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ABNT divulga nova norma de acessibilidade em edificações

A Associação Brasileira de Norma Técnica divulgou no dia 11 deste mês a nova Norma Brasileira NBR 9050, referente à acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Válida a partir do dia 11 de outubro, a nova norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados no projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural em relação à acessibilidade universal.

O documento aborda, em suas mais de 160 páginas, desde critérios de sinalização em espaços públicos até parâmetros de ergonomia para mobiliário e equipamentos urbanos e intervenções em bens tombados pelo patrimônio histórico.

Trienal de Arquitectura de Lisboa inaugura polo para projetos inovadores

A Trienal de Arquitectura de Lisboa inaugurou recentemente um polo criativo para projetos inovadores após a conclusão das obras de reabilitação realizadas no Palácio Sinel de Cordes, no centro de Lisboa.

BIG no Kickstarter: Existe um limite para o que pode ser financiado coletivamente?

A campanha Kickstarter lançada pelo BIG para financiar o desenvolvimento do seu "gerados de anéis de vapor" alcançou sua meta de $15.000 em menos de uma semana. A partir do dia 5 de setembro, o total arrecadado da campanha encontrava-se logo abaixo de $ 27,000, restando ainda mais 6 dias.

O BIG lançou uma campanha Kickstarter, com o objetivo de financiar a pesquisa e a criação de um protótipo de um "gerador de anéis de vapor", desenhado para coroar seu projeto Waste-to-Energy, em Copenhague. A campanha foi anunciada no dia 21 de agosto e causou uma grande agitação na imprensa, mas aqui no ArchDaily fomos relutantes em publicar as notícias da campanha, já que, definitivamente nos levou a fazer uma série de perguntas sobre a invenção, a participação do público, o crowdfunding e o dinheiro na arquitetura.

Claro que o BIG está longe de ser o primeiro a tentar financiar um projeto arquitetônico através do crowdfund. Entretanto, os projetos anteriores centraram-se geralmente em propostas que jamais conseguiriam alcançar o orçamento estipulado, por mais que fossem benéficas ao público, por se tratarem de projetos irreais e sonhadores ou complexas estruturas que dependendo do ponto de vista podem ou não serem classificadas como crowdfunding. O BIG é o primeiro exemplo de um estúdio de arquitetura estabelecido que lança uma campanha Kickstarter para um projeto que já está em construção. Isto fez com que várias pessoas, incluindo os funcionários do ArchDaily, se perguntassem: "Por que este dinheiro não foi incluído no orçamento do projeto?"

Foster + Partners divulga proposta para aeroporto de drones em Ruanda

Foster + Partners divulgou uma proposta para um aeroporto de drones em Ruanda numa tentativa de trazer tratamento médico e serviços comerciais mais eficientes para as comunidades africanas.

"Apenas um terço da população africana vive a menos de 2 quilômetros de estradas importantes", explica o comunicado de imprensa. "Seria necessário níveis sem precedentes de investimento em estradas e ferrovias para alcançar o crescimento exponencial da população africana, que deve dobrar para 2,2 bilhões até 2050." Foster + Partners, por sua vez, propõe uma solução para esse obstáculo do desenvolvimento através de uma tecnologia do século XXI: os drones.

Arabesque Wall: impressão 3D de uma parede composta por 200 milhões de superfícies

Com 3 metros de altura, 'Arabesque Wall' de Benjamin Dillenburger e Michael Hansmeyer é um objeto de complexidade intimidadora. Feita a partir de impressão 3D ao longo de 4 dias e com um arquivo de 50 Gigabytes, a peça é uma demonstração das incríveis possibilidades formais alcançadas com o desenho algorítimico e impressão 3D.

"A arquitetura deve surpreender, emocionar e irritar", explicam Dillenburger e Hansmeyer. "Tanto em um esforço intelectual e fenomenológico, deve ser abordada não apenas com a mente, mas com todos os sentidos. Deve ser julgada pelas experiências que gera."

