Em 1971, o diretor Stanley Kubrick decidiu levar para a telona a trama de "Laranja Mecânica", escrito por Anthony Burgess em 1962. Com base no confronto entre a liberdade e a moral dos indivíduos, e da corrupção do ser humano baseada na repressão dos sistemas sociais e políticos, a obra apresenta um futuro próximo distópico, frio e desumano, que utiliza o espaço e a arquitetura que envolve cada uma de suas cenas.
Uma série de edifícios e lugares notáveis foram incluídos no filme, entre eles, o interior de Skybreak, uma casa de campo desenhada por Norman Foster, Wendy Cheesman e Richard Rogers.
A proposta engloba a recuperação de 11 armazéns industriais localizados na orla do rio Guaíba, construídos entre 1917 e 1927, prevendo novos usos para as antigas estruturas, como espaços de lazer, cultura, gastronomia, serviços e comércios.
Apresentamos a seguir o projeto “The Looper”, desenvolvido pelo escritório RTKL, que dá um passo adiante nas práticas da arquitetura urbana com a proposta de uma estufa flutuante capaz de descontaminar rios e lagos.
Em outubro de 2013 a equipe do RTKL apresentou o The Looper no concurso snoLEAF BIG! Green Greenhouse que buscava novas propostas para o cultivo de alimentos orgânicos nas cidades que cumprissem com as normas estabelecidas pelo The Living Building Challenge - que tem como princípio de certificação a premissa de que o edifício ajude a restaurar o entorno natural de onde está construído.
«No prefácio de uma antologia da literatura russa, Vladimir Nabokov declarou que não havia encontrado uma só página de Dostoievsky digna de ser incluída. Isso quer dizer que Dostoievsky não deve ser julgado por cada página, senão pela soma das páginas que compõem o livro.» —Jorge Luis Borges[1]
«crisis, critic, critical, criticism, criticize, critique: 1. crisis é a tradução latina do grego Krisis, um crivo, de krinein, crivar... 2. o grego Krisis tem como adjetivo kritikos, capaz de discernir –julgar– discutir, logo um crítico...» —E. Partridge[2]
Todos os anos os cidadãos da Catalunha comemoram os eventos de 11 de setembro de 1714, uma data fundamental na Guerra da Sucessão Espanhola que simboliza o que Voltaire chamou de "o amor extremo pela liberdade dos barceloneses". Com este ano marcando o 300º aniversário destes eventos históricos, Barcelona Cultura incumbiu a Fundació Enric Miralles da curadoria de 7 instalações públicas na cidade como parte do programa Tricentenari BCN.
O resultado é o BCN RE.SET, organizado por Benedetta Tagliabue da Fundação Enric Miralles e pelo diretor de teatro Àlex Ollé, que convidaram arquitetos de diversos países a colaborarem com universidades locais e criarem instalações simbolizando 7 conceitos ideológicos e políticos: Citadela, identidade, liberdade, Europa, diversidade, democracia e memória. Estas instalações permanecerão expostas até o dia 11 de setembro. Saiba mais sobres as obras, a seguir.
Uma das características dos espaços públicos bem projetados é que as pessoas querem visitá-los e gostam de permanecer neles. Para que isto ocorra há vários fatores envolvidos, como a influência exercida pela arquitetura, os edifícios históricos e os monumentos, as atividades que existem no lugar, a facilidade de acessá-lo, entre outros.
Em relação a este último ponto, não apenas os deslocamentos são importantes, mas também os acessos através das conexões oferecidas pelo transporte público. Portanto, tem-se um equilíbrio entre desenho urbano e transporte planejado que influencia o caráter e causa um impacto social nos espaços públicos.
Conheça, a seguir, três espaços bem sucedidos nesse aspecto:
Oferecer um sistema de transporte público confiável e eficiente é a estratégia de muitas cidades para desestimular o uso dos automóveis particulares e, assim, evitar os danos ambientais e urbanos causados por estes.
