San Diego e Tijuana são eleitas as Capitais Mundiais do Design de 2024

A Capital Mundial do Design, um projeto dedicado a promover a profissão de design em todo o mundo, elege a cada dois anos uma nova cidade para receber o título temporário. A iniciativa reconhece cidades que fazem uso construtivo do design para promover mudanças sociais, culturais e ambientais e melhorar a qualidade de vida em geral. Esta semana, San Diego e Tijuana foram nomeadas as Capitais Mundiais do Design de 2024 por suas estratégias de design centradas no ser humano e sua colaboração binacional.

San Diego e Tijuana são eleitas as Capitais Mundiais do Design de 2024 - Imagem 2 de 6San Diego e Tijuana são eleitas as Capitais Mundiais do Design de 2024 - Imagem 3 de 6San Diego e Tijuana são eleitas as Capitais Mundiais do Design de 2024 - Imagem 4 de 6San Diego e Tijuana são eleitas as Capitais Mundiais do Design de 2024 - Imagem 5 de 6San Diego e Tijuana são eleitas as Capitais Mundiais do Design de 2024 - Mais Imagens+ 1

Vizinhas, San Diego e Tijuana são duas cidades costeiras localizadas dos Estados Unidos e do México, respectivamente. Com mais de 150 mil pessoas cruzando a fronteira todos os dias, as cidades estão intimamente conectadas e são fisicamente delimitadas por uma cadeia de montanhas a leste e o Oceano Pacífico a oeste. Embora localizadas em países diferentes, as duas cidades fazem parte de um único ecossistema, com uma infinidade de oportunidades para intervenções e inovações de design.

San Diego e Tijuana são eleitas as Capitais Mundiais do Design de 2024 - Imagem 2 de 6
Downtown Tijuana. Imagem © Fernando Cebreros | Shutterstock

Localizadas em uma paisagem árida, as cidades estão na linha de frente das grandes mudanças pelas quais o mundo passa atualmente, da crise climática à geopolítica. Embora sejam duas entidades urbanas distintas, elas têm uma longa história de compartilhamento de recursos, valores culturais e desafios. Com o novo título temporário, procuram redefinir as narrativas das comunidades de fronteira através de políticas urbanas de redesenvolvimento e redistribuição, bem como utilizar o design na criação de novas infraestruturas e plataformas de acordo com esses valores, ativando redes de mudança em todas as cidades globais.

Ao longo de 2023, as duas cidades promoverão muitos eventos em preparação para se tornarem as capitais mundiais do design em 2024. Esta série de eventos públicos, conferências, cúpulas de políticas e workshops será um catalisador para a troca de ideias. Nos próximos meses, muitos líderes em campos relacionados ao design realizarão oficinas e sessões educacionais conduzidas pela comunidade. As cidades planejam iniciar seu mandato em 2024 com uma cerimônia oficial e um festival internacional de rua para celebrar essa relação.

San Diego e Tijuana são eleitas as Capitais Mundiais do Design de 2024 - Imagem 6 de 6
The Cross Border Xpress Highway . Imagem © Deman | Shutterstock

Uma chamada aberta para este evento acaba de ser lançada no site da World Design Organization.

San Diego e Tijuana são eleitas as Capitais Mundiais do Design de 2024 - Imagem 5 de 6
Marker of Border between San Diego and Tijuana. Imagem © Kainaz Amaria/NPR

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "San Diego e Tijuana são eleitas as Capitais Mundiais do Design de 2024" [San Diego and Tijuana Chosen as the 2024 World Design Capital ] 26 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996884/san-diego-e-tijuana-sao-eleitas-as-capitais-mundiais-do-design-de-2024> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.