Arabesque Wall: impressão 3D de uma parede composta por 200 milhões de superfícies - Image 1 of 4Arabesque Wall: impressão 3D de uma parede composta por 200 milhões de superfícies - Image 2 of 4Arabesque Wall: impressão 3D de uma parede composta por 200 milhões de superfícies - Image 3 of 4Arabesque Wall: impressão 3D de uma parede composta por 200 milhões de superfícies - Image 4 of 4Arabesque Wall: impressão 3D de uma parede composta por 200 milhões de superfícies - Mais Imagens+ 6

75 projetos avançam no concurso "Reinventer Paris"

Dominique Perrault, David Chipperfield, OMA, Shigeru Ban, Sou Fujimoto, e Jacques Ferrier estão entre as 75 equipes selecionadas para a terceira fase do aguardado concurso "Reinventer Paris". Primeira iniciativa do gênero, o concurso convidou arquitetos e designers a proporem projetos inovadores para solucionar alguns dos problemas mais urgentes de Paris em 23 terrenos predeterminados, de subestações elétricas abandonadas a espaços desocupados em meio a áreas urbanas.

Faleceu o arquiteto Rafael Iglesia

De acordo com informações do jornal argentino La Capital, faleceu hoje o renomado arquiteto argentino Rafael Iglesia que há vários anos padecia de saúde precária, mesmo assim nunca abandonou sua principal paixão: a arquitetura.

WAF 2015 anuncia os 9 projetos finalistas do Colour Prize

WAF 2015 anuncia os 9 projetos finalistas do Colour Prize - Imagem de Destaque
Vencedor do 2014 Colour Prize - Departments Of Law And Central Administration / CRAB Studio. Imagem © Ronald Kreimel

O World Architecture Festival (WAF) anunciou os finalistas de seu Colour Prize, premiação que tem o apoio da empresa AkzoNobel, patrocinadora do festival. Ano passado, o Prêmio de Uso Inovador da Cor em Exteriores foi concedido aos edifícios do Departamento de Direito e Administração da Universidade de Economia e Negócios de Viena, pelo uso da cor alaranjada nos 200 metros de fachada dos edifícios.

Entre os finalistas do prêmio deste ano estão novo projeto que abrangem um amplo espectro de categorias do festival. Os selecionados são:

"Síntese e Contenção": A filosofia de projeto de Cadaval & Solà-Morales

Com uma abordagem sutil em relação ao lugar e ao programa, os projetos de Eduardo Cadaval & Clara Solà-Morales são abstrações geométricas fortes, porém não agressivas, fascinantes, porém não indelicadas. Em um recente documentário sobre a obra do escritório - Cadaval & Solà-Morales / Synthesis and Containment - os arquitetos explicam sua história e processo de trabalho com comentários são intercalados com percursos em algumas de seus mais famosos edifícios. Juan Herreros, fundador e diretor do Estudio Herreros, caracteriza os arquitetos não como heroicos ou épicos, mas como bailarinas, que fazem o impossível parecer fácil. Josep Luis Mateo, fundador e diretor do escritório Mateo Architectura, exalta: "pode-se compreender sua obra por si mesma, sem ter que recorrer às suas referências".

"Síntese e Contenção": A filosofia de projeto de Cadaval & Solà-Morales  - Image 1 of 4"Síntese e Contenção": A filosofia de projeto de Cadaval & Solà-Morales  - Image 2 of 4"Síntese e Contenção": A filosofia de projeto de Cadaval & Solà-Morales  - Imagem de Destaque"Síntese e Contenção": A filosofia de projeto de Cadaval & Solà-Morales  - Image 3 of 4Síntese e Contenção: A filosofia de projeto de Cadaval & Solà-Morales  - Mais Imagens

Estudantes constroem um abrigo lúdico de madeira no centro de Tallinn, Estônia

Um grupo de estudantes do primeiro ano de arquitetura e urbanismo da Academia de Artes da Estônia projetou e construiu o READER, um abrigo baseado na ideia de distanciamento da vida cotidiana, um espaço para a pessoa se concentrar em si mesma. Os transeuntes são convidados a entrar no abrigo e "escapar dos problemas do mundo real, adentrando o mundo fictício dos livros".