Há alguns dias, Helsinki anunciou um ambicioso plano que visa integrar vários meios de transporte ao seu atual sistema público que, em teoria, funcionaria tão bem que os cidadãos não teriam mais razões para possuir um carro.
Saiba mais sobre este plano que pretende, até 2025, desestimular o transporte individual motorizado da capital finlandesa.
O tão esperado Treetop Walkway, localizado no arvoredo do Jardim Botânico Kirstenbosch, na Cidade do Cabo, está aberto ao público. Suspensa a 11 metros acima do solo, a estrutura de madeira e aço oferece vistas impressionantes das copas das árvores. O projeto, uma colaboração entre Mark Thomas Architects e Henry Fagan & Partners (que fez a parte de consultoria de engenharia), foi apelidado de Boomslang - uma grande serpente arbórea africana - devido à sua forma retorcida. Confira, a seguir, as belas fotografias de Adam Harrower, um horticultor do jardim botânico.
O GPS é realmente uma ferramenta muito útilpara quem precisa circular por cidades desconhecidas ou não tem um senso de direção muito apurado. Esse dispositivo sempre mostra o caminho mais curto e alguns aplicativos que contam com a colaboração dos usuários até avisam onde há congestionamentos ou obras na pista.
Quando estamos caminhando, no entanto, a situação pode ser outra; ao explorarmos uma cidade desconhecida geralmente queremos passar pelos lugares mais interessantes e ver as paisagens mais bonitas.
O trabalho de Daniele Quercia e alguns colegas do Yahoo Labs de Barcelona pretende mudar uma das funções básicas do GSP. A equipe desenvolveu um algoritmo que escolhe automaticamente a rota a seguir baseado na beleza da paisagem.
No início deste ano a New Cities Foundation promoveu o concurso AppMyCity!, que buscava premiar e reconhecer os aplicativos que melhorem, de alguma forma, a relação dos cidadãos com o desenvolvimento e construção de suas cidades.
Após analisar mais de 50 aplicativos, o júri anunciou os 9 semifinalistas e, algumas semanas mais tarde, os três aplicativos finalistas: Djump, Peerby e Social Cyclist, que se apresentaram na conferência New Cities Summit 2014 (17 e 19 de junho em Dallas, EUA). O júri, composto por 10 representantes de organizações culturais, meios de comunicação, tecnologia e desenho, escolheu como vencedor o aplicativo holandês Peerby, cujos desenvolvedores receberam o prêmio de US$5.000.
O escritório dinamarquês BIG acaba de divulgar o ambicioso projeto de um zoológico em Givskud, na Dinamarca. Segundo o escritório, trata-se de uma proposta que oferecerá o ambiente mais livre possível para as necessidades dos animais, sua relação uns com os outros e com os visitantes. O escritório passou os dois últimos anos trabalhando para fazer de Zootopia o que os jornais dinamarqueses estão chamando de "o zoológico mais avançado do mundo." Segundo o diretor do Zoológico Givskud, Richard Østerballe, a transformação do parque se beneficiará muito com a abordagem de projeto do BIG - o escritório é conhecido por integrar a paisagem e elementos naturais a uma arquitetura de ponta.
O projeto busca "integrar e ocultar os edifícios" na paisagem. Ao entrar no zoológico, os visitantes poderão se direcionar para uma grande praça central ou subir no "edifício paisagem", de onde todo o parque poderá ser visto. A partir deste elemento central os visitantes acessarão diferentes áreas do zoológico. Uma trilha de caminhadas de 4 quilômetros de extensão conecta as diferentes zonas do parque (que representam a África, a América e a Ásia).
A primeira fase do projeto deve ser concluída em 2019 e coincidirá com o 50° aniversário do parque.
Leia a seguir o comentário do escritório sobre o projeto.
