Casa 10x10 / Oficina de Arquitetura

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  • Arquitetos: Oficina de Arquitetura; Oficina de Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Indusparquet, Saint-Gobain, Vaimetal

Edifício MGV / +arquitectos, Gubbins Arquitectos

Edifício MGV / +arquitectos, Gubbins Arquitectos - Edifícios De EscritóriosEdifício MGV / +arquitectos, Gubbins Arquitectos - Edifícios De EscritóriosEdifício MGV / +arquitectos, Gubbins Arquitectos - Edifícios De EscritóriosEdifício MGV / +arquitectos, Gubbins Arquitectos - Edifícios De EscritóriosEdifício MGV / +arquitectos, Gubbins Arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: +arquitectos, Gubbins Arquitectos; +arquitectos, Gubbins Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brimat, Dermetall, Performance in Lighting, Protac, VANGHAR

Iniciadas as obras da ampliação do Museu de Belas Artes de Houston, projeto de Steven Holl Architects

Steven Holl Architects abriu o canteiro de obras no edifício Nancy and Rich Kinder Building for Modern and Contemporary Art no Museu de Belas Artes de Houston, Texas. Selecionado através de um concurso internacional em 2012 entre os finalistas Snøhetta e Morphosis Architects, a proposta vencedora é um edifício de mais de 15 mil metros quadrados que será uma das duas novas adições do campus. Para expandir e unir seu campus como uma experiência integral, o Museu também está construindo uma nova Escola de Arte Glassell, também projetada por Steven Holl Architects, totalizando um redesenho de 56 mil metros quadrados liderado pelo escritório.

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Federação Internacional de Motociclismo / LOCALARCHITECTURE

Federação Internacional de Motociclismo / LOCALARCHITECTURE - Edifícios InstitucionaisFederação Internacional de Motociclismo / LOCALARCHITECTURE - Edifícios InstitucionaisFederação Internacional de Motociclismo / LOCALARCHITECTURE - Edifícios InstitucionaisFederação Internacional de Motociclismo / LOCALARCHITECTURE - Edifícios InstitucionaisFederação Internacional de Motociclismo / LOCALARCHITECTURE - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: LOCALARCHITECTURE
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGC, BWB, IGP Powder Coatings, Kästli Storen, Odeli, +1

Designer constrói estúdio suspenso sob uma ponte em Valência

À medida que os ambientes urbanos se tornam mais densos, mais caros e, por sua vez, menos desejáveis, algumas mentes criativas procuram criar maneiras para escapar desta agitação, do tumulto da cidade. Fernando Abellanas, designer de Valência, foi ao limite em sua busca por solidão. Instalado debaixo de uma ponte em algum lugar da cidade espanhola, seu estúdio escondido contém uma prateleira, uma cadeira e uma pequena mesa - todos ancorados à estrutura de concreto da ponte por meio de trilhos e roldanas. Portátil, a "sala" torna-se impenetrável e isolada por apenas o giro de uma manivela.

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Da Igreja para os campos de fora: considerações gerais para o projeto de um novo museu para as Missões / Brasil Arquitetura

Depois da intervenção de Lucio Costa no sítio histórico de São Miguel das Missões, com seu assertivo projeto e construção do museu (hoje Pavilhão Lucio Costa), fica muito claro que qualquer nova intervenção deve seguir as diretrizes – explícitas e subjetivas – de respeito e conformidade com o bem que se quer preservar, seja do ponto de vista físico – ruínas, muros, pedras e o próprio museu -, seja do ponto de vista do que se imagina ter sido a epopeia das missões guaranis do século XVIII, justamente a partir destes elementos remanescentes na paisagem.

Da Igreja para os campos de fora: considerações gerais para o projeto de um novo museu para as Missões / Brasil Arquitetura - Fachada, IluminaçãoDa Igreja para os campos de fora: considerações gerais para o projeto de um novo museu para as Missões / Brasil Arquitetura - Viga, Corrimão, FachadaDa Igreja para os campos de fora: considerações gerais para o projeto de um novo museu para as Missões / Brasil Arquitetura - FachadaDa Igreja para os campos de fora: considerações gerais para o projeto de um novo museu para as Missões / Brasil Arquitetura - Image 4 of 4Da Igreja para os campos de fora: considerações gerais para o projeto de um novo museu para as Missões / Brasil Arquitetura - Mais Imagens+ 11

Casa de paletes Denver / Meridian 105 Architecture

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  • Arquitetos: Meridian 105 Architecture; Meridian 105 Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  244
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceramiche Caesar, Parex-Group, Pella EFCO,    Auson

Os arquitetos precisam sair de suas mesas e aprender na obra, de acordo com nossos leitores

Os arquitetos sabem o suficiente sobre construção e materiais? Perguntamos isso a fim de provocar uma discussão entre os nossos leitores, e o número de respostas em nossos sites foi enorme.

