NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

RIBA anuncia os vencedores do National Award 2021

MK Gallery (Milton Keynes) by 6a architects  . Image Courtesy of RIBA
MK Gallery (Milton Keynes) by 6a architects . Image Courtesy of RIBA

O Royal Institute of British Architects acaba de anunciar a lista dos 54 projetos premiados na última edição do RIBA National Awards, destacando algumas das mais significativas realizações arquitetônicas dos últimos anos no Reino Unido. Abarcando uma vasta gama de diferentes tipologias, desde residenciais unifamiliares a conjuntos habitacionais, edifícios educacionais, culturais, instalações esportivas e hospitais, os projetos celebrados nesta edição do RIBA National Awards revelam uma preocupação crescente com a manutenção e salvaguarda do patrimônio construído na industria da arquitetura e construção, bem como um investimento significativo em educação e cultura no país. Criado em 1966, o prêmio nacional do Real Instituto de Arquitetos do Reino Unido oferece um panorama bastante amplo sobre o ambiente construído e as principais tendências da industria da arquitetura e construção no país.

Bayes Centre, University of Edinburgh by Bennetts Associates . Image © Keith HunterBrighton College - School of Science and Sport by Office for Metropolitan Architecture  . Image © Laurian GhinitoiuAberdeen Art Gallery by Hoskins Architects  . Image © dapple photographyCentre for Creative Learning, Francis Holland School (London, SW1W) by BDP  . Image © Nick Caville+ 55

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo

À medida que a arquitetura evolui para incluir novas soluções técnicas e tecnológicas, sistemas estruturais inovadores e programas híbridos, antigos programas e tipologias vão sendo ressignificados. Em busca de desenvolver uma prática de arquitetura mais sustentável, incorporando estratégias passivas, sistemas construtivos e materiais locais, arquitetos e arquitetas estão reinventando a maneira como concebemos e construímos nossos edifícios. Neste contexto, projetos culturais como Bibliotecas, Mediatecas e Centros Culturais são uma excelente oportunidade  para explorar novas tipologias e soluções. Isso se faz ainda mais evidente quando estes edifícios encontram-se implantados em contextos únicos e paisagens urbanas em pleno processo de transformação.

© Tuomas Uusheimo© Fernando Alda© Luc Boegly© Taisuke Ogawa+ 10

10 Cabanas que inovam com seus materiais e sistemas construtivos

Enquanto a imagem tradicional da cabana é a de uma casa de madeira rústica localizada longe de qualquer vestígio da sociedade, os arquitetos têm refutado tais convenções, experimentando com materiais mais novos e considerações tecnológicas para expandir os limites da "cabana" hoje. Quer seja reimaginando a estética, utilizando técnicas de fabricação avançadas para modernizar o rústico, ou mesmo reconfigurando a cabana de madeira para o cenário da cidade, arquitetos e designers têm transformado integralmente a arquitetura da cabana tradicional para uma existência mais contemporânea. Abaixo, consideramos 10 projetos inovadores que alcançam essa transformação por meio de experimentações com diferentes materiais e tecnologias construtivas. Embora cada uma explore diferentes estratégias e funções, muitas compartilham semelhanças em seu uso de sistemas de pré-fabricação, em sua dedicação à sustentabilidade e em sua atenção e otimização de propriedades específicas de materiais.

Yardhouse / Assemble

via Assemblevia Assemblevia Assemblevia Assemble+ 23

  • Arquitetos: Assemble
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014

Teatro Potemkin / Maich Swift Architects

© David Grandorge© David Grandorge© David Grandorge© David Grandorge+ 19

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: J&C Joel, Metsa Woods, Oricalcum, WISA

Estúdio Harewood / Hugh Strange Architects

© David Grandorge© David Grandorge© David Grandorge© David Grandorge+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  29
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hafele, Hargreaves, Hylite, MK Electric, Mapei

Sede da Bloomberg de Foster + Partners vence o Prêmio Stirling 2018 de melhor edifício do Reino Unido

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou a Sede Europeia da Bloomberg, projetada por Foster + Partner, como o vencedora do Prêmio Stirling 2018. Visto como o mais prestigiado prêmio de arquitetura do Reino Unido, este prêmio é dado ao edifício "que fez a maior contribuição para a evolução da arquitetura em um determinado ano". Selecionado de uma lista de seis projetos, o projeto destaca a colaboração entre um cliente cívico e arquiteto, bem como abordar o domínio público.