O festival chileno de cinema e arquitetura Arqfilmfest convida, pelo terceiro no consecutivo, diretores de todo o mundo a participar do "La ciudad es...", uma competição de curta-metragens - produções de até 30 minutos de duração - e longa-metragens com foco na arquitetura, no ambiente urbano e na cidade.
As bicicletas já fazem parte do cotidiano das comunidades Brasil afora, mas como promover o seu uso e propiciar condições melhores para os usuários? O Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades reúne experiências bem sucedidas na área da mobilidade urbana sustentável e da utilização da bicicleta como meio de transporte. A publicação é uma tentativa de trazer respostas práticas como forma de guia técnico para os projetos municipais.
Quando falamos em cidades “inteligentes”, é comum pensarmos em cidades muito desenvolvidas tecnologicamente. Embora isso esteja correto, a tecnologia é apenas parte de uma série de atributos que, quando analisados em conjunto, determinam o quão inteligente uma cidade é. Dentre os aspectos observados estão também o acesso aos serviços públicos, os planos de descontaminação e gestão de recursos naturais, os métodos de participação dos cidadãos, entre outros.
“Elements of Architecture,” a exposição com curadoria de Rem Koolhaas na Bienal de Veneza 2014, investigou diversos componentes estruturais e técnicos da arquitetura como, por exemplo, pisos, paredes, portas, escadas e banheiros. Mas por que a luz não estava entre eles?
Meu manifesto pela inclusão da luz como elemento fundamental da arquitetura - a seguir.
A atração pelo imperfeito, a fantasia de cidades pós-apocalípticas, a memória das glórias passadas ou simplesmente morbidez. A sobreposição desses motivos originou e vem estimulando uma recente tendência conhecida como ruin porn: um súbito entusiasmo pelo registro fotográfico de ruínas urbanas.
O que há por trás disso? Veja, a seguir, uma série fotográfica ruin porn.
O Rio de Janeiro está na reta final da disputa para se tornar a cidade-sede do XXVII Congresso da União Internacional dos Arquitetos (UIA), em 2020. A cidade, que concorre com Paris e Melbourne, apresenta na candidatura o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” O Instituto de Arquitetos do Brasil defenderá a candidatura da cidade brasileira na próxima Assembleia Geral da UIA, que se seguirá ao Congresso Mundial a ser realizado entre os dias 3 e 7 de agosto, em Durban, na África do Sul.
O Rio fundamenta sua candidatura em suas peculiaridades: uma cidade-metropolitana com 12 milhões de habitantes, com um quadro urbano rico e complexo, cheio de contrastes, de possibilidades, de desigualdades e de acertos, uma representante do mundo emergente que se urbaniza rapidamente neste século XXI. Além das razões que qualificam a cidade, a oportunidade da América Latina sediar o Congresso, depois de 42 anos, certamente reforçará o vínculo dos arquitetos do continente com a UIA. A última edição do evento na América Latina ocorreu em 1978, no México.
Durante os meses de maio e junho, cerca de 800 mil pessoas participaram dos mais de 200 eventos de arte, inovação e música organizados pela Prefeitura de Sydney como parte de um dos festivais mais importantes do país: “Vivid Sydney”.
Durante 18 dias as pessoas prestigiaram diversos ícones da cidade – como a Ópera, o Museu de Arte Contemporânea, a ponte e os barcos da baía - sendo transformados através de projeções de luzes que contavam a história e o presente de Sydney.
Apesar de não ter sido concluído, "El Helicoide" de Caracas é uma das relíquias mais expressivas do movimento moderno venezuelano. Com 73.000m², o projeto - de Jorge Romero Gutiérrez, Pedro Neuberger e Dirk Bornhorst - remodela a colina conhecida como "Roca Tarpeya" através de um edifício em dupla espiral - concebido para abrigar 320 estabelecimentos comerciais, um hotel 5 estrelas, escritórios, um parque infantil, um estúdio de televisão e um espaço para apresentações musicais e convenções - coroado por uma grande cúpula geodésica projetada por Buckminster Fuller.