Tendo lido e coletado todos esses comentários, é claro que a maioria dos nossos leitores concordam que o que atualmente é ensinado sobre materiais e processos construtivos não é suficiente. A grande maioria deles admite que adquiriram esse conhecimento através do trabalho de campo, anos depois de terem se formado. Então, novamente, perguntamos: se o conhecimento material é tão importante para o desenvolvimento de nossa profissão, por que não é uma parte fundamental dos currículos nas universidades de todo o mundo?

No entanto, alguns de nossos leitores contestam essa visão, afirmando que os arquitetos não precisam saber tudo e que não podemos sacrificar o bom desenho às restrições que impactam o processo construtivo. Baseiam seus argumentos na presença de especialistas, a quem devemos recorrer sempre que necessário, em um processo coeso e colaborativo entre as diferentes disciplinas.

Veja os melhores comentários recebidos e junte-se à discussão abaixo.

Centro Kapor para Impacto Social / Fougeron Architecture

Centro Kapor para Impacto Social  / Fougeron Architecture - ReabilitaçãoCentro Kapor para Impacto Social  / Fougeron Architecture - ReabilitaçãoCentro Kapor para Impacto Social  / Fougeron Architecture - ReabilitaçãoCentro Kapor para Impacto Social  / Fougeron Architecture - ReabilitaçãoCentro Kapor para Impacto Social  / Fougeron Architecture - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Fougeron Architecture; Fougeron Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FilzFelt, GlasPro, Heyco, Royalite, TGP

CAU adverte estudante por exercício ilegal da profissão na Paraíba

A fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) advertiu uma estudante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por prática de exercício ilegal da profissão. A estudante em questão prestava serviços de arquitetura e divulgava em postagens nas suas redes sociais sem ter concluído a graduação em Arquitetura e Urbanismo. Tal prática infringe a legislação que rege a profissão pois a estudante não dispõe dos requisitos legais para a atuação profissional garantida pela Constituição Federal e regulamentada pela Lei 12.378 de 2010.

Inovações na proteção do patrimônio cultural em São Paulo

O olhar específico sobre os bens tombados nos conduziu a dois novos instrumentos. O primeiro deles foi a “Recaracterização participativa” da Vila Maria Zélia. O objetivo principal foi a sensibilização da população moradora para o conjunto tombado, através da constituição de um centro de memória e a orientação para a recuperação dos imóveis. Finalmente, a “Fábrica de Restauro” do Bixiga constitui-se da mobilização e gestão compartilhada para a recuperação de conjuntos históricos com suas relações sociais. Três grupos de trabalho propuseram ações concretas. O primeiro, tratando de capacitação e formação “do pedreiro ao restaurador”, definiu cursos e debates. O segundo, analisando recursos passíveis de serem obtidos de forma coletiva e o terceiro, assumindo a articulação de proprietários e cooperativas, incentivando a economia criativa.

Casa São Francisco Xavier / RAP Arquitetura e Interiores

Casa São Francisco Xavier / RAP Arquitetura e Interiores - Casas, Viga, BancoCasa São Francisco Xavier / RAP Arquitetura e Interiores - Casas, JardimCasa São Francisco Xavier / RAP Arquitetura e Interiores - Casas, Pátio, Viga, Iluminação, Mesa, CadeiraCasa São Francisco Xavier / RAP Arquitetura e Interiores - Casas, Terraço, Viga, Mesa, CadeiraCasa São Francisco Xavier / RAP Arquitetura e Interiores - Mais Imagens+ 49

São Francisco Xavier, Brasil
  • Arquitetos: RAP Arquitetura e Interiores; RAP Arquitetura e Interiores
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  255
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brasil Imperial, Deca, Galo Ferragens, Galpão, Palimanan, +1

Casa Canto do Pescador / TAAB

Casa Canto do Pescador / TAAB - CasasCasa Canto do Pescador / TAAB - CasasCasa Canto do Pescador / TAAB - CasasCasa Canto do Pescador / TAAB - CasasCasa Canto do Pescador / TAAB - Mais Imagens+ 16

Jacona, México
  • Arquitetos: TAAB; TAAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  295
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Helvex, Massimo Pirassini, VALVO

Conheça os vencedores do concurso de estudantes Projetar.org para projeto de uma parada de ônibus

O 22º concurso Projetar.org foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e Concrete Show South America, e também marca o 4º prêmio Soluções para Cidades e 1º concurso Concrete Show. A divulgação do resultado oficial do Concurso aconteceu no dia 24/08 durante o Seminário Soluções para Cidades, como parte da programação do Concrete Show. A funcionalidade e flexibilidade das propostas, que podem ser aplicadas em diferentes contextos urbanos, foram alguns dos pontos fortes destacados pelo júri a respeito das propostas vencedoras.O desafio proposto aos acadêmicos era projetar um abrigo para parada de ônibus em concreto e o concurso contou com 153 propostas entregues por equipes compostas de acadêmicos de diversos estados brasileiros e também de outros países.