© Nigel Young© James Newton© Nigel Young© Nigel Young+ 37

RIBA anuncia seis projetos que concorrem ao Prêmio Stirling de 2018

O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) anunciou a lista de seis projetos que concorrem ao Prêmio Stirling de 2018, o mais prestigiado prêmio de arquitetura do Reino Unido, dado ao edifício “que fez a maior contribuição para a evolução da arquitetura em um determinado ano.” Selecionados da lista de vencedores de prêmios nacionais, os prédios finalistas variam de um novo local de trabalho altamente inovador no centro de Londres a um cemitério de paredes de terra batida em Hertfordshire.

Bushey Cemetery, Hertfordshire / Waugh Thistleton Architects. Image © Lewis KahnNew Tate St Ives, Cornwall / Jamie Fobert Architects with Evans & Shalev. Image © Nick HuftonChadwick Hill, University of Roehampton, London / Henley Halebrown. Image © David GrandorgeStorey’s Field Centre and Eddington Nursery, Cambridge / MUMA. Image © Alan Williams+ 30

30 Cortes de auditórios para te inspirar

Abordar o espaço de um auditório através de seus cortes permite entender a representação como uma adequada ferramenta para se aproximar ao projeto de acústica, acessibilidade e iluminação. Estes componentes são os que fazem do desenho de um auditório uma tarefa complexa, e que evidenciam a necessidade de realizar estudos pertinentes e específicos.

Existe uma diversidade de respostas às coxias de um auditório que concebem múltiplas formas de afrontar as demandas que exigem. Por isso, selecionamos uma série de cortes de diferentes auditórios que podem te ajudar a compreender como alguns arquitetos resolveram este desafio.

A seguir, veja a seleção de 30 auditórios que podem te inspirar.

RIBA divulga lista com 46 vencedores do National Awards 2016

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou os vencedores do RIBA National Awards 2016. Os finalistas para o RIBA Stirling Prize para as melhores edificações do Reino Unido do ano serão escolhidos dentre estes 46 edifícios premiados.

Curadores revelam o tema do Pavilhão Báltico na Bienal de Veneza de 2016

O Pavilhão Báltico da Bienal de Veneza de 2016, representando a Estônia, Letônia e Lituânia, explorará os "esforços transformativos em andamento" que estão atualmente "reprogramando uma região inerte além das delimitações dos Estados-nação separados". Isso "pretende explorar o entorno edificado dos Estados Bálticos como um espaço compartilhado de ideias". Localizado no Palasport Arsenale Giobatta Gianquinto, projetado por Enrichetto Capuzzo, um pavilhão desportivo de arquitetura brutalista, situado perto do Arsenale, a exposição será também acompanhada por uma série de eventos correlatos que será apresentada através de um corte transversal do espaço Báltico, desdobrando-se com uma "estratégia não-linear".

Centro Maggie de Lanarkshire / Reiach and Hall Architect

© David Grandorge© David Grandorge© David Grandorge© David Grandorge+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Sky-Frame

Arquivo de Arquitetura / Hugh Strange Architects

© David Grandorge© David Grandorge© David Grandorge© David Grandorge+ 27

Centro Hackney Marshes / Stanton Williams

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
  • Arquitetos: Stanton Williams
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3060
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011

© Hufton+Crow© David Grandorge © Hufton+Crow© David Grandorge + 33