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Projeto do Mês: Capela San Bernardo

A arquitetura estereotômica é caracterizada por duas razões de força, sua continuidade nas cargas axiais que fazem chegar ao solo seus componentes, ao natural, na terra, e a busca pela luz onde suas paredes maciças são perfuradas para iluminar e permitir a habilidade humana. É partindo deste ponto que este projeto adquire sua potência e declara sua intenção. 

Iwan Baan fotografa o Nelson-Atkins Museum de Steven Holl em homenagem ao seu nono aniversário

Esta semana o Bloch Building do Nelson-Atkins Museum of Art, projetado por Steven Holl, comemorou seu nono ano de funcionamento. Para celebrar a ocasião, o fotografo Iwan Baan visitou o projeto para mostrar como ele está inserido no campus do museu, tornando-se um ícone arquitetônica em Kansas City, e como ele continua sendo um dos projetos mais reconhecidos de Holl.

Iwan Baan fotografa o Nelson-Atkins Museum de Steven Holl em homenagem ao seu nono aniversário - Image 1 of 4Iwan Baan fotografa o Nelson-Atkins Museum de Steven Holl em homenagem ao seu nono aniversário - Image 2 of 4Iwan Baan fotografa o Nelson-Atkins Museum de Steven Holl em homenagem ao seu nono aniversário - Image 3 of 4Iwan Baan fotografa o Nelson-Atkins Museum de Steven Holl em homenagem ao seu nono aniversário - Image 4 of 4Iwan Baan fotografa o Nelson-Atkins Museum de Steven Holl em homenagem ao seu nono aniversário - Mais Imagens+ 20

REBOOT, 2 lecciones de arquitectura / Pavilhão do Uruguai na Bienal de Veneza 2016

"REBOOT, 2 lecciones de arquitectura" é o conceito central que representa o Pavilhão do Uruguai na Bienal de Veneza 2016. Inaugurado em 26 de maio, o espaço centra-se na arquitetura informal que é erguida por aqueles que "não tem mais ferramentas para a construção de seu espaço vital do que seus próprios corpos e seu instinto de sobrevivência". Edifícios que, seguindo a equipe responsável, funcionam como um depósito de sentido para a arquitetura que fazemos hoje em dia.

REBOOT, 2 lecciones de arquitectura / Pavilhão do Uruguai na Bienal de Veneza 2016 - Image 1 of 4REBOOT, 2 lecciones de arquitectura / Pavilhão do Uruguai na Bienal de Veneza 2016 - Image 2 of 4REBOOT, 2 lecciones de arquitectura / Pavilhão do Uruguai na Bienal de Veneza 2016 - Image 3 of 4REBOOT, 2 lecciones de arquitectura / Pavilhão do Uruguai na Bienal de Veneza 2016 - Image 4 of 4REBOOT, 2 lecciones de arquitectura / Pavilhão do Uruguai na Bienal de Veneza 2016 - Mais Imagens+ 5

OMA é selecionado para projetar a expansão da Albright-Knox Art Gallery

A Albright-Knox Art Gallery, localizada na cidade de Buffalo, selecionou o escritório OMA para expandir seu renovar o histórico museu e campus. A equipe de projeto está sendo liderada pelo diretor do OMA New York, Shohei Shigematsu, que passará o próximo ano em uma parceria com o museu para renovar e revitalizar a instituição. Conhecido como AK360, o edifício será o primeiro museu do OMA nos EUA e a primeira expansão da Albright-Knox em mais de meio século.

Arte e Arquitetura: "Sampa versus Buenos" por Vivian Mota

Arte e Arquitetura: "Sampa versus Buenos" por Vivian Mota - Arte E ArquiteturaArte e Arquitetura: "Sampa versus Buenos" por Vivian Mota - Arte E ArquiteturaArte e Arquitetura: "Sampa versus Buenos" por Vivian Mota - Arte E ArquiteturaArte e Arquitetura: "Sampa versus Buenos" por Vivian Mota - Arte E ArquiteturaArte e Arquitetura: Sampa versus Buenos por Vivian Mota - Mais Imagens+ 12

São Paulo e Buenos Aires são comparadas em diversos momentos. Ambas as cidades possuem diversos marcos arquitetônicos que são referências em todo o mundo.

