Expiatory Temple of the Sagrada Família

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Antoni Gaudí, simbiose da forma e da técnica

Quando o arquiteto catalão Antoni Gaudí (25 de junho de 1852 - 10 de junho de 1926) se formou na Escola de Arquitetura de Barcelona, em 1878, o então diretor Elies Rogent declarou: "Senhores, estamos aqui hoje na presença de um gênio ou de um louco!" [1] Mais de um século depois, essa tensão ainda é evidente no trabalho de Gaudí; embora seja amplamente considerado genial, seu estilo distinto permanece ímpar na história da arquitetura – ao mesmo tempo inspirador e bizarro, nunca se encaixou em nenhum movimento estilístico.

Antoni Gaudí, simbiose da forma e da técnica - Image 1 of 4Antoni Gaudí, simbiose da forma e da técnica - Image 2 of 4Antoni Gaudí, simbiose da forma e da técnica - Image 3 of 4Antoni Gaudí, simbiose da forma e da técnica - Image 4 of 4Antoni Gaudí, simbiose da forma e da técnica - Mais Imagens+ 5

Clássicos da Arquitetura: La Sagrada Familia / Antoni Gaudi

A obra do Temple Expiatori de la Sagrada Família começou em 1882, mais de um século atrás e permanece em construção, com conclusão prevista para 2026. É, talvez, a estrutura mais conhecida do modernismo catalão, atraindo mais de três milhões de visitantes anualmente. O arquiteto Antoni Gaudí trabalhou no projeto até sua morte em 1926, mesmo sabendo que não viveria para vê-lo finalizado.

Clássicos da Arquitetura: La Sagrada Familia / Antoni Gaudi - Image 1 of 5Clássicos da Arquitetura: La Sagrada Familia / Antoni Gaudi - Image 2 of 5Clássicos da Arquitetura: La Sagrada Familia / Antoni Gaudi - Image 3 of 5Clássicos da Arquitetura: La Sagrada Familia / Antoni Gaudi - Image 4 of 5Clássicos da Arquitetura: La Sagrada Familia / Antoni Gaudi - Mais Imagens+ 33

Construção da Sagrada Família é acelerada com tecnologia de impressão 3D

De acordo com o jornal britânico BBC, a construção da Sagrada Família em Barcelona, obra de Antoni Gaudí que já dura 133 anos, está sendo acelerada pelo uso da tecnologia de impressão 3D. Na realidade, o processo construtivo já utiliza essa tecnologia há 14 anos, quando, em 2001, esta foi introduzida como um modo de agilizar a prototipagem dos complexos componentes do edifício.

O processo usa impressoras 3D estereolitográficas que constroem os protótipos camada por camada, resultando em um material semelhante ao gesso. Esse método permite que os construtores alterem manualmente os protótipos, atendendo às demandas específicas do edifício.

Torre Eiffel e Burj Khalifa entre cenários favoritos para "selfies"

Uma pesquisa recente descobriu que (sem surpresas) a Torre Eiffel e o Burj Khalifa - o edifício mais alto do mundo - estão entre os três cenários mais populares para "selfies". O estudo, realizado pela attractiontix, utilizou dados do Instagram para gerar a lista, que conta também com ícones como o Coliseu de Roma e a Sagrada Familia em Barcelona.

Os 10 cenários mais populares (em ordem) são:

Os 9 edifícios mais controversos de todos os tempos

Faz pouco mais de um ano que foi revelado o Estádio Al-Wakrah de Zaha Hadid em Doha, Qatar, e nos doze meses seguintes, parece que esta edificação nunca saiu dos noticiários. Mais recentemente, observações feitas por Hadid sobre as mortes de trabalhadores da construção civil em condições de trabalho questionáveis no Qatar geraram uma tempestade de mídia de proporções jurídicas. O estádio de Hadid tem sido amplamente ridicularizado devido a sua aparência "biológica", para não mencionar o fato de que a Copa do Mundo de 2022 no Qatar, para qual o estádio foi construído, também encontrou uma tempestade de controvérsias próprias.

As críticas em torno do Al Wakrah nos levaram a procurar os edifícios mais debatidos no mundo. Poderia o Al Wakrah ser o edifício mais controverso de todos os tempos? Confira uma lista do ArchDaily de nove candidatos, a seguir.

Descubra quais edificações estão no topo desta controversa lista na continuação.

A Sagrada Família mais perto de ser concluída

A Basílica da Sagrada Família em Barcelona divulgou suas metas planejadas para os próximos anos, mostrando em um pequeno vídeo que a ousada estrutura de Antoni Gaudí pode finalmente ser concluída. A Sacristia e a cornija superior serão construídas entre este ano e o próximo, ao passo que novos vitrais serão instalados, inundando o espaço interno da basílica com ainda mais luz e cores.