Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Alex de Rijke

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Como projetar para a terceira idade

O fenômeno do aumento do envelhecimento da população é algo que ocorre no mundo todo. Falamos em fenômeno porque todas as pirâmides etárias estão se invertendo. Ou seja, a taxa de natalidade tem reduzido constantemente ao longo dos anos e ao mesmo tempo a expectativa de vida tem aumentado. A conseqüência disto é que o número de pessoas idosas está ficando maior que o número de crianças, por exemplo.

De acordo com o IBGE, em 2017, este número chega a mais de 30 milhões de pessoas acima do 60 anos no Brasil, correspondendo a 14,6% da população. Para termos uma noção do montante deste volume basta comparar com a população total do México que está em torno de 28 milhões, assim como da Austrália e Nova Zelândia juntas. Ou mesmo com as populações do Peru e da Venezuela que está em torno dos 31 milhões de habitantes. Estamos falando de uma população idosa no Brasil do tamanho de um país.

Centro Maggie de Oldham / dRMM

© Alex de Rijke © Tony Barwel © Jasmin Sohi © Alex de Rijke + 39

  • Arquitetos: dRMM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 260.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017

Hastings Pier é considerado o melhor projeto de 2017 no Reino Unido, segundo o RIBA Stirling Prize

Os arquitetos do dRMM, de Londres, foram anunciados como vencedores do Prêmio RIBA Stirling 2017 pelas obras de renovação do Hastings Pier, superando uma lista restrita, incluindo projetos de Rogers Stirk Harbour + Partners; Baynes and Mitchell Architects; Reiach & Hall Architects and Michael Laird Architects; Groupwork + Amin Taha; e 6a architects.

"Hastings Pier é uma obra-prima de regeneração e inspiração. Os arquitetos e a comunidade local transformaram uma ruína negligenciada em um novo e deslumbrante novo pier para contemplação e inspirar visitantes e moradores locais", disse o presidente da RIBA e presidente do júri do Prêmio Stirling, Ben Derbyshire.

Hastings Pier / dRMM. Image © Alex de Rijke Hastings Pier / dRMM. Image © Alex de Rijke Hastings Pier / dRMM. Image © James Robertshaw Hastings Pier / dRMM. Image © Alex de Rijke + 13

Vento, sol e chuva: como e por que trazer o clima para dentro dos edifícios

Trazer o clima para dentro é geralmente o oposto do que se deseja de um edifício, mas uma nova pesquisa da Universidade de Oregon, descrita em um artigo do Washington Post, visa mostrar os benefícios físicos e psicológicos de trazer a natureza para os espaços internos. Natureza e alterações climáticas são duas coisas benéficas para o nosso bem-estar, que nem sempre são acessíveis no interior dos edifícios, onde os seres-humanos atualmente passam 90% de suas vidas. Entretanto, mesmo em um ambiente urbano, onde é difícil encontrar espaços naturais, não há como escapar do clima. Quando os pesquisadores descobriram maneiras de trazer as mudanças climáticas para dentro - coisas como a luz solar e o vento - descobriram também que a exposição a esses tipos de mudanças naturais tendem a diminuir as frequências cardíacas e causam menos distrações que movimentos artificiais semelhantes.

© Hiroyuki Oki © Carlos Chen © Alex de Rijke © Alejandro Arango © K. M. Lee © Alejandro Arango + 7

RIBA anuncia os finalistas para o Stirling Prize 2017 de melhor edifício do Reino Unido

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou a lista de seis projetos que concorrerão pelo Prêmio Stirling de 2017, o mais prestigiado do Reino Unido pela arquitetura, dado ao edifício "que fez a maior contribuição para a evolução da arquitetura no último ano. "Selecionados da lista de vencedores de prêmios nacionais, os edifícios finalistas vão desde um estúdio de fotografia elegantemente detalhado no oeste de Londres, até um imenso novo campus para o City of Glasgow College.

"As obras selecionadas deste ano mostram edifícios excepcionalmente criativos, lindamente considerados e cuidadosamente detalhados que fizeram valer cada centavo investido", disse Jane Duncan, presidente da RIBA. "Contratados no final da recessão, eles são um elogio para uma profissão criativa no topo de seu jogo. Cada um desses projetos incríveis transformou sua área local e encanta aqueles que têm a sorte de visitá-los, viver, estudar ou trabalhar neles.

"A lista deste ano tipifica tudo o que é especial sobre a arquitetura do Reino Unido: esta não é apenas uma coleção de edifícios excepcionalmente bem projetados, mas espaços e lugares de beleza pura, surpresa e encantamento".

O vencedor do Stirling Prize será anunciado em 31 de outubro.

RIBA anuncia os vencedores do Stirling Prize 2016

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou seis projetos que irão concorrer ao Stirling Prize, o prêmio para o edifício que mais contribuiu para a arquitetura britânica em seu primeiro ano de ocupação. Selecionadas de um conjunto de vencedores regionais ao redor do mundo, as edificações escolhidas variam de pequenas casas no sul da Inglaterra a um novo campus universitário em Glasgow, Escócia. No entanto, pela primeira vez no Stirling Prize, o prêmio apresenta entre os vencedores dois edifícios construídos para um mesmo cliente, Oxford University.

"Cada um dos seis edifícios vencedores ilustra hoje os grandes benefícios que edifícios bem projetados podem trazer para a vida das pessoas," disse Jane Duncan, Presidente do RIBA. "Com a predominância da universidade e de edifícios para educação superior na lista de vencedores, fica claro que os principais patronos da arquitetura de qualidade deste ano são da área da educação. Parabenizo estes ilustres clientes e patrocinadores que conceberam edifícios tão notáveis."

O vencedor do Stirling Prize será anunciado no dia 6 de outubro.

RIBA divulga lista com 46 vencedores do National Awards 2016

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou os vencedores do RIBA National Awards 2016. Os finalistas para o RIBA Stirling Prize para as melhores edificações do Reino Unido do ano serão escolhidos dentre estes 46 edifícios premiados.

Divulgados os finalistas do RIBA London Awards 2016

Um total de 68 edifícios foram restritamente selecionados para o 2016 RIBA London Awards, inclusive projetos dos escritórios John McAslan + Partners, dRMM Architects, Níall McLaughlin Architects, Eric Parry Architects e Rogers Stirk Harbour. Todos os edifícios finalistas serão visitados e cuidadosamente avaliados por quatro jurados locais e os vencedores regionais serão contemplados para o RIBA National Award. Os finalistas do RIBA Stirling Prize - concedido ao o melhor edifício do ano do Reino Unido - serão os vencedores do RIBA National Award.

Confira, a seguir, a lista completa das obras finalistas.