A designer Vivian Mota, idealizadora do estúdio Rabiscorama, após acompanhar o projeto Paris versus New York, do designer Vahram Muratyan, e durante uma viagem para a capital argentina - onde reparou diferenças e similaridades com a capital paulista - criou o projeto Sampa versus Buenos. Conforme seus desenhos foram sendo desenvolvidos, a artista percebeu que haviam muito mais semelhanças do que divergências entre as duas cidades.

Em suas ilustrações, a designer busca um tema comum e cria um "duelo" com um representante para cada cidade, alguns exemplos são: Edifício Banespa vs Edifício Kavanagh, Galeria do Rock vs Bond Street, Cemitério da Consolação vs Cemitério da Recoleta,  Liberdade vs Barrio Chino, Estação da Luz vs Estación Retiro, e muitos outros.

Veja suas ilustrações e saiba mais sobre o projeto, a seguir.

Serpentine Pavilion e Summer Houses 2016 pelas lentes de Laurian Ghinitoiu

Esta semana foi apresentado ao público o 17° Serpentine Gallery Pavilion. Com sua "parede expandida" de 13 metros de altura composta por tubos de fibra de vidro, o pavilhão tem uma presença imponente no Hyde Park e se localiza ao lado da Serpentine Gallery. Segundo Bjarke Ingles em seu memorial de projeto, o pavilhão trata dos efeitos visuais de diferentes ângulos - passando de um retângulo transparente quando visto de frente a uma escultura curvilínea quando visto de lado.

Com tanta riqueza visual, o projeto oferece muitas opções para ser explorado através da fotografia - sendo assim, o fotógrafo Laurian Ghinitoiu esteve presente na inauguração do projeto para investigar os efeitos visuais causados pelo pavilhão. Ele também registrou em fotografias as Summer Houses, projetadas por Kunlé Adeyemi do NLÉ, Barkow Leibinger, Yona Friedman e Asif Khan. Veja as fotografias a seguir.

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Why the FAR (Floor Area Ratio) Game?: Por dentro do Pavilhão da Coréia na Bienal de Veneza 2016

Como parte da cobertura do ArchDaily Brasil na Bienal de Veneza 2016, apresentamos uma série de artigos escritos pelos curadores das exposições e instalações à mostra no evento.

Das dezenas de artigos sobre arquitetura e urbanismo que contribuí para o Jornal Korea Joongang Daily, foi o intitulado de "The FAR Game" que recebeu a maior resposta dos leitores. Enquanto que a FAR (Floor Area Ratio "Taxa de Área de Piso") aparenta ser um jargão técnico dos profissionais, parece que quase todos os coreanos sabem o que é, ou já ouviram falar sobre isso. Se você digitar yong-jeong-nyul (용적률, a palavra coreana para FAR) em motores de busca coreanos, um fluxo interminável de notícias, artigos e comentários aparecerão. A palavra fala do apetite para espaços de vida em um ambiente hiper-denso, bem como o desejo por qualquer meio possível, seja por planejamento e táticas adequadas ou através de truques e obscurecimento. Ela toca tanto os ricos como os pobres, como eles gerem suas vidas juntos e em torno do tecido urbano. Ao ler esse artigo, onde eu havia afirmado que, sem dúvidas, é a FAR que impulsiona o caráter arquitetônico das cidades coreanas, um renomado pesquisador urbano me disse que eu havia acertado em cheio.

Museu Guggenheim de Nova Iorque pelas lentes de Laurian Ghinitoiu

O Museu Solomon R. Guggenheim de Nova Iorque, inaugurado em 1959, causou controvérsias por ser "menos um museu que um monumento" de Frank Lloyd Wright. Embora Wright pretendesse exibir as pinturas nas paredes internas, a concavidade das superfícies tornou isso impossível. Em vez disso, então, o átrio central se tornou um lugar de procissão onde o espaço é revelado através do movimento. A rampa contínua que se volta para o átrio permite a interação das pessoas em diferentes níveis.

