Erik Jan Ouwerkerk

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Modos de saber: a sustentabilidade holística da arquitetura vernacular africana

Quando chegam os dias mais quentes do verão na cidade de Djenné, no coração do Mali, é momento de celebrar a La Fête de Crépissage, ou a “Festa do Reboco”. Acontece que, todos os anos é preciso reparar e reforçar as imensas paredes de barro da Grande Mesquita de Djenné, Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos mais impressionantes marcos arquitetônicos de todo o continente africano.

Primary School in Gando . Image © Erik Jan Ouwerkerkvia MASS Design Groupvia MASS Design GroupPrimary School in Gando . Image © Erik Jan Ouwerkerk+ 10

Francis Kéré recebe a Medalha de Arquitetura da Fundação Thomas Jefferson 2021

O arquiteto e fundador do escritório com sede em Berlim Kéré Architecture, Francis Kéré, acaba de ser galardoado com a Medalha de Arquitetura da Fundação Thomas Jefferson de 2021. Organizado em parceria pela Universidade da Virginia e pela Fundação Thomas Jefferson em Monticello, a Medalha de Arquitetura da Fundação Thomas Jefferson é uma das quatro honrarias concedidas pela Fundação anualmente. Levando o nome do terceiro presidente dos Estados Unidos, as quatro medalhas buscam reconhecer importantes contribuições no campo da arquitetura, cidadania, inovação e direito.

Serpentine Pavilion 2017, designed by Francis Kéré.. Image © Iwan BaanXylem Pavilion / Kéré Architecture. Image © Iwan BaanPrimary School in Gando Extension. Image Courtesy of Kéré ArchitectureBenin's National Assembly in Porto-Novo Proposal. Image Courtesy of Kéré Architecture+ 12

Francis Kéré é selecionado para projetar o Serpentine Pavilion 2017

O Serpentine Galleries anunciou que o Serpentine Pavilion 2017 será projetado por Diébédo Francis Kéré (Kéré Architecture), um arquiteto africano que trabalha entre Berlim, Alemanha, e sua cidade natal Gando, em Burkino Faso. O projeto que será construído neste verão nos Kensington Gardens de Londres compreende uma cobertura expansiva apoiada sobre por uma estrutura de aço, imitando a copa de uma árvore. De acordo com Kéré, o projeto para a cobertura se inspira em uma árvore que serve como ponto de encontro para a vida em Gando. Alinhado com os critérios para a seleção do Serpentine Pavilion, o arquiteto Kéré ainda não realizou nenhum edifício permanente na Inglaterra.

Moradia para os professores de Gando / Kéré Architecture

  • Arquitetos: Kéré Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  930
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2004

© Erik-Jan Ouwerkerk© Erik-Jan Ouwerkerk© Erik-Jan Ouwerkerk© Erik-Jan Ouwerkerk+ 7

Anexo da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture

  • Arquitetos: Kéré Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  318
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008

© Erik-Jan Ouwerkerk © Erik-Jan Ouwerkerk © Erik-Jan Ouwerkerk © Erik-Jan Ouwerkerk + 9

Escola Primária em Gando / Kéré Architecture

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  310
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2001

© Erik-Jan Ouwerkerk© Erik-Jan Ouwerkerk© Erik-Jan Ouwerkerk© Erik-Jan Ouwerkerk+ 8