1. ArchDaily
  2. Envio De Propostas

Envio De Propostas

Revista Projectare abre novo edital

Nesta edição, temos como editoras convidadas as professoras Doutoras Célia Gonsales (UFPel) e Ana Elísia da Costa (UFRGS).
O prazo para as submissões é 30 de maio de 2022. Serão aceitos trabalhos em Português, Inglês e Espanhol.
Com o tema-base “Teoria nas práxis arquitetônica e urbanística contemporâneas”, a edição 13 da Revista Projectare visa divulgar artigos científicos e ensaios críticos que explicitem reflexões sobre potencialidades e limitações da teoria no contexto de “práticas emergentes” na Arquitetura e Urbanismo.
A prática destes projetos amplia e/ou desestabiliza a cultura disciplinar e a própria profissão, podendo compor, como sugere Chabrat (2019), um “campo-de-fora” da disciplina.

Chamada aberta para o Arquiteturas Film Festival Porto 2022

O Arquiteturas Film Festival convida cineastas, distribuidores e profissionais da indústria a submeter trabalhos que estejam relacionados com o tema de 2022, “Slow Down!”.

CANDIDATURAS NESTE LINK: https://filmfreeway.com/ArquiteturasFilmFestival

A natureza destes filmes é diversa: poderão ser curtas-metragens, longas, documentários, filmes de animação e experimentais - todos os formatos são bem-vindos. O comité de seleção é composto por Sofia Mourato, Vasco Mendes, Sara Nunes e Andreia Garcia.

O júri, a anunciar em breve, irá selecionar filmes em várias categorias de prémio - “Melhor Documentário”, “Melhor Filme de Ficção”, “Talento Emergente” (para o melhor 1º filme) e “Prémio do Público”. Esta edição traz

Iphan lança concurso de artes visuais com tema "paisagens caiçaras"

Estão abertas as inscrições para participar de uma nova edição da exposição Paisagens Caiçaras. De 14 de fevereiro até 20 de março, a curadoria do projeto receberá trabalhos de artes visuais com a temática “As Vilas e Populações Caiçaras do Brasil”. O tema foi sugerido pela população à Gerência de Filatelia dos Correios para a emissão de um selo especial em 2022.

Pós-graduação da Escola da Cidade tem inscrições abertas para 2022

As inscrições para a pós-graduação lato sensu da Escola da Cidade estão abertas até 11 de março de 2022. Existente há mais de 10 anos, o programa é composto por sete cursos e está estruturado a partir de dois aspectos centrais: a prática e o fazer projetual, entendidos como pesquisa e estratégia de aproximação do espaço em suas múltiplas escalas. Tendo ainda como temática geral e abrangente “Civilização América: um olhar através da arquitetura” – que propõe a compreensão e enfrentamento das condições históricas, geográficas, territoriais e sociais que nos constituem. É a partir dessa visão que os cursos de

13ª Bienal de Arquitetura de São Paulo abre chamada para instituições de ensino

O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo (IABsp) abre chamada educativa para a 13ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com o propósito de reunir propostas para a ação Tramas e Costuras, que acontecerá durante o evento na cidade de São Paulo de 21 de maio a 10 de julho de 2022.

Novos Escritórios ArchDaily 2021: chamada aberta até domingo, 7 de novembro

Pelo segundo ano consecutivo, o ArchDaily busca novos escritórios, coletivos, práticas e profissionais emergentes que estão oferecendo soluções que lidem com os desafios mais urgentes do mundo.

Nesse contexto, a arquitetura tem passado por muitas mudanças nas últimas décadas com o surgimento e posterior consolidação de novas tecnologias, ferramentas, formatos, tópicos, escalas e abordagens interdisciplinares, juntamente com o fortalecimento da Internet que levou a uma descentralização disruptiva da produção e discussão da arquitetura. Arquitetos e designers de todo o mundo estão abordando esses desafios, ponderando suas funções e explorando suas próprias abordagens práticas.

Escola da Cidade tem inscrições abertas para nove Cursos Livres

Os Cursos Livres da Escola da Cidade são de curta duração e contam com temáticas diversas. São destinados às pessoas interessadas em expandir os diálogos sobre questões como história, antropologia, tecnologia, economia, fotografia, literatura, design, música, entre outros, a partir de olhares transversais para a arquitetura e a cidade.

