Estúdio Flagrante

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Wes Anderson no Rio de Janeiro: a arquitetura fantástica do Palácio Quitandinha em Petrópolis

A indústria do entretenimento costuma oferecer à arquitetura alguns de seus programas mais inusitados. De parques temáticos que exploram tempos perdidos e mundos ainda não descobertos a Las Vegas, cidade já muito estudada por suas características urbanas particulares e numerosos edifícios de hotéis e cassinos que apresentam, lado a lado, uma infinidade de estilos arquitetônicos.

No Brasil não é diferente e o impulso em explorar a economia do entretenimento resultou, em meados do século XX, em um singular edifício em estilo normando-francês, construído na serra do Rio de Janeiro: o Palácio Quitandinha

© Estúdio FlagrantePalácio Quitandinha, onde desde 2007 funciona o Sesc Rio. Image © Estúdio Flagrante© Estúdio Flagrante© Estúdio Flagrante+ 13

Dicas para usar o concreto aparente em seus projetos

Não há como negar. O concreto aparente é o queridinho entre os arquitetos. Atualmente, vem sendo adotado em uma gama de construções e tipologias, desde obras de infraestrutura até projetos residenciais. Além de suas qualidades estruturais, sua aparência também agrada muito. Seu uso oferece determinadas qualidades e flexibilidade que podem garantir diferentes aspectos plásticos aos projetos. Já mostramos como pré-dimensionar estruturas em concreto, ou mesmo entender o que as rachaduras querem nos dizer. A seguir apresentamos algumas dicas para empregar este material e obter o melhor de suas possibilidades quando deixado aparente:

Casa Xieira II / A2 + Arquitectos. Image © Fernando Guerra | FG+SGMUBE / Paulo Mendes da Rocha. Image © Estúdio FlagranteCasa das Histórias Paula Rego / Eduardo Souto de Moura. Image © Pedro KokWabi House / Tadao Ando. Image © Edmund Summer+ 14

As 10 melhores tipografias para projeto de arquitetura

Você já ficou mais de uma hora rolando a barrinha para escolher uma fonte que combinasse com seu trabalho? Antes de começar um projeto já pensa em qual tipografia vai usar? Fica irritado quando lê uma mensagem importante escrita em Comic Sans? Ou se sente ofendido quando uma sentença banal é escrita em caixa alta? Fique tranquilo, você não está sozinho.

Arquitetos e designers apropriam-se constantemente de elementos gráficos como meios expressivos na esquematização de seus trabalhos. Dentre eles, o mais comum são os desenhos, numa variedade constante entre técnicas, estilos e padrões. Mas entre os elementos que compõem as pranchas, painéis e desenhos, técnicas e modelos, há um fragmento particular que os ajuda na composição e identidade: o uso da Tipografia.

Casa da Arquitectura celebra dois anos de atividades com série de eventos em Matosinhos

A Casa da Arquitectura – Centro Português Arquitectura completa nos próximos dias 15, 16 e 17 de novembro dois anos de atividade no reabilitado Quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos, e vai celebrar com uma série de atividades de entrada livre durante os três dias.

Em foco: Kengo Kuma

Kengo Kuma (nascido em 8 de agosto de 1954) é um dos arquitetos japoneses de maior expressividade atualmente. Suas reinterpretações de elementos tradicionais da arquitetura japonesa envolvem inovações no uso de materiais naturais e novas formas de pensar a relação da luz com o espaço. Seus edifícios não buscam se dissolver na paisagem, como fazem algumas obras japonesas atuais, em vez disso, sua arquitetura busca manipular elementos tradicionais, criando obras de discurso claro que apresentam relação com seus entornos. Estas misturas de elementos tradicionais e high-tech se provaram bem sucedidos em todo o Japão e outras partes do globo, e a obra recente do arquiteto tem extravasado os limites da terra do sol nascente e invadido a China e outros países ocidentais. 

Prefeitura de São Paulo abre consulta pública sobre o projeto do Parque Minhocão

A prefeitura de São Paulo inicia hoje, 17 de maio, uma consulta pública sobre o projeto do parque que será construído sobre o elevado Presidente João Goulart - o Minhocão - anunciado em fevereiro deste ano. O novo equipamento ocupará um trecho de cerca de 900 metros trecho entre a Praça Roosevelt e o Largo do Arouche.