Estudantes constroem um abrigo lúdico de madeira no centro de Tallinn, Estônia - Image 1 of 4Estudantes constroem um abrigo lúdico de madeira no centro de Tallinn, Estônia - Image 2 of 4Estudantes constroem um abrigo lúdico de madeira no centro de Tallinn, Estônia - Image 3 of 4Estudantes constroem um abrigo lúdico de madeira no centro de Tallinn, Estônia - Image 4 of 4Estudantes constroem um abrigo lúdico de madeira no centro de Tallinn, Estônia - Mais Imagens+ 3

Em foco: Peter Smithson

Peter Smithson (18 de setembro de 1923 – 3 de março de 2003), o aclamado arquiteto britânico que é frequentemente associado ao Novo Brutalismo, completaria 91 anos de idade hoje. Após concluir a graduação na escola de arquitetura de Newcastle em 1948, matriculou-se na Royal Academy Architecture School. Em 1950 fundou seu próprio escritório com sua esposa, Alison, formando a dupla de arquitetos britânicos mais influentes da metade do século XX.

Em foco: Peter Smithson  - Image 1 of 4Em foco: Peter Smithson  - Image 2 of 4Em foco: Peter Smithson  - Imagem de DestaqueEm foco: Peter Smithson  - Image 3 of 4Em foco: Peter Smithson  - Mais Imagens

Rafael Viñoly propõe a maior cobertura jardim do mundo sobre um shopping na Califórnia

Rafael Viñoly e o escritório OLIN divulgaram planos para transformar o Shopping Center Vallco, na cidade de Cupertino, Califórnia, em um novo conjunto de uso misto que terá a "maior cobertura verde do mundo". O projeto contará com 15 torres, mais de 60 mil metros quadrados de área comercial, 200 mil metros quadrados de espaços corporativos e 800 unidades residenciais. Se aprovada, a proposta contará com uma cobertura verde que ocupará uma área de 30 acres servida por 6 quilômetros de trilhos que conectarão orquidários, pomares, um anfiteatro e áreas de lazer.

Instalação “The Big Horn”, por Mezzo Atelier

A proposta intitulada “The Big Horn”, de Mezzo Atelier, é uma instalação temporária para a quinta edição do Public Art Festival Walk&Talk Azores. O projeto foi desenvolvido a partir de uma residência artística no espaço principal do festival que, a cada ano, durante duas semanas, recebe os mais variados tipos de eventos e se torna um ponto focal para artistas e moradores da região.

O espaço existente, que conecta a rua e as galerias dentro do edifício “ocupado”, apresentava uma circulação deficiente, com o acesso principal acontecendo através de uma pequena porta no nível superior. A intervenção aproveitou a situação e transformou o problema e um potencial, expandindo a “tímida” porta para as paredes laterais e criando uma rampa que faz suavemente a transição entre os dois níveis, tornando-os acessíveis a todos.

Instalação “The Big Horn”, por Mezzo Atelier  - Image 1 of 4Instalação “The Big Horn”, por Mezzo Atelier  - Image 2 of 4Instalação “The Big Horn”, por Mezzo Atelier  - Image 3 of 4Instalação “The Big Horn”, por Mezzo Atelier  - Image 4 of 4Instalação “The Big Horn”, por Mezzo Atelier  - Mais Imagens+ 30

Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu

Em maio, o OMA comemorou a inauguração de seu projeto para a Fondazione Prada. Pensado para "expandir o repertório das tipologias espaciais nas quais a arte pode ser exibida e compartilhada com o público", o projeto resultou em um "ambiente singularmente diverso" inserido em uma antiga destilaria no século XX localizada ao sul do centro de Milão, extrapolando a tradicional tipologia da caixa branca bastante frequente em museus.

Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu - Image 1 of 4Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu - Image 2 of 4Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu - Image 3 of 4Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu - Image 4 of 4Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu - Mais Imagens+ 37

Veja o projeto W57 do BIG sendo construído neste impressionante vídeo aéreo

Primeiro projeto do BIG na América do Norte, o West 57th Street (W57) Building em Nova Iorque está perto de ser concluído. Após a divulgação das primeiras imagens e fotografias feitas dois meses após a construção do topo da estrutura, um novo vídeo foi publicado, mostrando, desta vez, a construção gradual do projeto. Esta torre de 32 pavimentos e 709 apartamentos é a combinação de um bloco com pátio interno e um arranha-céu, e foi carinhosamente apelidada de "courtscraper" [união das palavras courtyard e skyscraper, respectivamente, pátio e arranha-céu] pelos arquitetos que a projetaram. Respondendo a um terreno estreito, o edifício tem sua geometria formada a partir da necessidade de proporcionar iluminação natural e vistas para o Rio Hudson e maximizar os espaços internos para os moradores. Veja o desenvolvimento do projeto no vídeo acima.

Obra de Calatrava é eleito o "Projeto do Ano"

O edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia de Santiago Calatrava na Universidade Politécnica da Flórida foi recentemente eleito o "Projeto do Ano" pela Engineering News-Record. Peça central da nova universidade, que teve seu masterplan também concebido por Calatrava, foi recentemente eleita a "Melhor Construção em Aço" pela AISC.

"Educar, particularmente pessoas mais jovens, é uma das tarefas mais nobres que existe", disse Calatrava em resposta ao prêmio. "O edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia busca ser uma ferramenta para alcançar o nível mais alto de educação para jovens".

As melhores propostas para o Burning Man 2015

Há pouco mais e uma semana terminou o festival Burning Man em Black Rock City, EUA, e imagens de algumas de suas estruturas mais imaginativas ainda estão sendo divulgadas. Até mesmo Bjarke Ingels publicou algumas de suas propostas favoritas. Veja, a seguir, as melhores estruturas e instalações do Burning Man 2015.

Cinema e Arquitetura: "Flash Gordon" (1980)

Os comics e o mundo do cinema, como meios gráficos, têm alimentado um ao outro ao longo do tempo, até mesmo antes da obsessão contemporânea pelo cinema de super-heróis. Um dos mais antigos é Flash Gordon, desenho animado entregue todo o domingo criado por Alex Raymond na década de 30. Influência direta dos relatos de Julio Verne e o personagem John Cartes do escritor Edgar Rice Burroughs, desenvolve dentro das suas vinhetas mundos fantásticos infestados por arquiteturas impossíveis, que nas décadas futuras se tornariam referencias claras na idade de ouro da ficção científica dentro do cinema.

As ambientações dentro do desenho animado seguiam duas claras vertentes: por um lado transportar o leitor até uma aventura claramente espacial, com tecnologias e invenções impossíveis, e por outro, evocar estruturas e paisagens terrestres históricas familiares. Com o objetivo de criar cenários exóticos e misteriosos, Alex Raymond combinou as culturas asiáticas (até então pouco conhecidas pelo mundo ocidental) com a arquitetura de vanguarda, tendo como resultado um estilo barroco porém eclético. 

Paulo Bruna: Randstad – Arquitetura e Urbanismo nos anos 90

Paulo Bruna: Randstad – Arquitetura e Urbanismo nos anos 90 - Image 1 of 4

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco a palestra do arquiteto Paulo Bruna sobre a arquitetura produzida na Holanda, nas décadas de 1980-1990. Convidado pelo curso de pós-graduação Habitação e Cidade, o arquiteto apresenta, por meio de uma síntese da história da Holanda, desde a última década do século 19, um panorama da construção de habitações de interesse social no país e da influência da política mundial na aplicação das leis referentes a ela.

