ELEMENTAL

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade

No Novo México, os canais de irrigação que estão em operação contínua há três séculos abastecem e nutrem as terras úmidas do sudoeste americano. Esses canais são conhecidos como Acequias – sistemas de água gerenciados comunitariamente construídos com base na tradição democrática. Os membros da comunidade são proprietários dos direitos sobre a água, que elegem uma equipe de três pessoas para supervisionar os canais. No Cairo e em Barcelona, a Praça Tahrir e a Plaza de Catalunya atuaram como locais importantes para expressar insatisfação política. Os protestos na Praça Tahrir em 2011, por exemplo, resultaram na queda de um governo de quase 30 anos.

Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Image 1 of 4Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Image 2 of 4Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Image 3 of 4Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Image 4 of 4Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Mais Imagens+ 6

10 maquetes de cimento para representar projetos de arquitetura

Se vens buscando como apresentar o seu último projeto e este caracteriza-se pelo peso de seus elementos, seu caráter monolítico ou por sua textura expressiva, é provável que um modelo de gesso ou cimento seja muito adequado para mostrar suas qualidades.

10 maquetes de cimento para representar projetos de arquitetura - Image 1 of 410 maquetes de cimento para representar projetos de arquitetura - Imagem de Destaque10 maquetes de cimento para representar projetos de arquitetura - Image 2 of 410 maquetes de cimento para representar projetos de arquitetura - Image 3 of 410 maquetes de cimento para representar projetos de arquitetura - Mais Imagens+ 6

100 Croquis de arquitetura

Com cada vez mais opções de ferramentas digitais à disposição dos arquitetos, é de se perguntar por que o croqui continua sendo um dos meios de representação mais valorizados no campo da arquitetura. Renderizações, modelos tridimensionais e realidade virtual são, sem dúvidas, adventos poderosos que permitem transmitir as ideias por trás de um projeto. Mas num mundo ditado por ações rápidas na velocidade de uma story de Instagram, parece que nada supera a rapidez e a conveniente imprecisão de um croqui.

Enquanto alguns são rabiscos quase caóticos, desenvolvidos durante a etapa projetual, outros são verdadeiras obras de arte, que ajudam a convencer os clientes da obra proposta. A seguir, compilamos 100 exemplos de croquis feitos por arquitetas e arquitetos do mundo todo que podem lhe servir de inspiração.

Tema da Bienal de Veneza oferece uma esperança para o futuro da profissão

No final de agosto, a Bienal de Veneza 2016, que será dirigida pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena, anunciou o tema de seu evento. O provocativo título escolhido por Aravena - "Reporting From the Front" - é carregado de implicações de uma batalha contra o que ele chama de "inércia da realidade."

"Mais e mais pessoas no planeta estão em busca de um lugar decente para viver e as condições para alcançá-lo estão cada vez mais difíceis", explica Aravena em seu comunicado. "Mas ao contrário de guerras militares, onde ninguém ganha e onde há um sentimento predominante de derrota, na linha de frente do ambiente construído há uma sensação de vitalidade, porque a arquitetura consiste em olhar para a realidade com uma proposta."

Aravena terá um grande desafio pela frente. A Bienal anterior, de 2014, que teve como curador Rem Koolhaas, foi extremamente bem sucedida e muito elogiada pelos críticos. Ela também foi considerada como o evento mais esperado da história da Bienal, após anos de tentativa em convencer Koolhaas. Mas se a Bienal de Koolhaas foi o evento em que as pessoas olhavam para a frente, eu acredito - ou melhor, espero - que Bienal de Aravena será aquele evento em que as pessoas olharão para trás nas próximas décadas.

A explosão internacional da arquitetura chilena

O Leão de Prata concedido ao Pavilhão do Chile na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano, o Prêmio MCHAP Emerging Architecture para a Casa Poli do escritório Pezo von Ellrichshausen e a recente inauguração do pavilhão de Smiljan Radic para o Serpentine Gallery não são casos isolados, mas um reflexo de uma arquitetura chilena - já madura - que consegue afastar o país da imagem de uma nação rural no fim do mundo ocupada por residências unifamiliares salpicadas sobre uma geografia acidentada; uma arquitetura que se reconcilia com seus centros urbanos, projetando-os na cena mundial.