Apartamento Mario Ferraz / LVPN Arquitetura

© FLAGRANTE / Romullo Baratto Fontenelle
© FLAGRANTE / Romullo Baratto Fontenelle

© FLAGRANTE / Romullo Baratto Fontenelle© FLAGRANTE / Romullo Baratto Fontenelle© FLAGRANTE / Romullo Baratto Fontenelle© FLAGRANTE / Romullo Baratto Fontenelle+ 25

Bairro Itaim Bibi, Brasil
  • Arquitetos: LVPN Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, Portobello, Doimo - Marcelo Ligieri, Estúdio Bola, Galpão ALR, +6

Geração Z: 6 provas de que a arquitetura e as cidades estão sendo redefinidas

Nos últimos vinte anos, o mundo nunca esteve tão conectado. Na transição do século, a digitalidade parece ter invado as camadas analógicas e redefinido padrões, estilos de vida, interações e a maneira como nos conectamos e utilizamos os espaços. Essa redefinição social é fortemente atribuída à chamada Geração Z, ou seja, o grupo de pessoas definido por aqueles nascidos na transição do século XX ao XXI, entre as décadas de 1990 e 2010. Mas você conhece as características deste grupo?

Clássicos da Arquitetura: As Arquiteturas do Parque Ibirapuera / Oscar Niemeyer

Este artigo foi originalmente publicado em 20 de julho de 2018. Para ler sobre outros projetos icônicos de arquitetura, visite nossa seção Clássicos da Arquitetura.

O Parque Ibirapuera constitui-se de um marco na cidade de São Paulo e na arquitetura moderna brasileira. Abrigando um conjunto de cinco edifícios culturais conectados por leve e sinuosa marquise, o projeto concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer em harmonia ao paisagismo, é como uma poesia pairando na malha urbana paulistana.

Com projeto encomendado em 1951 pelo Governador Lucas Nogueira Garcez, responsável por instituir uma comissão idealizadora composta por representantes dos Poderes Público e Privado nas comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, decidiu-se que o parque tornaria-se marco para a capital, servindo como importante chave cultural e de lazer. A ideia, que já havia sendo discutida anteriormente por Ciccillo Matarazzo, permitiu então a idealização de uma proposta que abrigava um conjunto de edifícios de caráter cultural e artístico.

Palácio das Exposições. Image © Romullo BarattoAuditório Oscar Niemeyer. Image © Manuel SáPalácio da Agricultura / Museu de Arte Contemporânea. Image © Manuel SáPalácio da Agricultura / Museu de Arte Contemporânea. Image © Manuel Sá+ 34

Arquitetos brasileiros homenageiam Paulo Mendes da Rocha

Hoje comemoramos os 90 anos de vida de Paulo Mendes da Rocha. Com uma integridade única em sua forma de pensar e projetar, sua carreira já foi laureada com as maiores premiações que um arquiteto pode receber, do Prêmio Prizker em 2006 até os mais recentes Leão de Ouro da Bienal de Veneza e Prêmio Imperial do Japão em 2016. Aqui, ao invés de enaltecer ainda mais os projetos realizados, pedimos depoimentos de arquitetos que conviveram com o aniversariante para compartilhar conosco parte de suas histórias, falarem sobre o arquiteto e como o pensamento dele os influenciou.

Projeto de Paulo Mendes da Rocha para o parque Ibirapuera é cancelado pela prefeitura de São Paulo

Paulo Mendes da Rocha é, atualmente, o nome que mais desperta admiração e respeito na arquitetura brasileira, e por muito pouco não pôde contar, em sua extensa lista de obras, com um projeto de intervenção na obra de outro mestre, Oscar Niemeyer. Contratado em 2015 pela anterior gestão municipal de São Paulo para realizar um projeto de adequação no parque Ibirapuera, a proposta do vencedor do Pritzker de 2006 foi engavetada em dezembro do ano passado.

12 Exposições que mostram que a arquitetura não precisa ser permanente para ser potente

Ao pensar em arquitetura, lembramos, inevitavelmente, das obras do passado. Construções feitas para resistir à passagem do tempo encontram na idade um forte aliado, assegurando-se na história da humanidade. A permanência, porém, é um peso a ser suportado e, nesse sentido, a arquitetura dita efêmera não deve ser considerada inferior. 

