Bujnovsky Tamás

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Estufas como espaço de convivência entre a natureza e os seres humanos

Pesquisadores apontam que "proto-estufas" surgiram por conta da vontade do Imperador romano Tibério (42 a.C. a 37 dC) de comer pepinos todos os dias do ano. Como no inverno era impossível cultivar o vegetal na Ilha de Capri, seus jardineiros desenvolveram camas montadas sobre rodas que se moviam para o sol e nos dias de inverno eram postas sob uma cobertura translúcida feita de Selenita (uma variedade de gipsita bem cristalizada e com aparência vítrea). Mas a produção de estufas em grande escala tornou-se mesmo possível após a Revolução Industrial e com a disponibilidade de folhas de vidro produzidas em massa. Desde então, elas têm sido utilizadas para cultivar alimentos e flores, conformando um microclima adequado às espécies vegetais mesmo em locais com climas severos. Mas em alguns casos, essas condições internas também podem ser interessantes para os espaços de vida. A recente premiação de Lacaton & Vassal reacendeu esse assunto. Como é possível criar estufas que possam ser boas para humanos e plantas?

Cabine Modular / IR arquitectura

Cabine Modular / IR arquitectura - Cabanas E PousadasCabine Modular / IR arquitectura - Cabanas E PousadasCabine Modular / IR arquitectura - Cabanas E PousadasCabine Modular / IR arquitectura - Cabanas E PousadasCabine Modular / IR arquitectura - Mais Imagens+ 29

36 Escritórios de arquitetura do Sul Global que você precisa conhecer

36 Escritórios de arquitetura do Sul Global que você precisa conhecer - Image 5 of 4
© Zhou Ruogu/Savoye Photographe

Os países que fazem parte do chamado Sul Global sofreram muitas transformações em suas cidades nos últimos anos devido, sobretudo, ao rápido crescimento dos centros urbanos e aos já conhecidos desafios econômicos e sociais característicos dos países "em desenvolvimento". O crescimento urbano, o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida, a saúde nas cidades e o desenvolvimento de sua própria identidade cultural são algumas das questões com as quais as arquiteturas locais tiveram - e ainda terão - que lidar.

Alguns jovens profissionais da arquitetura entenderam a importância de projetar tendo em vista seu próprio território, conferindo a essa arquitetura uma identidade claramente local. Ao desenvolverem novas tipologias e usarem seus próprios recursos materiais, apresentam soluções inovadoras, específicas para o local e, acima de tudo, essencialmente contemporâneas no sentido de se pensar o futuro da arquitetura e do planeta como um todo.

36 Escritórios de arquitetura do Sul Global que você precisa conhecer - Image 1 of 436 Escritórios de arquitetura do Sul Global que você precisa conhecer - Image 2 of 436 Escritórios de arquitetura do Sul Global que você precisa conhecer - Image 3 of 436 Escritórios de arquitetura do Sul Global que você precisa conhecer - Image 4 of 436 Escritórios de arquitetura do Sul Global que você precisa conhecer - Mais Imagens+ 33