O escritório chinês PWD Architecture iniciará em breve a obra em Dali Creative Area, um empreendimento de uso misto na cidade de Dali, na província de Yunnan. O projeto recebeu o primeiro lugar em um concurso no ano de 2014, e toma uma direção significativa da paisagem da área, empregando uma forma minimalista em patamares que celebra sua configuração. O programa incluirá um hotel, restaurantes, escritórios, lojas e espaço de exposição. Está programado para ser concluído em 2016.
Videos
Vista aérea. Cortesia de Vincent Callebaut Architectures
O escritório Vincent Callebaut Architectures recebeu menção honrosa por sua proposta intitulada "Wooden Orchids” para a Mount Lu Estate of World Architecture Competition, organizada pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) - um concurso que desafiava os participantes a proporem diversos edifícios culturais e comerciais nas proximidades de um dos maiores jardins de flores do mundo. Wooden Orchids consolida essas funções em um centro que conversa com os aspectos demográficos e climáticos da região.
Os escritórios ADEPT e Mandaworks foram selecionados como vencedores de um concurso de projeto para o desenvolvimento urbano da região de Kolkajen-Ropsten, no Porto Real de Estocolmo. Apelidado de "Royal Neighbour", o masterplan propõe a criação de mais de 12 mil novas unidades habitacionais, proporcionará 35 mil empregos nas próximas duas décadas, e cria uma nova área cultural para a cidade.
O escritório Berrel Berrel Kräutler foi selecionado como vencedor do concurso internacional para a expansão da sede da Organização Mundial da Saúde [World Health Organization - WHO] em Genebra, Suíça. Empregando uma abordagem contida, a proposta para um edifício de escritórios cúbico substituirá uma série de estruturas temporárias e unificará a infraestrutura permanente do complexo.
Uma equipe de arquitetos do escritório dinamarquês Kullegaard foi selecionada como vencedora do concurso para o complexo portuário de Holbæ, Dinamarca. Buscando criar uma conexão com a arquitetura do entorno, a proposta para um complexo multiuso, intitulado "Holbæk HavneBy", tem sua forma definida pela separação dos espaços públicos e privados.
Saiba mais sobre a proposta de US$ 22 milhões, a seguir.
A equipe liderada pelos arquitetos argentinos Matías Beccar Varela e Jano de la Vega foi premiada com o primeiro lugar no concurso de ideias para o Polo Tecnológico La Matanza, cujo objetivo era incentivar a pesquisa, o desenvolvimento e a capacitação científica e tecnológica orientada para equipamentos hospitalares.
A Prefeitura de Bergara (País Basco, Espanha) promoveu um concurso de ideias para a reforma do interior do Real Seminario de Bergara, um edifício central para a cidade, com alto valor histórico e protegido pelas leis de patrimônio do Governo Basco.
Assim, as equipes participantes deveriam apresentar ideias capazes de, por um lado, promover e gerar a maior confluência possível de usos, e, por outro, não alterar o valor patrimonial do edifício existente. Nesse sentido, a organização valorizou as intervenções que pudessem ser completamente desmontadas, restituindo o estado original do edifício.
A proposta do escritório VAUMM foi eleita a vencedora do concurso. Sua intervenção tem 1.120 m² e o projeto executivo será finalizado em meados deste ano - o prazo para a conclusão da obra é maio de 2016.
Veja mais detalhes sobre o projeto vencedor, a seguir.
Vencedora da última edição do Holcim Awards América Latina, o projeto Ensalada de Frutas (Salada de Frutas), desenvolvido pelos arquitetos Patricio Cuello, Iván Báez, Alejandro Alaniz e Christian Barrera, propõe um porto flutuante em pleno coração do Amazonas, Manaus, revertendo a "lógica fragmentária atual da orla" de uma das principais cidades do norte do Brasil.
No contexto do SOS Cidades Manaus 2012, o projeto busca potencializar o vínculo entre a cidade e o rio, assumindo como parte do enfoque conceitual a variação do nível das águas, que se faz presente no programa flutuante e no parque inundável.
Saiba mais sobre o projeto premiado com o Primeiro Lugar no Holcim Awards América Latina, a seguir.
A proposta de nps tchoban voss e Hager Partner foi escolhida como vencedora de um concurso que pretendia dar nova vida ao equipamento de atividades aquáticas da cidade de Nauen, Alemanha. O novo centro traz uma organização multifuncional ao complexo, ativando o entorno urbano e oferecendo ao público um hub recreativo.