Hoje, o Projeto Helicoide busca resgatar seu valor arquitetônico, sua história e sua memória urbana através de uma série de exposições, publicações e atividades pedagógicas. Mais detalhes sobra essa iniciativa, a seguir.
O "Fusionner 1.0" , da empresa Japonesa Kotaro Horiuchi Architecture estava em exposição no início deste ano na White Gallery Cube, na cidade de Nagoya, Aichi, Japão. A instalação consistia de duas membranas horizontais flutuantes esticadas sobre uma sala retangular, dividindo o espaço verticalmente em três partes.
Apresentamos a seguir a iniciativa Tanto Mar, um espaço de registro de trabalhos de arquitetos portugueses fora de Portugal que, com intervenções no ambiente construído, procuram ter uma atitude transformadora a partir das questões sociais que se colocam no momento e espaço em que são construídas. Praticamente desconhecidos em Portugal e dispersos por todo o mundo, estes criadores portugueses, que operam no centro das grandes questões que o presente nos coloca, só constituirão uma massa crítica útil ao país se o seu trabalho for registado, reconhecido e discutido também em Portugal.
O texto abaixo, escrito coletivamente pelo Ateliermob, fez parte da exposição de projetos organizada pelo Tanto Mar. Após o encerramento da exposição, no dia 20 de julho deste ano, o conteúdo exposto foi transferido para a plataforma online do Tanto Mar.
Leia a seguir o relato de todo esse processo ilustrado pelas fotografias de Fernando Guerra.
BiciMAD é o nome do sistema público de bicicletas elétricas recentemente inaugurado em Madri. O objetivo desse sistema é proporcionar um meio alternativo de transporte limpo para os cidadãos e fomentar o uso de bicicletas na cidade.
O sistema compreende 1.580 bicicletas distribuídas entre 123 estações localizadas no centro da cidade e nos bairros de Moncloa, Salamanca, Retiro, Pacífico e Arganzuela e funciona de forma ininterrupta (24 horas por dia, todos os dias da semana). As bicicletas têm autonomia de cerca de 70 quilômetros.
https://www.archdaily.com.br/br/624592/madri-inaugura-sistema-publico-de-bicicletas-eletricasEquipo Plataforma Arquitectura
Proyecto Colectivo, uma plataforma criativa de arquitetura e arte contemporânea, compartilhou conosco a intervenção Translaciones, seu último trabalho em que transformam e se apropriam dos espaços da Cidade Universitária de Caracas.
O trabalho foi uma performance participativa em homenagem a Aula Magna - uma das cinco salas com a melhor acústica do mundo na década de 80 -, o grande legado deCarlos Raúl Villanueva e sua "síntese das artes", e Alexander Calder, engenheiro e artista norte americano que projetou os Platillos Voladores o Nubes Flotantes localizados no interior da sala.
Continue lendo e veja mais imagens da intervenção a seguir.
O Serpentine Pavilion 2014 foi recentemente inaugurado no Hyde Park de Londres. O programa consiste em convidar arquitetos que ainda não tenham obras construídas no Reino Unido a criar uma instalação temporária durante os meses de verão; e este ano foi a vez do chileno Smiljan Radic, que raramente constrói fora de seu país e que é, indiscutivelmente, o arquiteto menos famoso da história do Serpentine Gallery.
Sempre um destaque no calendário arquitetônico de Londres, os críticos quase fazem fila para conhecer a obra e, então, escrever suas resenhas. Neste ano as opiniões são quase unânimes: o Pavilhão de Radic é, sem sombra de dúvida, estranho. Mas os críticos também são unânimes em outro pontos: este pode ser um dos melhores Serpentine Pavilions de todos os tempos.
Leia a seguir o que alguns críticos disseram sobre o projeto deste ano.