Neste contexto, o jornal britânico Financial Times dedicou um artigo a este boom de arquitetos já consolidados, como Smiljan Radic, Mathias Klotz, Pezo von Ellrichshausen e Elemental. O que ocasionou esse impulso da arquitetura chilena?

ELEMENTAL propõe 14 km de passeios para pedestres e ciclovias em Santiago

O escritório ELEMENTAL divulgou detalhes sobre o projeto de criação de um percurso para pedestres e ciclistas que em 14,5 km de extensão juntará as comunidades de Vitacura, Providencia, Recoleta e Huechuraba, rodeando a base da colina de San Cristóbal e seguindo a linha do antigo Canal del Carmen, na cidade de Santiago, Chile.

O custo total do projeto será na ordem dos 16 milhões de dólares, e será realizado em duas etapas. A primeira estará finalizada em março de 2015 e ocupará o setor ocidental do parque, com 7,2 km de extensão. A segunda etapa deverá ser entregue em setembro de 2015, e será desenvolvida no setor leste, com uma extensão de 7,3 km.

Conheça a seguir a proposta do ELEMENTAL, que busca gerar um espaço que facilite a intensidade de uso, promovendo o desenho de espaços públicos de qualidade: "O Passeio Metropolitano, por ser plano, horizontal e sem cruzamento de veículos promove um local mais democrático do espaço público".

ELEMENTAL propõe 14 km de passeios para pedestres e ciclovias em Santiago - Image 2 of 4ELEMENTAL propõe 14 km de passeios para pedestres e ciclovias em Santiago - Image 3 of 4ELEMENTAL propõe 14 km de passeios para pedestres e ciclovias em Santiago - Image 4 of 4ELEMENTAL propõe 14 km de passeios para pedestres e ciclovias em Santiago - Image 5 of 4ELEMENTAL propõe 14 km de passeios para pedestres e ciclovias em Santiago - Mais Imagens+ 7

Ban vs. Schumacher: Os arquitetos deveriam assumir responsabilidades sociais?

Recentemente, Patrik Schumacher, o braço direito de Zaha Hadid, tentou impor os limites da arquitetura em um post no Facebook digno de um Millenial. O tom era prescritivo e caracterizado por uma aplicação liberal do caps lock . Em um mundo ideal, poderia ter sido ignorado coletivamente, mas a discussão se estendeu por vários segmentos do Facebook e inspirou uma resposta da mídia. Aqui está um resumo: a contribuição da arquitetura para a sociedade é a forma, não o politicamente correto e não a arte, que não tem uma função para além de si. Com mais que apenas uma pitada de indignação, ele denuncia especificamente os vencedores da Bienal de Veneza 2012. Ele não estava na lista. Egos feridos à parte, o comentário abriu espaço para uma questão profunda e onipresente dentro da nossa disciplina: O que os arquitetos oferecem que ninguém mais pode oferecer?

Tipologia habitacional "metade pronta" do ELEMENTAL: um sucesso em qualquer circunstância

Desde a primeira vez que desenvolveu a tipologia para o projeto Quinta Monroy em Iquique, Chile, a "casa metade pronta" se tornou quase uma assinatura do ELEMENTAL: eles utilizaram a técnica em outras cidades no Chile, bem como em seu projeto Monterrey, no México. A tipologia foi desenvolvida como um meio de lidar com orçamentos extremamente limitados, permitindo aos governos prover habitações para seus cidadãos a preços incrivelmente baixos, todavia, criando casas que suprem as necessidades de seus moradores e ainda adquirem valor com o passar do tempo. Recentemente, o escritório aplicou a teoria no projeto Villa Verde Housing, publicado no ArchDaily Brasil.

Saiba mais sobre a tipologia e como ela foi aplicada em Villa Verde, a seguir...