho, em vez do uso do desenho na criação de arquitetura.

Através de suas composições, Babina propõe uma conexão ideal entre a arquitetura como forma de representação e a representação utilizada nos desenhos. Volumes arquitetônicos são fragmentados para alcançar uma representação “abstrata”, sem perder sua essência.

© Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina + 24

Federico Babina reinventa plantas arquitetônicas como se fossem animais

19:00 - 7 Maio, 2019
Federico Babina reinventa plantas arquitetônicas como se fossem animais, © Federico Babina
© Federico Babina

O artista italiano Federico Babina compartilhou conosco sua mais recente série de ilustrações. "Planimal" explora uma ligação entre a arquitetura e o mundo natural, traduzindo diferentes animais em plantas arquitetônicas. Babina reimagina os espaços arquitetônicos como “objetos narrativos que nos abrigam e conduzem em um fantástico labirinto de uma realidade onírica; arquiteturas imaginadas como esculturas zoomórficas."

Casas, museus e igrejas são representados como leões rugindo, cobras rastejantes e baleias no mar, com espaços dinâmicos compostos por curvas e retas, sólidos e vazios, sons e silêncios, luzes e sombras.

© Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina + 26

ARCHIVOIDS de Federico Babina exalta as arquiteturas do vazio

16:00 - 10 Janeiro, 2019
ARCHIVOIDS de Federico Babina exalta as arquiteturas do vazio, © Federico Babina
© Federico Babina

O artista italiano Federico Babina compartilhou conosco seu mais recente trabalho de ilustração arquitetônica. Archivoid procura "esculpir massas invisíveis de espaço" através da leitura de negativos - usando a linguagem arquitetônica de arquitetos famosos do passado e do presente, de Frank Lloyd Wright a Bjarke Ingels.

As imagens de Babina criam um ponto de vista inverso, uma inversão de percepção para uma leitura alternativa do espaço e da própria realidade. Fazendo do espaço negativo seu protagonista, Babina traça as “pegadas arquitetônicas” de arquitetos famosos, unindo misteriosas geometrias com uma combinação de cores vibrantes.

© Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina + 9

Federico Babina cria cenários inspirados em grandes arquitetos da história em ARCHIPLAY

15:00 - 9 Novembro, 2016

Arquitetura é a cenografia do mundo real

Em sua mais recente série de ilustrações, Federico Babina apresenta cenários criados no estilo de 27 grandes arquitetos da história, empregando elementos emblemáticos de algumas de suas principais obras.

Veja a série ARCHIPLAY completa, com Le Corbusier, Louis Kahn, Rem Koolhaas e Zaha Hadid, a seguir.

© Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina + 29

Federico Babina analisa plantas de mestres da arquitetura na série ARCHIPLAN

15:00 - 25 Julho, 2016

"A planta arquitetônica é uma fórmula para ordenar a anarquia do espaço."

Nas mais recentes ilustrações de Federico Babina, o artista explora o estilo de projeto de 25 grandes arquitetos da história, abstraindo as plantas de algumas de suas mais famosas criações em simples composições geométricas. As ilustrações resultantes lembram labirintos dinâmicos ou símbolos abstratos e são o que Babina chama de "grafologias planimétricas".

"Analisar uma planta arquitetônica é como realizar um estudo grafológico", explica Babina. "As plantas são como assinaturas dos arquitetos e podem revelar detalhes conceituais sobre as personalidades artísticas e estéticas de seus autores."

Veja a série completa de ilustrações ARCHIPLAN , a seguir.

Federico Babina cria "retratos arquitetônicos" de grandes escritores

07:00 - 8 Junho, 2016

"Mergulhar na leitura de um livro é como estar dentro de uma arquitetura, um espaço metafísico cercado de palavras", comenta Federico Babina sobre sua mais recente série de ilustrações, ARCHIWRITER. Nesta nova série de 27 desenhos, o ilustrador criou "retratos" de autores ao personificar seus estilos de escrita, épocas e locais como ambientes construídos compostos por elementos arquitetônicos e palavras. Intensificando este sentido de individualidade, Babina afirma que os retratos resultantes podem ser "flutuantes, vernaculares, itinerantes, efêmeros, concêntricos, labirínticos, surreais, oníricos ou futurísticos."

Federico Babina reimagina grandes arquitetos num jogo de cartas

14:00 - 8 Maio, 2016

"Sempre gostei do jogo como uma forma de aprendizagem; brincadeiras quase sempre são um prelúdio de ideias sérias", diz Federico Babina sobre sua última série de ilustrações, ARCHICARDS. "O jogo também pode ser um experimento mental. Estou interessado em jogar com a seriedade da arquitetura e a leveza da ilustração".

As ilustrações de Babina convertem 12 das caras mais reconhecíveis da arquitetura num baralho, acompanhadas dos símbolos que caracterizam a maior parte de seus desenhos.

Veja as doze cartas, a seguir.

ARCHILINE: Algumas das maiores obras da arquitetura em "poucas linhas"

15:00 - 10 Dezembro, 2015
ARCHILINE: Algumas das maiores obras da arquitetura em "poucas linhas", © Federico Babina
© Federico Babina

Remover o desnecessário para revelar a alma de algumas das maiores obras da arquitetura, este é o mais recente desafio de Federico Babina. Através de 18 ilustrações, Babina revisitou obras de Le Corbusier, Tadao Ando, MVRDV, Rem Koolhaas entre outros para sintetizar em 'poucas linhas" sua verdadeira essência.

