Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

archdaily

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Concreto reforçado com fibras: resistência e leveza

11:00 - 28 Junho, 2019
Concreto reforçado com fibras: resistência e leveza, © UBC
© UBC

A história do concreto remonta à Roma Antiga, há aproximadamente 2000 anos atrás. A mistura de pedra calcária, cinza vulcânica e água do mar, conhecida como “Concreto Romano”, possibilitou a construção de aquedutos, estradas e templos, muitos deles ainda de pé. Algum tempo atrás descobriu-se que essa mistura original forma um mineral chamado tobermorita aluminosa, que se torna mais forte com o passar do tempo.

Centro Heydar Aliyev / Zaha Hadid Architects. Image © Hélène Binet © Samuel McGuire © Samuel McGuire Fibras. Image Cortesia de Swisspearl + 10

O retorno do granilite na arquitetura: fabricação, instalação e exemplos notáveis

16:00 - 30 Maio, 2019
Focal Length / RENESA Architecture Design Interiors Studio. Image © Suryan//Dang
Focal Length / RENESA Architecture Design Interiors Studio. Image © Suryan//Dang

Os revestimentos em granilite são produzidos através da base cimentícia (areia, água e cimento) com grânulos de pedras naturais diversas, e podem ser aplicados em qualquer tipo de superfície horizontal ou vertical. A técnica, produzida a partir de um processo totalmente artesanal, foi amplamente aplicada nos edifícios modernos espalhados por todo o mundo e tem como sua principais vantagens sua durabilidade, resistência (à água e abrasão) e fácil manutenção sendo comumente aplicado em pisos de casas e halls de prédios residenciais e comerciais.

Atualmente, apresenta-se como uma forte tendência da arquitetura contemporânea. É possível confirmar isso observando as diversas marcas que tem apresentado produtos para casa e decoração fabricados a partir da técnica ou que, pelo menos, fazem referências à ela. 

Focal Length / RENESA Architecture Design Interiors Studio. Image © Suryan//Dang Casa Salmen / Office S&M. Image © French + Tye Apartamento Copan / Sabiá Arquitetos. Image © Pedro Vannucchi Parisienne / Miriam Barrio Estudio. Image © Maria Pujol + 24

Como evitar as principais fontes de perda de energia nos edifícios

08:00 - 30 Maio, 2019
Como evitar as principais fontes de perda de energia nos edifícios, O Centro de Inovação UC, do ELEMENTAL, subverte o edifício de escritórios tradicional, conformando um átrio envidraçado em seu interior, e criando menos aberturas.. Image © Nico Saieh
O Centro de Inovação UC, do ELEMENTAL, subverte o edifício de escritórios tradicional, conformando um átrio envidraçado em seu interior, e criando menos aberturas.. Image © Nico Saieh

O conforto térmico fica bastante evidenciado quando não é atendido. Isso porque quando as condições térmicas são adequadas em um local, o corpo encontra-se em equilíbrio com o ambiente e os ocupantes podem simplesmente desenvolver suas atividades normalmente. Pelo contrário, quando um espaço é quente ou frio demais, logo observamos mudanças no nosso humor e corpo. A insatisfação com o ambiente térmico ocorre quando o balanço térmico é instável, ou seja, quando há diferenças entre o calor produzido pelo corpo e o calor do corpo perdido para o ambiente.

ArchiCAD ou Revit, qual escolher?

11:00 - 25 Abril, 2019
ArchiCAD ou Revit, qual escolher?, © ArchDaily
© ArchDaily

Atualmente, existem vários softwares de diversas empresas que são utilizados ao longo do ciclo de vida de um projeto executado sob metodologias BIM, no entanto, no que diz respeito ao estágio de desenvolvimento de modelos, ArchiCAD e Revit são os mais utilizados a nível mundial. Geralmente, considera-se que o Revit tem a maior parte do mercado, embora o ArchiCAD tenha aproximadamente 18 anos a mais. Na verdade, foi o primeiro software BIM no mercado. No entanto, isso não significa que o Revit seja uma ferramenta melhor que o ArchiCAD. Como vamos explorar abaixo, há muitas considerações a se ter em mente antes de chegar a uma conclusão.

Eduardo Souto de Moura é reconhecido com Prêmio Memorial Arnold W. Brunner 2019

16:00 - 18 Abril, 2019
Eduardo Souto de Moura é reconhecido com Prêmio Memorial Arnold W. Brunner 2019, Casa das Histórias Paula Rego. Image © Manuel Sá
Casa das Histórias Paula Rego. Image © Manuel Sá

O arquiteto português Eduardo Souto de Moura foi reconhecido esta semana com o Prêmio Memorial Arnold W. Brunner 2019, premiação concedida anualmente pela Academia Americana de Artes e Letras a uma arquiteta ou arquiteto de qualquer nacionalidade que tenha realizado contribuições significativas à "arquitetura enquanto uma arte".