O fotógrafo Laurian Ghinitoiu situa as pessoas no centro de suas fotografias, o que talvez explique como, nesta série fotográfica do Museu Guggenheim em homenagem ao 149° ano de nascimento de Wright, ele tenha conseguido capturar a essência e vitalidade do museu. Ao passo que algumas imagens retratam o átrio do museu como um lugar de passagem, contemplação e socialização, outras mostram a crescente influência da fotografia e auto-representação na experiência dos visitantes. Algumas fotografias mostram ainda o edifício inserido em seu contexto urbano, com pessoas envolvidas em suas atividades diárias.

Museu Guggenheim de Nova Iorque pelas lentes de Laurian Ghinitoiu - Image 1 of 4Museu Guggenheim de Nova Iorque pelas lentes de Laurian Ghinitoiu - Image 2 of 4Museu Guggenheim de Nova Iorque pelas lentes de Laurian Ghinitoiu - Image 3 of 4Museu Guggenheim de Nova Iorque pelas lentes de Laurian Ghinitoiu - Image 4 of 4Museu Guggenheim de Nova Iorque pelas lentes de Laurian Ghinitoiu - Mais Imagens+ 25

12 coisas que você precisa ver na Bienal de Veneza 2016

12 coisas que você precisa ver na Bienal de Veneza 2016 - Imagem de Destaque
"Reporting From the Front". Imagem © Italo Rondinella

Há uma enorme intensidade de informações, conhecimentos e ideias na Bienal de Arquitetura em Veneza este ano, intitulada Reporting From the Front. Com todos os editores executivos e editores-chefe do ArchDaily Inglês, Espanhol e Português reunidos em Veneza para a abertura - além do co-fundador David Basulto e do editor James Taylor-Foster, curadores do Pavilhão Nórdico -selecionamos este ano doze das nossas exposições favoritas que devem ser visitadas.

Arquivo digital disponibiliza gratuitamente centenas de revistas de arquitetura

O organização North Carolina Modernist Homes (NCMH) e a Hanley Wood (empresa matriz da ARCHITECT) se uniram para criar o Colossus: um novo acervo digital de publicações de arquitetura do século XX. Quando concluído, este será o maior arquivo digital de revistas de arquitetura moderna do mundo, contando com mais de 1,3 milhões de páginas.

De interstícios a infraestruturas / Eduardo Pimentel Pizarro

O que é favela, hoje, em São Paulo? Quais seus conflitos e potencialidades? Como arquitetos, urbanistas e planejadores poderiam propor uma forma mais gentil e inovadora de intervir nessa realidade? A partir destas questões são propostas estratégias de requalificação para a segunda maior favela da cidade de São Paulo, Paraisópolis.

Entrevista com Paulo Mendes da Rocha: "Brasília foi um tropeço histórico"

Em uma entrevista para a rede alemã Deutsche Welle, o Pritzker e mais novo vencedor do Leão de Ouro em Veneza, Paulo Mendes da Rocha, comenta que transferir a capital federal do Rio de Janeiro para o cerrado foi um grande tropeço político. Todavia, o arquiteto reforça que "isso não tem nada a ver com a obra de Niemeyer, que é altamente criativa".

Para o arquiteto, no lugar da construção de uma nova capital no interior do país, teria sido muito mais útil construir, na época, outras cidades menores: "A navegação da grande rede hidroviária do Brasil e as ligações necessárias e fáceis de imaginar entre o Atlântico e o Pacífico obrigariam à construção de inúmeras cidades com uma utilidade mais interessante do que aquilo que já estava feito, que era a capital no Rio de Janeiro".

MVRDV projeta cozinha totalmente transparente em Veneza

O escritório MVRDV projetou uma cozinha completamente transparente para o Kitchen Home Project, um evento paralelo da Bienal de Veneza deste ano que foca no habitar e no ambiente da casa. Kitchen Home Project foi iniciado por Weng Ling do Beijing Centre for the Arts (BCA), e também conta com trabalhos de Kengo Kuma e do artista Au Yeung Ying Chai, de Hong Kong. A proposta de MVRDV, intitulada "Infinity Kitchen" imagina o próximo passo no projeto de cozinhas, criando bancadas, estantes, armários e torneiras inteiramente de vidro - a metáfora é que um ambiente onde se pode ver tudo trará transparência para o alimento sendo preparado na cozinha, tornando os habitantes mais conscientes de sua alimentação.

