Rafael Viñoly, influente arquiteto uruguaio, morre aos 78 anos

O mundo da arquitetura está de luto pela morte do renomado arquiteto uruguaio-americano Rafael Viñoly, de 78 anos de idade. Com mais de meio século de experiência profissional, Viñoly se destacou por projetos ousados e imponentes construídos em diversas cidades do mundo.

Entre suas obras mais reconhecidas estão o novo Aeroporto de Carrasco em Montevidéu, porta de entrada do Uruguai. Além deste, o Centro de Convenções de Boston, que redefiniu o espaço urbano na cidade americana, e a polêmica Torre Fenchurch 20 em Londres, um arranha-céu de 160 metros de altura que recebeu duras críticas por seu impacto no entorno construído.

Nascido em 1944 em Montevidéu, Uruguai, estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires, na qual se formou em 1969. Logo após integrar o escritório MSGSSV, projetou os edifícios Terrazas de Manantiales e ATC Argentina Televisora Color.

Viñoly recebeu muitos prêmios e títulos ao longo de sua carreira, como a Medalha de Honra do Instituto Americano de Arquitetos e o Prêmio Nacional de Design concedido pelo Cooper-Hewitt Smithsonian Design Museum.

A morte de Viñoly é uma grande perda para a comunidade arquitetônica e nos faz refletir sobre seu legado. Seu estilo distinto e seu compromisso com a eficiência energética e a funcionalidade continuarão inspirando futuras gerações de arquitetos a criar espaços inovadores.

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Rafael Viñoly, influente arquiteto uruguaio, morre aos 78 anos" [Rafael Viñoly, destacado arquitecto uruguayo, fallece a los 78 años] 03 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997396/rafael-vinoly-influente-arquiteto-uruguaio-morre-aos-78-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.