Tendências de Março 2019: Arquitetura Inclusiva

11:00 - 15 Março, 2019
Tendências de Março 2019: Arquitetura Inclusiva, 114 Public Housing Units / Sauquet Arquitectes i Associats. Image © Jordi Surroca
114 Public Housing Units / Sauquet Arquitectes i Associats. Image © Jordi Surroca

Quando os usuários do ArchDaily começam a coincidir em suas buscas por informação ou demonstram maior interesse por um tema em relação a outros, estes tópicos passam a ser uma tendência. Arquitetura Inclusiva se posicionou como uns dos conceitos mais buscados no ArchDaily durante 2018.

Tendências de Fevereiro 2019: Igualdade de Gênero

11:00 - 15 Fevereiro, 2019
Tendências de Fevereiro 2019: Igualdade de Gênero, Oficina de Rozana Montiel. Image© Marc Goodwin
Oficina de Rozana Montiel. Image© Marc Goodwin

Quando os usuários do ArchDaily começam a coincidir em suas buscas por informação ou demonstram maior interesse por um tema em relação a outros, estes tópicos passam a ser uma tendência. A Igualdade de Gênero será uma das  tendências que influenciarão as discussões urbanas e arquitetônicas ao longo do ano.

Quais são e onde estão os maiores arranha-céus do Brasil

07:15 - 11 Fevereiro, 2019
Quais são e onde estão os maiores arranha-céus do Brasil, © ArchDaily
© ArchDaily

Debater a legislação urbana levanta, via de regra, a questão da altura das edificações - ponto crucial para compreender e prever se o tecido urbano tem capacidade de comportar a multiplicação de pavimentos. No Brasil, o problema é fundamental, haja vista a ineficiência da rede urbana da maioria das cidades, entretanto, ainda há certo exagero em afirmar que, mesmo em nossos centros mais urbanizados, o eixo Z é excessivamente explorado. 

Relatório de Tendências Janeiro: Conforto na Arquitetura

11:00 - 16 Janeiro, 2019
Relatório de Tendências Janeiro: Conforto na Arquitetura, Hotel San Enrique 577 / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos. Image © Pablo Blanco
Hotel San Enrique 577 / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos. Image © Pablo Blanco

ArchDaily tornou-se o site de arquitetura mais consultado do mundo e as milhares de visitas que recebe mensalmente nos permitem acompanhar os tópicos que os arquitetos consideram relevantes para o futuro da profissão. Nos últimos meses, o comportamento de nossos usuários tem demonstrado um crescente interesse por conceitos relacionados ao Conforto na Arquitetura.

10 coisas para se fazer após o cansaço das entregas finais

12:00 - 13 Dezembro, 2018
10 coisas para se fazer após o cansaço das entregas finais, Lipik Stock Media via Shutterstock
Lipik Stock Media via Shutterstock

Encarar as inúmeras responsabilidades, entregas e posicionamentos a serem assumidos durante um semestre acadêmico é, por vezes, um desafio. Para muitos estudantes, torna-se um tormento, onde a crise de estresse pode tomar conta. No entanto, como futuras arquitetas e arquitetos, é imprescindível que a constante busca por melhores resultados e soluções projetuais conciliadas ao orquestrar as inúmeras tarefas auxiliem no treinamento da futura carreira profissional.

Com a difícil tarefa de apresentar uma gama de projetos de maneira convincente somado a poucas horas de sono, várias xícaras de café e em alguns casos, a rotina como estagiário, o fim do semestre pode parecer a luz no fim do túnel, onde o cansaço e a oportunidade para colocar os projetos pessoais em dia se encontram.  Para ajudar aqueles mais esforçados e aqueles na busca por tarefas desintoxicantes da relação mais direta com a arquitetura, compilamos dez tarefas que ajudarão ocupar sua rotina de férias após o fim do semestre acadêmico.

Saiba como usar as diferentes escalas do desenho arquitetônico

07:00 - 5 Novembro, 2018
Saiba como usar as diferentes escalas do desenho arquitetônico, © ArchDaily
© ArchDaily

A atuação profissional de um arquiteto urbanista pode assumir inúmeras frentes graças à diversa composição curricular em grande parte dos cursos de graduação, com disciplinas que lidam com o desenho e o projeto em diferentes âmbitos. Dos grandes planos urbanos às reformas de apartamentos, da metrópole ao mobiliário, esses profissionais trabalham com objetos diversos, mas levam em comum sua ferramenta expressiva e de comunicação de ideais, o desenho e as maquetes.