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitetura é inaugurado em Matosinhos

Inaugura hoje, 17 de novembro, a nova instalação da Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitetura, localizada na cidade de Matosinhos, zona metropolitana do Porto.

Criada em 2007 na mesma cidade, a Casa da Arquitectura é uma entidade cultural sem fins lucrativos que tem vindo a afirmar-se no universo da criação e programação de conteúdos para a divulgação e afirmação nacional e internacional da arquitetura junto da sociedade. A sua ação envolve não só arquitetos, mas pessoas e entidades de várias áreas culturais e sociais que incentivam e patrocinam a missão em que acreditam no interesse público da arquitetura.

Heinz Emigholz: o cineasta que todo arquiteto deveria conhecer

Quando se pensa em arquitetura no cinema alguns nomes conhecidos vêm logo à mente: Michelangelo Antonioni, Wim Wenders, Jacques Tati, Wes Anderson, entre diversos outros que lançam, através de seus filmes, um olhar sobre a arquitetura que é, sem dúvida, digna de atenção por parte dos arquitetos.

Entretanto, raros são os cineastas que dedicam suas obras exclusivamente à arquitetura, ao objeto construído, inserido em seu contexto - seja urbano, suburbano ou rural. Mesmo que se argumente que, em Playtime, Tati atribua à arquitetura uma importância que não se limita ao pano de fundo; e mesmo que em Metropolis de Fritz Lang a imagem da cidade distópica seja, talvez, a que mais perdure na memória de quem assistiu à película, a narrativa destes filmes não se limita à arquitetura (ou à cidade), mas envolve personagens, diálogos, trilha sonora e todas as tensões estabelecidas por esses elementos.

Paulo Mendes da Rocha recebe a Medalha de Mérito Cultural de Portugal

Paulo Mendes da Rocha, o arquiteto brasileiro mais premiado da história, acrescenta hoje mais uma medalha à sua coleção, a Medalha de Mérito Cultural, uma condecoração civil portuguesa que se destina a distinguir indivíduos ou grupos, nacionais ou estrangeiros, pela sua dedicação ao longo do tempo a atividades de ação ou divulgação cultural.

Prefeitura de São Paulo pretende restringir acesso de pedestres ao Minhocão

A Prefeitura Regional da Sé apresentou ao Ministério Público de São Paulo, no dia 10 de fevereiro deste ano, uma proposta para restringir o acesso de pedestres ao Minhocão durante os fins de semana. As novas regras, que ainda não há previsão para serem implementadas, foram aprovadas pelo promotor César Martins, de Habitação e Urbanismo, nos primeiros dias deste mês.

Segundo ele, o uso seria permitido apenas das 15h30 às 19h, aos sábados, e das 10h às 16h, aos domingos. O elevado é fechado atualmente para a circulação de veículos às 15h dos sábados e reabre às 6h30 das segundas-feiras, intervalo em que é usado por pedestres.

Jogos Olímpicos Rio 2016, seis meses depois: O que restou na Cidade Maravilhosa

Seis meses após a pira olímpica ter sido apagada, os locais dos Jogos, que antes reuniam turistas, locais e atletas do mundo inteiro em uma festa global, mostram agora uma realidade diametralmente oposta: sem manutenção, os equipamentos lembram ruínas, fantasmas do que foram há menos de um ano.

O que restou dos Jogos Olímpicos inundou as páginas da mídia internacional, que através de fotografias registraram o estado de conservação dos estádios, quadras, piscinas e campos que receberam a maior celebração do esporte mundial em 2016.

Panoramas 360° em São Paulo: Participe e ajude a ampliar o acesso à arquitetura

Há oito anos o ArchDaily mergulhou na missão de se tornar a maior fonte de informação, inspiração e ferramentas para os arquitetos, assim, não podemos deixar de lado as novas tecnologias de representação do espaço, mas sim, devemos incorporá-las ao nosso conjunto de instrumentos que nos ajudam a seguir cumprindo diariamente nossa missão.

Com isso em mente, convidamos nossos leitores de São Paulo a nos enviarem Panoramas 360° de algumas obras emblemática da cidade, ajudando-nos a ampliar o acesso à arquitetura ao público de diferentes partes do mundo. Os melhores panoramas serão publicados em nossa página, juntando-se ao material que já temos publicado sobre a respectiva obra.