Segundo ele, a Holanda foi pioneira a envolver o Estado na questão da habitação social: em 1901, foi aprovada a lei chamada Woningwet, vigente até 2012, quando o cenário político e econômico holandês sofreu drásticas mudanças. Foi também neste momento que metade dos arquitetos do país se encontravam desempregados

Vídeo: Adentre os espaços etéreos da Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, em Los Angeles

Um espaço contemporâneo para o divino, a Catedral de Nossa Senhora dos Anjos foi aberta pela primeira vez ao público em 2002. Projetada pelo vencedor do Pritzker, Rafael Moneo, a catedral Católica Romana é um monumento ao êxito do pós-modernismo enraizado no coração de Los Angeles. A catedral conta com elementos decorativos de inspiração moderna, de bancos de madeira de formas angulares a lustres de aço e vidro soprado, e pode receber até 3 mil fiéis em seus espaços internos banhados por luz natural e nas áreas externas que envolvem os jardins e a praça adjacentes.

Projetar.org lança concurso #012: Presídio Inclusivo

Com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente, o Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura. O Concurso 012 da Projetar.org convida todos os estudantes de arquitetura a proporem o projeto de um Presídio Inclusivo. O sistema carcerário brasileiro é deficiente, insalubre e superlotado, o quarto mais populoso do mundo, e a quantidade de presos mais que dobrou nos últimos 10 anos. Estudiosos alegam que tal situação é consequente de 2 fatores: falta de investimento na educação pública, alicerce fundamental de qualquer sociedade; e do modelo carcerário utilizado atualmente no país.

Museu Judaico em Berlim, de Daniel Libeskind, fotografado por Laurian Ghinitoiu

Há 14 anos, o Museu Judaico em Berlim abria suas portas pela primeira vez. Inspirado na leitura fornecida por Daniel Libeskind, o fotógrafo Laurian Ghinitoiu registrou o edifício e seu dramático jogo de luzes e texturas em uma série de vinte fotografias.

Paris proibirá a circulação de veículos no Dia Mundial Sem Carro 2015

Nos anos 90, várias cidades começaram a aderir ao Dia Mundial Sem Carro e desde então esta data comemorativa se espalhou pelo mundo, convidando as cidadãos a não usarem seus automóveis e desfrutar de suas cidades sem a contaminação atmosférica e sonora que os carros produzem.

Este ano, Paris celebrará a data no dia 27 de setembro, dia em que proibirá a circulação de automóveis privados em cinco grandes zonas que englobam 13 de seus 20 arrondissements, reservando as ruas para pedestres e ciclistas.

Mais informações a seguir.

David Adjaye recebe o Prêmio Eugene McDermott de Artes do MIT

O arquiteto David Adjaye foi eleito o vencedor do Prêmio Eugene McDermott de Artes 2016 promovido pelo MIT, que homenageia "indivíduos cuja trajetória artística aponta para as mais altas distinções em seus campos, continuando a produzir trabalhos inspiradores pelos próximos anos." O prêmio consiste em US$ 100 mil além de uma residência artística no MIT em 2016. Durante este período, Adjaye participará de quatro eventos públicos, incluindo apresentações e simpósios.

David Adjaye recebe o Prêmio Eugene McDermott de Artes do MIT - Image 1 of 4David Adjaye recebe o Prêmio Eugene McDermott de Artes do MIT - Image 2 of 4David Adjaye recebe o Prêmio Eugene McDermott de Artes do MIT - Image 3 of 4David Adjaye recebe o Prêmio Eugene McDermott de Artes do MIT - Image 4 of 4David Adjaye recebe o Prêmio Eugene McDermott de Artes do MIT - Mais Imagens+ 1

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