Neste concurso especial, o julgamento das propostas aconteceu presencialmente, no dia 03/08 na sede da ABCP. O júri, composto pelos os arquitetos Ruy Ohtake, Yuri Vital, Guilherme Takeda, Simone Gatti e o Caio Smolarek Dias indicou 6 finalistas, que tiveram suas pranchas expostas no estande da ABCP durante o 11º Concrete Show South America, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25/08 em São Paulo, SP.

Conheça os vencedores a seguir:

Norman Foster com 82 anos tem um Instagram mais divertido que o seu

Looking at the Hearst tower made out of Lego

A post shared by Norman Robert Foster (@officialnormanfoster) on

Norman Foster só começou a publicar fotos no Instagram no início deste ano. Mas não se deixe enganar pelo pouco tempo nessa social. Aos 82 anos, o arquiteto britânico mostra que seus talentos vão muito além de projetar edifícios.

O que torna o Instagram de Norman Foster mais interessante do que o de Bjarke Ingels, ou mais impressionante que Richard Branson é uma mistura complexa de je ne sais quoi, destreza atlética e um quê de "ele é como a gente". Os arquitetos adoram ver as fotos que oferecem uma visão de bastidores da vida de um dos profissionais mais prolíficos e reverenciados do nosso tempo. Por trás dos prêmios, descobrimos um homem nadando, andando de bicicleta, caminhando e passeando de helicóptero aos 82 anos de idade. É reconfortante ver que um arquiteto que há décadas é figura de proa da profissão não mostra sinais de cansaço ou de desânimo.

Os posts de Instagram de Lord Foster nos mostram preocupações humanas que devemos respeitar como respeitamos a profissão: passar tempo com a família, tirar férias e gostar de seu trabalho como arquiteto. Se realmente estamos deixando para trás a época do "culto às personalidades", é fascinante ver que Norman Foster está aproveitando ao máximo sua figura pública para nos mostrar abertamente o que gosta de fazer, o que valoriza e o que busca.

Noruega divulga o projeto do maior e mais seguro centro de dados do mundo

A empresa americana-norueguesa Kolos divulgou uma proposta para construir o maior centro de dados do mundo - dimensão estimada na quantidade de energia elétrica usada para suprir seus bancos de servidores e instalações de resfriamento. Localizado em um fiorde em Ballangen, na Noruega, o terreno proposto fica dentro do Círculo Ártico e aproveitaria o clima frio, a baixa umidade e a disponibilidade de energia hidroelétrica na região.

Wahat al Karama / bureau^proberts + Urban Art Projects

Wahat al Karama / bureau^proberts + Urban Art Projects - Pavilhão Wahat al Karama / bureau^proberts + Urban Art Projects - Pavilhão Wahat al Karama / bureau^proberts + Urban Art Projects - Pavilhão Wahat al Karama / bureau^proberts + Urban Art Projects - Pavilhão Wahat al Karama / bureau^proberts + Urban Art Projects - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Urban Art Projects, bureau^proberts; Urban Art Projects, bureau^proberts
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Seele, UAP

Cidades ativas são cidades para o brincar

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A importância de brincar na infância colabora para o desenvolvimento social, físico e emocional das crianças. Essa atividade permite que elas que interajam de modo espontâneo umas com as outras e com o espaço, desenvolvendo sua criatividade e sua capacidade de  compartilhar e conviver em sociedade.

Para uma parcela da população, o ato de brincar é relacionado a playgrounds em condomínios fechados. Essa escolha por espaços privados está associada a uma visão negativa sobre a cidade, de que ela é insegura, violenta e degradada. Essas crianças só conhecem a cidade através da janela do carro, do transporte escolar, ou através de uma grade, e isso pouco contribui para seu aprendizado e desenvolvimento, já que deixam de conviver com pessoas diferentes e de aprender sobre o local em que vivem. Para outra parcela da população, o brincar é limitado a espaços informais, não projetados originalmente para essa atividade. Na maioria dos bairros periféricos faltam áreas de lazer para crianças, que, por falta de opção, acabam se expondo aos riscos de locais impróprios para o brincar.   

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