Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Agnese Sanvito

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casas híbridas: 26 residências de uso misto

© Tsukui Teruaki © Toshiyuki Yano © Vincent Hecht © Charles Davis Smith + 27

Normalmente, os espaços de uma casa são distribuídos em áreas comuns, quartos, cozinha e banheiros. No entanto, às vezes o cliente exige outros programas relacionados ao seu trabalho ou lazer, tornando o projeto da residência mais complexo. Como arquitetos, nos deparamos com um desafio interessante: mesclar a vida privada de seus habitantes com programas mais abertos, gerando espaços híbridos, muitas vezes de uso misto.

Conheça, a seguir, 26 projetos de residências que contam com notáveis adições, como lojas, campos de futebol, celeiros, estufas e até pistas de skate.

Como calcular e projetar escadas helicoidais

Escadas helicoidais podem economizar metros quadrados valiosos em ambientes pequenos e vencer a altura do pé-direito ocupando muito menos área do que uma escada convencional. Podem também ser objetos icônicos nos projetos, com formas arrojadas e diversas configurações. No entanto, o seu projeto exige atenção, para que não se tornem desconfortáveis ou perigosas. Atualmente os softwares BIM vem tornando esse processo muito mais simples, mas é sempre importante entender as restrições e alguns dos conceitos básicos para um desenho adequado.

As 50 fotografias de arquitetura mais populares de 2017

Dedicamo-nos a compartilhar a melhor arquitetura do mundo, no entanto, sem profissionais que se esforçam para realizar incríveis trabalhos fotográficos, não conseguiríamos atingir e inspirar um número tão grande de leitores. Por esse motivo, apresentamos a seguir as 50 fotografias de arquitetura mais populares de 2017. 

Dia Mundial da Fotografia 2017: as 100 fotografias que mais foram salvas por nossos leitores

Neste 19 de agosto se celebra o Dia Mundial da Fotografia, data que comemora o dia no qual a França comprou a patente do daguerreótipo, um dos primeiros processos fotográficos, e liberou-o gratuitamente para o mundo em 1839. No ArchDaily entendemos a importância que a fotografia possui no mundo da arquitetura e, por esta razão, buscamos as imagens mais populares entre nossos leitores. A seguir, apresentamos um ranking das 100 imagens que mais foram salvas nas sessões do Meu ArchDaily.

Casa Galeria / Neil Dusheiko Architects

© Agnese Sanvito © Agnese Sanvito © Tim Crocker              © Tim Crocker              + 37

Londres, Reino Unido

Casas Brackenbury / Neil Dusheiko Architects

© Tim Crocker              © Tim Crocker              © Tim Crocker              © Tim Crocker              + 23

Londres, Reino Unido

Quatro dicas para começar a usar realidade virtual na arquitetura

Este artigo foi publicado originalmente no site da Autodesk .

Você está caminhando por uma elegante residência, admirando as grandes janelas da sala, as pinturas na parede e a cozinha espaçosa. Luminárias pendentes moldam um brilho suave, o piso de pedra brilha sob seus pés, os móveis são convidativos. Então, você tira os óculos de realidade virtual e retoma sua reunião.

Esse cenário está se tornando cada vez mais comum à medida que mais arquitetos incorporam a realidade virtual (VR) em suas atividades. Junto com seus primos - realidade aumentada (AR) e realidade mista (MR) - a realidade virtual permite que os projetistas aumentem as possibilidades de visualização, dando a colegas e clientes novas maneiras de experimentar e entender um edifício ou um espaço muito antes dele realmente ser construído. Com a VR, os arquitetos podem transmitir não apenas como um edifício será, mas também como ele será experenciado.

16 materiais que todo arquiteto precisa conhecer

A materialidade de um edifício é aquilo com o qual nossos corpos fazem contato direto. a fria alça de metal, a parede quente de madeira e a dura janela de vidro criariam uma atmosfera completamente diferente se fossem, por exemplo, uma maçaneta de vidro, uma parede de fria e uma janela de madeira. A materialidade é tão importante quanto a forma, função e localização - ou melhor, inseparável de todos os três.

Here we’ve compiled a selection of 16 materials that should be part of the design vocabulary of all architects, ranging from the very familiar (such as concrete and steel) to materials which may be unknown for some of our readers, as well as links to comprehensive resources to learn more about many of them.

A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça

Escadas helicoidais geralmente são projetadas para atrair olhares; pontos focais na arquitetura, elas têm como objetivo impressionar quem por elas passa. Mas, mesmo em comparação com escadas similares, esta escada desenvolvida pela Webb Yates Engineers e The Stonemasonry Company é extraordinariamente audaciosa. Desenvolvida para um projeto residencial do escritório RAL Architects em Formby, Reino Unido, cada degrau da escada de 4,6 metros de diâmetro é composto de um único bloco de pedra, passando a impressão de leveza e falta de gravidade na medida em que a estrutura faz seu percurso ascendente.

© Agnese Sanvito © Agnese Sanvito © Agnese Sanvito Cortesia de Webb Yates Engineers + 17

Divulgados os finalistas do RIBA London Awards 2016

Um total de 68 edifícios foram restritamente selecionados para o 2016 RIBA London Awards, inclusive projetos dos escritórios John McAslan + Partners, dRMM Architects, Níall McLaughlin Architects, Eric Parry Architects e Rogers Stirk Harbour. Todos os edifícios finalistas serão visitados e cuidadosamente avaliados por quatro jurados locais e os vencedores regionais serão contemplados para o RIBA National Award. Os finalistas do RIBA Stirling Prize - concedido ao o melhor edifício do ano do Reino Unido - serão os vencedores do RIBA National Award.

Confira, a seguir, a lista completa das obras finalistas.

Os líderes, projetos e personalidades mais inspiradores da arquitetura em 2015

5.000 câmeras 3D para preservar a arquitetura de um país em guerra. Uma equipe de arquitetos latinoamericanos que adentram os bairros mais conflituosos da Venezuela para projetar e construir equipamentos públicos junto à comunidade. Um arquiteto legendário que soube entender e aplicar na arquitetura as transformações da tecnologia nos últimos 50 anos. Esses são alguns projetos, iniciativas e pessoas que provaram ser líderes em 2015.

A equipe editorial de ArchDaily gostaria de reconhecer esses projetos por seu compromisso em promover práticas em arquitetura que atendem a muitas pessoas, em todos os cantos do mundo –da Bolívia a Londres, de Chicago a Veneza, de equipamentos públicos em favelas a terminais de drones na África. Essas são as histórias que nos inspiraram em 2015, e cuja influência esperamos continuar a ver em 2016.

Zaha Hadid constrói cidade de LEGO® para o London Festival of Architecture

Cansada, talvez, do título informal de Bjarke Ingels de arquiteto favorito da LEGO®, o escritório de Zaha Hadid venceu uma competição organizada pelo London Festival of Architecture que promovia a construção - a partir de peças de LEGO® - de um novo distrito cultural em Londres.

Proposta de Zaha Hadid sendo construída. Image © Agnese Sanvito Proposta de Zaha Hadid para as Docklands. Image © Agnese Sanvito Proposta de Stanton Williams sendo construída. Image © Agnese Sanvito Proposta de Stanton Williams. Image © Agnese Sanvito + 8