"O objetivo é mostrar volumes, formas e mesmo o estilo da arquitetura icônica através de linhas e geometrias simples", comentou Babina. "O projeto faz parte de um estudo sobre a simplificação e identificação dos elementos básicos para o reconhecimento dos edifícios. A ideia é alcançar uma representação quase abstrata sem perder a essência da representação figurativa."

© Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina + 18

ARCHIZOO: Animais ilustrados a partir de formas arquitetônicas, por Federico Babina

16:30 - 23 Março, 2015
ARCHIZOO: Animais ilustrados a partir de formas arquitetônicas, por Federico Babina, © Federico Babina
© Federico Babina

Federico Babina libertou os animais de ARCHIZOO! Remetendo a imagens de sua infância, o ilustrador imaginou uma criativa série de animais constituídos a partir de formas arquitetônicas.

"Quando era criança, queria ser arquiteto, e agora que sou arquiteto, gostaria de, às vezes, voltar à minha infância", disse Babina. "Nossa mente é capaz de coletar, recordar e guardar milhões de imagens. Uma coisa que sempre me interessou é a associação que podemos fazer entre essas imagens."

Veja o ARCHIZOO, a seguir.

© Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina + 27

ARCHINOWHERE: Um universo arquitetônico paralelo ilustrado por Federico Babina

10:00 - 21 Fevereiro, 2015
ARCHINOWHERE: Um universo arquitetônico paralelo ilustrado por Federico Babina, © Federico Babina
© Federico Babina

Federico Babina acaba de divulgar ARCHINOWHERE, uma "série de ilustrações que representa um universo paralelo onde passado, presente e futuro se entrelaçam", mostrando uma coleção fantástica de versões arquitetônicas "realistas, porém irreais". Os elementos gráficos lúdicos "mantém um equilíbrio entre arquitetura ilustrada e ilustração arquitetônica" para transmitir estórias imaginárias construídas sobre uma fundação de ideais contemporâneos.

© Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina © Federico Babina + 18

ARCHIWINDOW: espiando pelos "olhos da arquitetura"

19:00 - 13 Outubro, 2014
ARCHIWINDOW: espiando pelos "olhos da arquitetura", © Federico Babina
© Federico Babina

Em sua mais recente série, ARCHIWINDOW, Federico Babina se inspira em na principal exposição da Bienal de Veneza deste ano, investigando algumas das mais famosas janelas que a arquitetura tem a oferecer. Babina diz que esta série é "uma pequena reflexão sobre a arquitetura e os elementos que a compõem."

As imagens revelam quão expressivo o elemento "janela" pode ser, posto que muitas das 25 ilustrações são instantaneamente reconhecidas.

"As janelas são os olhos da arquitetura. Através das janelas entram luz e sombra que criam os espaços. As janelas convidam-nos a entrar na paisagem, e são as fissuras pelas quais espiamos a arquitetura", escreve Babina. "Tentei transformar um detalhe em protagonista, enfatizando sua capacidade expressiva. Uma única janela pode abrir um mundo de informação. Ela permite que você se incline para fora e encontre pistas do estilo da arquitetura."

Dê uma olhada nas 25 ilustrações da série ARCHIWINDOW, a seguir. Não deixe de ver também as outras séries de Babina já publicadas em nossa página: ARCHIMUSIC, ARCHIPORTRAIT, ARCHIST, ARCHIBET, ARCHICINE, e ARCHIDAILY.

ARCHISET de Federico Babina: um tributo ao desenho de interiores doss Clássicos do Cinema

16:00 - 11 Fevereiro, 2014
ARCHISET de Federico Babina: um tributo ao desenho de interiores doss Clássicos do Cinema, © Federico Babina
© Federico Babina

Federico Babina já nos surpreendeu diversas vezes com seu trabalho artístico, como as versões "pixeladas" de personagens ícones da arquitetura ou também com ilustrações de algumas obras arquitetônicas que são parte da história do cinema. Desta vez, o arquiteto e ilustrador, nos deleita com uma nova série chamada ARCHISET,onde nos apresenta os sets de algumas das cenas mais memoráveis dos clássicos do cinema.

A série é composta de 17 ilustrações - que através de seções - Babina nos mostra a cenografia e a interação dos personagens de filmes como: "Laranja Mecânica" de Stanley Kubrick; "Tudo Sobre Minha Mãe" do espanhol Pedro Almodóvar  e "Vertigo " do grande Hitchcock.

Confira a série completa.

Archibet: um alfabeto ilustrado da Arquitetura

19:00 - 29 Janeiro, 2014
Archibet: um alfabeto ilustrado da Arquitetura, © Federico Babina
© Federico Babina

O arquiteto e ilustrador de Barcelona, Federico Babina, está de novo por aqui, desta vez para mostrar a "Archibet Cityt", uma cidade baseada na linguagem da arquitetura. Da Riolo Parish Curch de Alvar Aalto à Biblioteca e Centro de Aprendizagem em Viena de Zaha Hadid, a coleção reimagina 26 famosas obras da arquitetura em uma série de letras que, segundo Babina, expressam a "heterogeneidade de formas e estilos" que compõem nossa profissão. Cada letra é desenhada segundo a interpretação do estilo de um arquiteto, compondo a paisagem urbana que Babina chamou de "Archibet".

Veja todas as ilustrações a seguir...