Seja qual for o propósito de projeto, o desenho está presente enquanto forma de representar a realidade, ideias, especulações, concepções. A escala, fator que estabelece o nível de leitura que se deve fazer dessas representações, determina o vínculo entre o mundo real e as dimensões do desenho ou maquete - não por acaso, a escala 1:1 é conhecida também como "escala real". 

Exposição "Infinito Vão – 90 anos de Arquitetura Brasileira" na Casa da Arquitectura

10:00 - 14 Agosto, 2018

"O verdadeiro amor é vão, estende-se infinito,
Imenso monolito, nossa arquitetura."
- Gilberto Gil, Drão

Há pouco mais de dois anos a Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura deu início a um enorme esforço que tinha como objetivo reunir um acervo de obras significativas dos últimos 90 anos da história da arquitetura brasileira. Além de aumentar o já imponente acervo da Casa - que conta, entre outros itens, com centenas de maquetes originais de Souto de Moura - o acervo de mais de oito mil documentos da arquitetura brasileira dará corpo à exposição Infinito Vão, com curadoria de Guilherme Wisnik e Fernando Serapião.

Como calcular a transmitância térmica (valor U) na envoltória de um edifício?

12:00 - 30 Julho, 2018
© ArchDaily
© ArchDaily

Ao projetar a fachada de nossos projetos, devemos prestar atenção especial a cada um dos elementos que a compõem, uma vez que cada uma dessas camadas possui qualidades específicas que serão decisivas no comportamento térmico do edifício como um todo. Como determinar esse comportamento?

Se dividirmos 1 m² de nossa envoltória pela diferença de temperatura entre suas faces, obteremos um valor que corresponde à transmitância térmica, também chamado de Valor U. Esse valor permite conhecer o nível de isolamento térmico em relação à porcentagem de energia que atravessa a envoltória; se o número resultante for baixo, teremos uma superfície bem isolada. Ao contrário, um número alto nos alertará sobre uma superfície termicamente deficiente.

Dicas para organizar seus arquivos e documentos

12:00 - 26 Julho, 2018

Você é daqueles que sempre tem dúvidas em como organizar ou nomear suas pastas e documentos no computador? Vai jogando tudo na área de trabalho até que não consegue discernir seu papel de parede? Sempre se perde ou esquece o caminho de suas pastas? Por vezes já nomeou suas pastas com títulos inusitados e movidos pelo momento de desespero antes de uma entrega, como “arquivo_agoravai” ou já finalizou um projeto mantendo um nome como “teste 1”? Sabemos que, alguma vez na vida você já fez isso. E já prometeu que mudaria na próxima vez. Tenha em mente esses conceitos-chave na próxima vez que for nomear arquivos e organizar pastas no seu computador:

  1. Hierarquias de pastas
  2. Nomes de pastas
  3. Local de salvamento
  4. Criar um método para nomear os arquivos

Vamos discuti-los em detalhes abaixo:

Como criar conteúdos de interesse para Arquitetos (Parte 1: Propõe um tema de interesse geral)

18:38 - 19 Julho, 2018
Como criar conteúdos de interesse para Arquitetos (Parte 1: Propõe um tema de interesse geral), © Marc Goodwin
© Marc Goodwin

O marketing tradicional está em baixa e já é quase impensável que uma empresa procure chamar a atenção de seus potenciais clientes unicamente através de informes publicitários. Se pensarmos que o público alvo está composto por arquitetos, esta afirmação se torna ainda mais verdadeira.

Como vimos em artigos anteriores, além de preço e qualidade, os arquitetos escolhem os produtos com que trabalham em função das informações técnicas que conseguem obter de seus fornecedores. Essas informações são de vital importância para que eles possam entender a instalação, o desempenho no tempo, além de terem acesso a outras obras de arquitetura que já utilizaram o material em questão.

A relação do Arquiteto com os Produtos de Construção

14:00 - 1 Maio, 2018
A relação do Arquiteto com os Produtos de Construção, © Marc Goodwin
© Marc Goodwin

Não há maior frustração para um arquiteto do que enfrentar o fim de uma construção e perceber que a qualidade dos materiais escolhidos, ou a maneira pela qual os produtos foram instalados, prejudicam a imagem do trabalho que foi inicialmente projetado. É por isso que o arquiteto tem se envolvido cada vez mais ativamente no processo de construção de sua obra, como uma oportunidade de fazer a diferença em relação à sua concorrência. As empresas do mundo da construção devem aproveitar essa instância para gerar um vínculo significativo com o arquiteto, não só na etapa final do trabalho, mas também no processo criativo.