Chiara Ye

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças

Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças - Image 1 of 4Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças - Image 2 of 4Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças - Image 3 of 4Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças - Image 4 of 4Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças - Mais Imagens+ 16

É inquestionável que os ambientes influenciam diretamente no comportamento e nas emoções de seus usuários. Estima-se que os seres humanos passem cerca de 90% de seu tempo de vida em espaços internos, por isso é tão importante que eles favoreçam positivamente nossa capacidade cerebral. Um termo específico para relacionar os estímulos que o cérebro recebe dependendo do ambiente em que está é neuroarquitetura. Diversos estudos têm sido publicados sobre esse tema, a maioria sobre o impacto em ambientes de trabalho. Este artigo pretende abordar sobre esse conceito, enfatizando sua importância no projeto de espaços destinados a crianças na primeira infância.

A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis

A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis - Image 1 of 4A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis - Image 2 of 4A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis - Image 3 of 4A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis - Image 4 of 4A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis - Mais Imagens+ 48

Mobiliários infantils são aqueles - fixos ou móveis - desenhados pensando nas crianças, seja de acordo com os seus princípios ergonômicos e anatômicos, ou de forma a assessorá-las da forma mais adequada. Seguindo essa linha, podemos identificar dois tipos de móveis: (1) aqueles que facilitam a relação entre o cuidador e a criança e (2) os que permitem que a criança os utilize de forma independente.

A grande diferença entre esses dois tipos é que os primeiros possuem dimensões que se adaptam à ergonomia do adulto e o segundo são projetados para atender às necessidades ergonômicas da criança, em cada etapa de seu desenvolvimento. Como o crescimento das crianças ocorre de forma relativamente rápida, é comum que os móveis deste segundo grupo sejam multifuncionais ou mesmo extensíveis.

Escritórios TZ / AE Architects

Escritórios TZ / AE Architects - Interiores De EscritóriosEscritórios TZ / AE Architects - Interiores De EscritóriosEscritórios TZ / AE Architects - Interiores De EscritóriosEscritórios TZ / AE Architects - Interiores De EscritóriosEscritórios TZ / AE Architects - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos de interiores: AE Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Beibo Glass, Kodin, TISCO

Como estimular a autonomia das crianças através da arquitetura e o método Montessori

Maria Montessori começou a desenvolver seu método no início do século XX: trata-se de uma pedagogia científica com o principal objetivo de promover uma educação que contribua positivamente ao desenvolvimento do cérebro da criança, respeitando a individualidade de cada uma delas, estimulando sua autonomia, autoestima e autoconfiança.

Apesar do método ter sido criado no século passado, é agora que a ciência começa a comprovar muitas informações deixadas por Montessori em seu legado. Cada vez mais fala-se sobre aplicá-lo na arquitetura de espaços para as crianças e muito tem-se falado sobre "quartos montessorianos" e sobre a tendência: cama casinha!