O escritório espanhol Rafael de La-Hoz e o Architectural Design and Research Institute of Harbin Institute of Technology (ADRI-HIT) foram anunciados como vencedores do concurso para construir um novo centro cultural em Meishan, China. Localizado na província de Sichuan, ao sul do país, o complexo combinará um centro de esportes, cinco museus, uma biblioteca e uma galeria de exposições.
Ocupando aproximadamente 260 mil metros quadrados, o novo complexo se localiza próximo ao campus da universidade de Meishan e se adequa à topografia dos arrozais de Sichuan. Saiba mais sobre o projeto e veja algumas imagens a seguir.
O escritório Ennead Architects foi escolhido como vencedor de um concurso internacional para projetar o Planetário de Xangai. O projeto "celeste" pretende potencializar a capacidade do Shanghai Science and Technology Museum (SSTM), além de redefinir o distrito de Lingang quando estiver concluído em 2018.
"Tomando como inspiração alguns princípios astronômicos, nossa estratégia de projeto oferece uma plataforma para a experiência do movimento orbital, utilizando-o como referência metafórica e gerador da forma", comentou o Ennead Architects.
O RTA-Office divulgou sua proposta premiada com o primeiro lugar no concurso para um centro cultural em Wuhu, China, que toma a paisagem montanhosa como inspiração para sua forma.
Fazendo do Hall de Exposições um ícone reconhecível na paisagem, o projeto, chamado pelos autores de "container cultural", se volta para seu entorno, tomando sua forma a partir da superfície rochosa da Montanha Yashan. De modo similar, a estrutura deriva da mesma inspiração rochosa e é dividida em três partes distintas unidas por uma praça pública central.
O escritório SO-IL, em colaboração com o FREAKS freearchitects, foi anunciado como vencedor do concurso para reinventar a histórica Site Verrier na França. Localizado no Parque Natural Vosges, o plano de modernização aborda três elementos no passado industrial da região e proporciona um espaço dinâmico para interação cultural e exploração histórica da fábrica de vidros Site Verrier.
Vista do átrio principal. Image Courtesy of Tsabikos Petras Architectural Studio
Vencedora do concurso para transformar uma antiga estrutura em um museu arqueológico, essa proposta do escritório Tsabikos Petras Architectural Studio examina a reintrodução de áreas verdes na cidade e a relação entre o ambiente urbano, o mar e a costa. O projeto segue os eixos norte-sul e leste-oeste que apresentam, respectivamente, uma conexão entre o museu e uma praça pública e o sítio arqueológico e uma segunda praça pública.
Foram recentemente anunciados os vencedores do concurso internacional de ideias Malaysia Airlines Flight 17 (MH17) Memorial and Park, em homenagem às vítimas do voo comercial abatido por forças militares em território ucraniano em julho do ano passado. Com 293 projetos enviados, o concurso buscava a melhor proposta para um novo parque memorial na cidade de origem do voo: Amsterdã.
O terceiro lugar no concurso ficou com a equipe formada pelos arquitetos Fabián Tolosa e Ignacio Pereyra, do escritório atP arquitectos, juntamente com Ariel Perea, responsável pela proposta intitulada Memorial das luzes flutuantes.
Saiba mais sobre a proposta premiada com o terceiro lugar no concurso, a seguir.
A prefeitura de Bressanone, Itália, organizou um concurso de arquitetura para selecionar o projeto da futura escola local de música, que teve como vencedora a equipe formada pelos arquitetos Michel Carlana, Luca Mezzalira e Curzio Pentimalli.
Entre as menções honrosas, a proposta de Aires MateuseGSMM Architetti define, segundo os autores, uma série de estratégias urbanas para reforçar a ideia do projeto "como uma nova ponte da cidade". Internamente, todas as salas de aula se organizam em torno de um pátio, buscando estabelecer um "sentido de comunidade e pertencimento entre os estudantes."
Conheça a seguir a proposta premiada com uma das menções honrosas no concurso italiano.