Neste bimestre, permanecem em formato remoto com aulas oferecidas a partir do contato em tempo real entre professores e alunos, com turmas reduzidas, possibilitando uma troca de conhecimento e de experiências entre todas as pessoas participantes. Os valores são sempre calculados em função do número de horas total e visam a remuneração

Converse com quem faz arquitetura

No dia 21/9, às 18h, a Escola da Cidade promove uma conversa entre quem já passou pela instituição, quem está na Escola atualmente (como estudante, professor ou coordenador) e quem deseja ingressar no nosso curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. O encontro é online e gratuito e abordará diferentes perspectivas sobre formação e carreira na área. Participantes do bate-papo garantem isenção total na taxa de inscrição para o Processo Seletivo 2022.

Escola da Cidade recebe exposição sobre Artacho Jurado

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta a exposição “Artacho Jurado no Desenho da Cidade”, na Galeria da Cidade. A exposição sobre o arquiteto autodidata que projetou e construiu marcos da São Paulo moderna como o edifício Bretagne, Cinderela e Louvre, abre para o público no dia 4 de setembro, sábado, data que celebra os 114 anos de seu nascimento. Seguindo os protocolos de segurança em relação à covid-19, a visitação é sujeita a lotação máxima de 10 pessoas. Caso haja interesse em agendar, o contato pode ser feito pelo

Pós-graduação da Escola da Cidade tem inscrições abertas para o 2º semestre de 2021

As inscrições para a pós-graduação lato sensu da Escola da Cidade estão abertas até 13 de agosto de 2021. Existente há mais de 10 anos, o programa é composto por sete cursos e está estruturado a partir de dois aspectos centrais: a prática e o fazer projetual, entendidos como pesquisa e estratégia de aproximação do espaço em suas múltiplas escalas. 

Chamada de projectos independentes para a Trienal de Arquitectura de Lisboa 2022

A Trienal procura propostas de projectos auto-financiados que se relacionem com a programação central da sua 6.ª edição a realizar em 2022, e que revelem uma produção independente e diversificada, essencial para os mecanismos culturais vivos da cidade e interessada na efervescência do debate em torno da arquitectura.

Procuramos projectos que enriqueçam a reflexão acerca da temática da 6ª edição que tem por título Terra. As propostas escolhidas integrarão o programa oficial da Trienal 2022, partilhando o palco internacional que o evento proporciona.

Terra explora como os paradigmas recentes estão a mudar a nossa forma de criação de lugares num planeta

Concurso de Capa e Submissão de Artigos para a Revista Ímpeto Nº11

Abertura do processo de submissões de artigos e Concurso de Capa da Revista Ímpeto Nº11.
A Revista Ímpeto é uma publicação com periodicidade anual, organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas e contempla textos de caráter informativo e reflexivo relacionados à arquitetura e cidade. Em 2021, a décima primeira edição da Ímpeto está estruturada em Eixo temático, no qual pretende-se contribuir com o debate acerca da temática: Cidades Saudáveis: urgências, perspectivas e enfrentamentos, e em Eixo Livre, espaço destinado a publicações diversas de arquitetura, urbanismo e áreas afins.

Revista Ímpeto nº11
Cidades

Revista Empena - Chamada Aberta para Submissão de Trabalhos

Após sete anos, a revista empena retoma suas reflexões acerca da cidade e àquelas e àqueles que a habitam. Nos apresentamos, novamente, enquanto uma revista estudantil inteiramente organizada, curada e editada por estudantes da Escola da Cidade.

Nessa segunda edição, propomos o pensar pelo desvio, buscando extrapolar os limites do campo da Arquitetura e do Urbanismo, tendo como conceito guarda-chuva ‘limiares’. Termo conceituado pelo ensaísta alemão Walter Benjamin e posteriormente desenvolvido pela filósofa suíça-brasileira Jeanne Marie Gagnebin.

Nos apoiaremos sobre suportes audiovisuais, desenhos, escritos, fotografias, imagens e outras manifestações criativas que possam surgir.

A chamada para submissão é entre o

Urbe Urge: Respostas à Emergência Climática

Neste momento em que a urbanização se faz planetária e que a humanidade se tornou uma força geológica capaz de alterar profundamente os ciclos termodinâmicos da Terra, é urgente reinventar o modo de vida urbano e ensaiar outras formas de coexistência entre humanos e animais e plantas, entre as cidades, as florestas, os rios, as montanhas. Mas também urge projetar, com os pés no chão e com os povos e as ciências da terra, as condições de habitabilidade para o futuro.

IAB lança edital para seleção de boas práticas relacionadas à primeira infância na América Latina

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Bernard van Leer (FBvL), em parceria com a Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), a Agrupación Arquitectura y Niñez de América (ANDA) e o programa Architecture & Children da União Internacional de Arquitetos (UIA), lançam para todos os países da América Latina o edital de chamamento público para a seleção de ações de boas práticas relacionadas à Primeira Infância para integrar a nova plataforma virtual de projetos do IAB.