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Sistema modular de muros verdes gera eletricidade a partir de musgos

A estudante do IAAC (Institute for Advanced Architecture of Catalonia), Elena Mitrofanova, em parceria com o bioquímico Paolo Bombelli, criou uma proposta para um sistema de fachada que utiliza o poder gerador de eletricidade natural das plantas. Ele consiste em uma série de "tijolos" modulares ocos de argila que contém musgos. O sistema emprega os recentes avanços científicos no campo biofotovoltaico (BPV) que Mitrofanova explica que "seria mais barato para produzir, auto-reparadora, auto-replicante, biodegradável e muito mais sustentável" que a energia fotovoltaica padrão.

Sistema modular de muros verdes gera eletricidade a partir de musgos - Image 1 of 4Sistema modular de muros verdes gera eletricidade a partir de musgos - Image 2 of 4Sistema modular de muros verdes gera eletricidade a partir de musgos - Image 3 of 4Sistema modular de muros verdes gera eletricidade a partir de musgos - Image 4 of 4Sistema modular de muros verdes gera eletricidade a partir de musgos - Mais Imagens+ 10

Top 100 projetos brasileiros

O ArchDaily comemora este ano o 10° aniversario de seu website em espanhol, Plataforma Arquitectura. Por ocasião desta celebração, buscamos dentre os milhares de projetos já publicados em nossas páginas aqueles que marcaram momentos especiais.

"Selfie Automaton": Pavilhão da Romênia na Bienal de Veneza 2016

Como parte da cobertura do ArchDaily Brasil na Bienal de Veneza 2016, apresentamos uma série de artigos escritos pelos curadores das exposições e instalações à mostra no evento.

O Pavilhão da Romênia na 15ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia  apresenta “Selfie Automaton”, uma exposição de Tiberiu Bucșa, Gál Orsolya, Stathis Markopoulos, Adrian Aramă, Oana Matei, Andrei Durloi. A mostra consiste em 7 autômatos mecânicos, com 42 marionetes - 37 humanas e 5 criaturas. Três dos autômatos serão localizados no Pavilhão da Romênia no Giardini, outros três na Nova Galeria do Instituto Romeno de Cultura e Pesquisa Humanística, e um deles será nômade e  vagará pelas ruas de Veneza.

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Pavilhão de Portugal em Veneza pelas lentes de Nicolò Galeazzi - atelier XYZ

NEIGHBOURHOOD: Where Alvaro meets Aldo é o título da exposição portuguesa na 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza, um pavilhão “site-específic” construído numa frente urbana que se encontra em plena regeneração física e social, dentro da cidade de Veneza, e mais especificamente na ilha de Giudecca: o Campo di Marte. A exposição reúne informações sobre quatro conjuntos residenciais projetados por Álvaro Siza: Schlesisches Tor (Berlim), Schilderswijk West (Haia), Bairro da Bouça (Porto) e o próprio Campo di Marte em Veneza.

Apresentamos aqui o registro fotográfico do Pavilhão português feito pelo atelier XYZ. Veja a série de fotografias, a seguir:

Pavilhão de Portugal em Veneza pelas lentes de Nicolò Galeazzi - atelier XYZ - Image 1 of 4Pavilhão de Portugal em Veneza pelas lentes de Nicolò Galeazzi - atelier XYZ - Image 2 of 4Pavilhão de Portugal em Veneza pelas lentes de Nicolò Galeazzi - atelier XYZ - Image 3 of 4Pavilhão de Portugal em Veneza pelas lentes de Nicolò Galeazzi - atelier XYZ - Image 4 of 4Pavilhão de Portugal em Veneza pelas lentes de Nicolò Galeazzi - atelier XYZ - Mais Imagens+ 13

Frases: Frank Lloyd Wright e a arte da arquitetura

"Fora da Ordem": Arquitetos portugueses lançam petição por melhores condições profissionais

Um grupo de arquitetos e arquitetas com percursos diferentes, que partilha a preocupação com o rumo da profissão e da arquitetura em Portugal, lançou recentemente uma petição online chamando todos os colegas conterrâneos de profissão a repensar as condições da arquitetura portuguesa e debater temas que não têm sido o foco da Ordem dos Arquitectos, organização responsável pelo controle e manutenção dos direitos e deveres dos arquitetos em Portugal.