O escritório Auerbach Halevy Architects foi anunciado vencedor do concurso para projetar um museu que exibirá a história e o futuro judaico nos esportes localizado no centro da Vila Maccabiah - um complexo esportivo de 22 acres localizado nos arredores de Ramat Gan, Israel. Com mais de 700 mil viajantes de negócios e turistas chegando a cidade todos os anos, o complexo planeja incorporar ao museu um auditório para 350 pessoas, um hotel três estrelas e espaços educativos para potencializar seu uso. O edifício também incluirá os arquivos de Maccabi House - a maior coleção do mundo de documentos e objetos relacionados aos judeus no esporte.
Foram recentemente divulgados os vencedores do concurso de ideias para a biblioteca Daniel Vidart, competição que visava premiar o melhor projeto para o futuro edifício público que abrigará a biblioteca pessoal do renomado antropólogo, escritor e professor uruguaio Daniel Vidart.
Em relação às três propostas premiadas com menção honrosa, o projeto de FGM Arquitectos se destaca por sua "geometria simples e volumetria clara, diluindo o limite interior-exterior, misturando a naturalidade do entorno com espaços contidos que favorecem a introspecção."
A seguir, conheça o projeto premiado com uma das menções honrosas no concurso uruguaio.
O escritório OFFICETWENTYFIVEARCHITECTS (O25) ficou com o segundo lugar no concurso de projeto Prologis' 2030, que desafiou os participantes de sete países europeus a redefinir os edifícios de logística do futuro.
A proposta do O25 se organiza de modo similar aos atuais centros de distribuição, assumindo que as demandas futuras estarão alinhadas com as atuais. Com isso em mente, o projeto faz uso de uma área verde em proximidade a sistemas de transporte, mas não diretamente em meio ao ambiente urbano. Devido a sua localização semi-rural, o projeto tem como objetivo criar um sistema de distribuição funcional e eficiente que não compita, mas complemente, seu entorno.
O escritório MVRDV foi anunciado vencedor de um concurso para projetar uma nova torre "espacialmente flexível", cuja silhueta parece uma ampulheta de vidro torcida, localizada próximo ao famoso gasômetro de Viena. A "Turm mit Taille" [Torre acinturada] de 110 metros de altura foi concebida para minimizar o efeito de sombreamento sobre os edifícios vizinhos e a estação de metrô nas adjacências.
Apresentado pelo Ministério da Cultura da Albânia e pela Tirana Architecture Week 2014, o concurso "Lost Architecture - [En]Visioning New City Squares" atraiu propostas internacionais de estudantes e jovens arquitetos com menos de quarenta anos. Os arquitetos foram convidados a enviar propostas de melhoria para a Praça da Pirâmide na capital da Albânia, Tirana, e incumbidos de refletir sobre a rica história e a evolução da identidade da cidade.
Dentre as propostas recebidas estava a da uma equipe canadense composta pelo arquiteto Naiji Jiao e pelo paisagista Seven Xiru Chen, cujo projeto "The Pyramid Park" foi premiado com o primeiro lugar. Saiba mais sobre a proposta vencedora, a seguir.
O escritório Graeme Massie Architects foi recentemente premiado com o terceiro lugar no concurso Liget Budapest com sua proposta para um museu de etnografia. O projeto - um dos cinco museus planejados para o empreendimento Liget Budapest - se localiza nos limites da capital húngara e pretende se tornar um ícone na cidade.
A Liget Budapest Architecture Competition anunciou recentemente os vencedores do projeto do museu da nova Casa da Música Húngara. Premiada com o segundo lugar, a proposta do escritório ARCVS Projektni biroassume a forma de um domo estrelar de oito pontas suspenso por uma verdadeira floresta de colunas. Essa forma incomum oferece diversos espaços, tanto internos quanto externos, para formação, lazer e exposição, estabelecendo-se como um proeminente destino para a população de Budapeste. Saiba mais a seguir.
O Conselho Municipal de Santiago (Chile) decidiu de maneira unânime premiar com o primeiro lugar o escritório BBATS+TIRADO na segunda e última etapa do concurso de arquitetura do futuroParque Museu Humano San BorjaemSantiago.
O terceiro lugar foi outorgado à equipe do ELEMENTAL, escritório liderado por Alejandro Aravena, que nesta segunda etapa optou por manter os conceitos da primeira etapa e explicitar as observações recebidas pela Prefeitura de Santiago, o escultor Mario Irarrázabal e a comunidade de vizinhos do Parque San Borja.
A seguir, sabia mais sobre a proposta premiada com oTerceiro Lugar no concurso chileno.