Dominic Sansoni

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Respostas arquitetônicas para crises humanitárias: indo além do projeto

Após décadas de crises socioculturais e econômicas em todo o mundo, a comunidade arquitetônica percebeu que é hora de "projetar como se ela se importasse". E com isso, abraçou um movimento que viu arquitetos e designers usarem suas habilidades a fim de desenvolver soluções para crises humanitárias, desde a construção de habitações modulares e mapeamento de paisagens, até o desenvolvimento de aplicativos ou documentários, tudo de um ponto de vista altruísta. Mas, já que, o trabalho pro bono ainda não está enraizado no ethos da arquitetura, como os arquitetos romperam com o modelo tradicional de arquitetura “corporativa” e estabeleceram uma forma de garantir a responsabilidade ética pelo bem-estar humano?

Respostas arquitetônicas para crises humanitárias: indo além do projeto - Image 1 of 4Respostas arquitetônicas para crises humanitárias: indo além do projeto - Image 2 of 4Respostas arquitetônicas para crises humanitárias: indo além do projeto - Image 3 of 4Respostas arquitetônicas para crises humanitárias: indo além do projeto - Image 4 of 4Respostas arquitetônicas para crises humanitárias: indo além do projeto - Mais Imagens+ 3

Os projetos humanitários de Shigeru Ban

Os projetos humanitários de Shigeru Ban - Imagem de Destaque
Catedral Cardboard. Imagem © Stephen Goodenough

Shigeru Ban, Premio Pritzker de 2014, é conhecido pelo seu uso inovador de materiais assim como pela sua abordagem compassiva em seus projetos. Por um pouco mais de três décadas, Ban, fundador da Voluntary Architects Network, também aplicou seu extenso conhecimento em materiais recicláveis, principalmente papel e papelão, para construções de alta qualidade, abrigos de baixo custo para vítimas de desastres em todo o mundo – Ruanda, Haiti, Turquia e Japão, são alguns dos países que receberam seus projetos.

Os projetos humanitários de Shigeru Ban - Image 11 of 4Os projetos humanitários de Shigeru Ban - Image 14 of 4Os projetos humanitários de Shigeru Ban - Image 18 of 4Os projetos humanitários de Shigeru Ban - Image 24 of 4Os projetos humanitários de Shigeru Ban - Mais Imagens+ 20

Shigeru Ban projetará 20 mil novas habitações para refugiados no Quênia

O arquiteto Shigeru Ban assinou recentemente um acordo com a UN-Habitat - a agência das Nações Unidas encarregada de orientar o desenvolvimento sustentável - para projetar 20 mil novas habitações para refugiados no assentamento de Kalobeyei, no Quênia. Atualmente lar de mais de 37 mil refugiados, o assentamento em breve ultrapassará sua capacidade original de 45 mil - mais de 17 mil chegaram apenas este ano.

"O principal será projetar e construir um abrigo onde não seja necessária nenhuma supervisão técnica, usando materiais disponíveis nos arredores e ecológicos. É importante que as casas possam ser facilmente mantidas pelos habitantes ".

Em foco: Shigeru Ban

Shigeru Ban, nascido em 5 de agosto de 1957, é um arquiteto japonês vencedor do Prêmio Pritzker 2014 por sua significativa contribuição às inovações na arquitetura e filantropia. Sua habilidade de em aplicar conhecimentos convencionais em diferentes contextos resultou uma obra caracterizada pela sofisticação estrutural e uso de técnicas e materiais pouco convencionais.

Prêmio Pritzker 2014: Habitação Pós-Tsunami / Shigeru Ban Architects

Prêmio Pritzker 2014: Habitação Pós-Tsunami / Shigeru Ban Architects - SustentabilidadePrêmio Pritzker 2014: Habitação Pós-Tsunami / Shigeru Ban Architects - SustentabilidadePrêmio Pritzker 2014: Habitação Pós-Tsunami / Shigeru Ban Architects - SustentabilidadePrêmio Pritzker 2014: Habitação Pós-Tsunami / Shigeru Ban Architects - SustentabilidadePrêmio Pritzker 2014: Habitação Pós-Tsunami / Shigeru Ban Architects - Mais Imagens+ 1

  • Arquitetos: Shigeru Ban Architects; Shigeru Ban Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  71
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007