A petição é composta por quatro eixos considerados fundamentais para se iniciar uma discussão. Leia-os na íntegra, a seguir:

5 cidades que se destacam por seus planos de inovação urbana

Um grupo de arquitetos e urbanistas foram consultados pelo jornal estadunidense The Wall Street Journal (WSJ) sobre as cidades líderes em inovação urbana através de certos projetos.

Nessa oportunidade, entre os peritos consultados estão Edward Glaeser, economista e autor do “O Triunfo das Cidades”, e Douglas Kelbaugh, acadêmico de arquitetura e urbanismo da Universidade de Michigan, que apostaram em cidades de menor tamanho, em vez de megacidades, e que consideram não terem recebido tanta atenção.

Apesar do fato de que a lista poderia continuar crescendo, o grupo de especialistas escolheu cinco cidades, incluindo uma latino-americana, que se destacam por ações interessantes que podem inspirar outras cidades, levando em consideração o contexto local.

NEIGHBOURHOOD: Where Alvaro meets Aldo / Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza 2016

Como parte da cobertura do ArchDaily Brasil na Bienal de Veneza 2016, apresentamos uma série de artigos escritos pelos curadores das exposições e instalações à mostra no evento.

Como resposta ao desafio lançado pelo curador geral da XV Bienal de Arquitetura de Veneza, Alejandro Aravena - "Reporting from the Front” -, Portugal apresenta um pavilhão “site-específic”, construído numa frente urbana que se encontra em plena regeneração física e social, dentro da cidade de Veneza, e mais especificamente na ilha de Giudecca: o Campo di Marte. Na verdade, a ideia de instalar o pavilhão português in situ despoletou a conclusão do projeto de regeneração do Campo di Marte, proposto pelo arquiteto Álvaro Siza, há 30 anos. Após a “ocupação” deste local em construção, a exposição dará lugar a um habitat arquitetônico destinado aos residentes da Giudecca.

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3 aplicativos que buscam melhorar a qualidade de vida em cidades latino-americanas

Ao nos deslocarmos pela cidade, a tecnologia pode ser uma grande ferramenta para nos informar o que está acontecendo em nosso entorno. Desta maneira, é possível tomar melhores decisões que facilitam as atividades cotidianas.

Em cidades latinoamericanas existem vários aplicativos projetados para que seus habitantes estejam cientes do estado do transporte, seja público ou privado, da segurança ou de outros assuntos mais variados. Vamos mostrar aqui três deles.

Vídeo: Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal

Nossa parceira Building Pictures compartilhou conosco o vídeo do Mercado de Abrantes projetado pelo escritório português ARX Portugal.

Relatório do CREA-RJ sobre desabamento da ciclovia Tim Maia conclui que houve falha na licitação

Em relatório apresentado no fim do mês passado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ), foi constatado que a empresa Geo-Rio, responsável pela licitação da ciclovia Tim Maia no Rio de Janeiro, que desabou parcialmente no mês de abriu, retirou do edital de licitação a exigência de que as empresas interessadas na obra da ciclovia na Avenida Niemeyer tivessem experiência prévia comprovada com execução de pontes e viadutos.

O documento também conclui que consórcio Contemat/Concrejato não contratou um fornecedor especializado para o projeto, não fez estudos oceanográficos sobre o impacto das ondas na estrutura e não foi punido pela prefeitura pelo acidente do dia 21 de abril, em que duas pessoas morreram com a queda da ciclovia. Por esse motivo, o parecer foi inconclusivo e não identificou quem seria responsável pela queda.

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