UNOPS abre licitação de projeto para Unidade Socioeducativa de Internação em Niterói

Contratação de empresa especializada para a elaboração de Projetos Executivos de Arquitetura e de Engenharia para Unidade Socioeducativa no Município de Niterói no Estado do Rio de Janeiro - Brasil.

Faça parte do ArchDaily! Estamos em busca de nosso próximo curador de projetos

O ArchDaily é o site de arquitetura mais visitado do mundo e um dos pioneiros no campo da documentação, discussão e divulgação dos principais temas da arquitetura e do urbanismo. Hoje, temos o prazer de anunciar que nossa equipe continua a crescer!

Estamos à procura de curadores talentosos com interesse particular no campo da arquitetura e nas potencialidades proporcionadas pela internet. Se você se encaixa nesses requisitos, esta pode ser a sua oportunidade!

Bienal V

Em sua quinta edição, a Bienal seguirá on-line.
Vernissage Virtual 01 de julho de 2021
Inscrições até 30 de junho.
Cada artista, curador ou grupo de artistas (de todas as nacionalidades e regiões), poderão participar da seleção com um número de até: três (3) trabalhos, podendo ser de linguagens distintas, em um único PDF, contendo:
Nome e endereço completo, e-mail, fotos das três obras com devida ficha técnica, página ou endereço na web, breves textos e currículo, ou seu portfólio, enviado para o email: bienaldosertao@hotmail.com

UNOPS abre licitação de projeto para Unidade Socioeducativa de Internação em Duque de Caxias

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (United Nations Office for Project Services - UNOPS) é o organismo operacional das Nações Unidas que apoia diferentes parceiros na implementação de projetos de construção da paz, de ajuda humanitária e de desenvolvimento. O UNOPS ajuda a traduzir políticas em ações.

Chamada para cadastro de trabalhos sobre mobilidade a pé na biblioteca digital do Como Anda

Nos últimos anos, a mobilidade a pé vem ganhando espaço em discussões acadêmicas, na mídia e de forma transversal a outras pautas relacionadas a saúde, qualidade de vida, mudanças climáticas, educação, economia e bem-estar nas cidades. Entendendo esse cenário multidisciplinar de como atuar
pelo tema no Brasil, o Projeto Como Anda faz um convite a você, que possui alguma produção relacionada à mobilidade a pé, para cadastrar o seu trabalho na biblioteca digital do projeto e dar ainda mais visibilidade às suas conquistas! Já são mais de 200 publicações catalogadas dentre diversas categorias de trabalho.

Em algum momento do dia, todos e

IABsp prorroga o prazo de inscrição do concurso de co-curadoria da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

ATUALIZAÇÃO: A 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo estende o prazo de inscrições de propostas do Concurso de Co Curadoria até dia 31 de janeiro de 2021, às 23h59. As propostas podem ser enviadas pelo site da Bienal. Esta edição conta com uma comissão composta por 12 membros, que inclui representantes do IAB de outros Estados para conferir pluralidade no acompanhamento do evento de alcance nacional e internacional.

Chamada aberta para jovens profissionais e escritórios 2020

A humanidade está em uma encruzilhada. Uma crise climática que ameaça os ecossistemas e aumenta a instabilidade social. Uma população em rápido crescimento fazendo com que os recursos da Terra sejam consumidos mais rápido do que nunca. Uma discussão ainda em andamento sobre questões raciais e de gênero em todo o mundo. Uma revolução tecnológica que desorganiza sociedades e mercados – incluindo o campo da arquitetura e da construção. Para completar, uma crise econômica e pandêmica coloca as sociedades à prova.

Nesse cenário, a arquitetura tem passado por profundas mudanças nos últimos vinte anos devido ao surgimento e consolidação de novas ferramentas, formatos, tópicos, escalas e abordagens interdisciplinares, na medida em que o surgimento da Internet fomentou uma descentralização disruptiva do produção e discussão da arquitetura.

Últimos dias para se inscrever no Prêmio de Visualização de Arquitetura do ArchDaily 2020

As visualizações arquitetônicas atingiram níveis de qualidade impressionantes, tornando-se uma grande fonte de inspiração e parte fundamental do processo projeto. Assim, temos o orgulho de apresentar a primeira edição do Prêmio de Visualização de Arquitetura do ArchDaily, que reconhecerá as melhores representações do ano. 



¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.