50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada

A madeira é um material natural, renovável e pode apresentar baixas emissões de carbono se manejado adequadamente. No entanto, enquanto material de construção, quando submetida a uma força direcional ao longo de sua fibra, a madeira serrada é estruturalmente instável e considerada inadequada para cargas mais elevadas. Em comparação, a madeira laminada cruzada (CLT) — cuja fabricação envolve simplesmente a colagem de várias camadas de madeira com as fibras arranjadas numa trama perpendicular — atinge um nível muito mais alto de rigidez estrutural ao longo de ambos os eixos. Os componentes de CLT devem ter no mínimo três camadas, mas podem ser reforçados com a adição de outras. Simplificando, devido à complexa física envolvida na laminação perpendicular, a resistência da CLT é semelhante à do concreto armado, com desempenho comprovado sob forças sísmicas.

Então, o que há de novo? A madeira já existe há tempo suficiente, e a usamos como material de construção há séculos. Certamente esta não é a primeira vez que alguém percebe que ela fica mais forte quanto mais você a usa. Bem... como era de se esperar, a mudança de popularidade da madeira laminada cruzada na construção coincide com uma maior compreensão e foco nas causas ambientais, mas a relação nem sempre foi positiva.

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 2 de 6450 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 3 de 6450 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 4 de 6450 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 5 de 6450 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Mais Imagens+ 59

Há 20-50 anos, a crise ambiental estava baseada no desmatamento, não em pegadas de carbono, ou seja, a madeira e seus derivados em todas as suas formas eram demonizadas, com os defensores argumentando que o material pertencia ao solo onde ela poderia continuar a fazer o bem, em vez de ser cortada e usada em construções. Os materiais alternativos preferidos, no entanto, eram o aço e o concreto com alto teor de carbono. No início do século XXI, com o crescimento de uma indústria de madeira mais sustentável e responsável, voltada para o reflorestamento, a CLT começou a se tornar o material do momento para projetos de construção sustentável e, de fato, circular, com organizações como a Circular CLT dedicada a reduzir o desperdício da produção CLT e a encontrar soluções para ela, como a energia do hidrogênio alimentado por biomassa. Mas como a CLT começou a ser utilizada na construção? E o que isso significa para o futuro?

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 6 de 64
© Jonas Westling

Os pioneiros da construção em madeira laminada cruzada (CLT)

Em setembro de 2016, Alison Brooks Architects, em parceria com o American Hardwood Export Council (AHEC), Arup, e o London Design Festival, construiu "O Sorriso" no Chelsea College of Art, em Londres, Reino Unido. O projeto 'mostra o potencial estrutural e espacial da madeira de tulipa americana laminada transversalmente', explica os arquitetos, já que o projeto utiliza a capacidade estrutural do CLT para o balanço em sua curva de 34m de comprimento, até três metros acima do solo, sem suporte adicional.

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 7 de 64
Cortesia de LEVER Architecture

No entanto, um ano antes da revelação do Sorriso, construído em CLT, os arquitetos da Hawkins/Brown já haviam começado a explorar a capacidade estrutural do CLT com o The Cube, um bloco de apartamentos de dez pavimentos em Hackney, Londres. No edifício, "os painéis CLT são colocados em uma estrutura de aço, reforçando-a para ser parte da estrutura", explica Hawkins/Brown. Na mesma época, o objetivo principal da Albina Yard em Portland, EUA, projetado pela LEVER Architecture, era construir o primeiro edifício americano em CLT, e promover o uso da madeira doméstica combinada a uma estrutura de madeira laminada com painéis CLT. Mais recentemente, a Instalação Mass is More da IAAC + Bauhaus Earth faz referência ao Pavilhão Alemão de Mies van der Rohe na Exposição de Barcelona de 1929, refletindo a grade formal do pavilhão original, utilizando CLT.

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 3 de 64
© Adrià Goula

Simplicidade e circularidade da CLT

Após extensa experiência de campo, os lendários três porquinhos descobriram que palha e madeira são dois dos materiais estruturalmente menos sólidos para construir. Felizmente, o escritório de arquitetura Kollektiiv não incluiu velhas canções de ninar em sua pesquisa de materiais para a Capela de Palha em Tallinn, Estônia, que sustenta uma parede e uma cobertura de fardos de palha com arcos CLT. Com todos os seus componentes pré-fabricados, o pavilhão foi construído para e pela comunidade local.

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 52 de 64
© Laura Rohtlaan

As possibilidades de pré-fabricação, por sua vez, tornam soluções arquitetônicas ainda mais complexas mais viáveis, como o projeto do CRAB Studio de um Centro de Inovação na Universidade de Artes de Bournemouth, Reino Unido, que usa o CLT para formar seções irregulares de parede, piso e telhado, e combina de forma lúdica o acabamento de madeira colorida ou natural com vazios de luz. Alternativamente, a Cabine de Quarentena Voxel em Barcelona, Espanha, pegou o material residual gerado durante o processo de produção CLT e o transformou "em uma fachada que mostra a complexidade orgânica da árvore", como explicam os arquitetos, do Valledaura Labs.

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 38 de 64
Cortesia de CRAB Studio
50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 24 de 64
Cortesia de IKD
50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 2 de 64
Cortesia de IKD

A ascensão do plyscraper - arranha-céu de madeira 

Junto com sua integridade estrutural, há muitos outros desafios assumidos para os edifícios feitos de madeira a serem superados, como sua inflamabilidade inerente e deformação sob umidade. Estudos mostraram, no entanto, que embora a madeira laminada cruzada seja altamente inflamável, ela também tem uma classificação de resistência ao fogo de REI 90 (o que significa que mantém a capacidade de carga suficiente por até 90 minutos), em comparação com a classificação REI 15 do aço. A decisão de Hawkins/Brown de reconstruir a Piscina da Escola Freemen com estrutura CLT, após a destruição do edifício original em um incêndio, exemplifica isto, e também prova que o material também funciona ao lidar com os desafios de um ambiente úmido.

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 19 de 64
© Jack Hobhouse

É graças a esta capacidade de carga estrutural, mesmo sob condições extremas como umidade e fogo, que em 2021 o Conselho do Código Internacional determinou que os edifícios CLT poderiam se enquadrar no Código Internacional de Construção IV-A, o que significa que a altura máxima de um "plyscraper" - arranha-céu de madeira - CLT poderia atingir até 82 m (270 pés). Com mais de 79 m (260 pés) de altura, o Sara Kulturhus Center na Suécia é atualmente uma das estruturas de madeira mais altas do mundo, com uma "estrutura de carga construída inteiramente sem concreto, acelerando o tempo de construção e reduzindo drasticamente a pegada de carbono", explica o arquiteto do White Arkitekter.

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 48 de 64
© Patrick Degerman
50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 64 de 64
© Jannes Linders

Com a pesquisa CLT, inovação, regulamentos, confiança e, de fato, os próprios edifícios com estrutura de madeira surgindo o tempo todo, o único caminho é crescer.

Cross-Laminated-Timber Cottage / Kariouk Associates

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 9 de 64
© Photolux Studio (Christian Lalonde)

WoodTek HQ / Origin

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 10 de 64
© Figure x Lee Kuo-Min Studio

Blocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 11 de 64
© Mikko Auerniitty

The Cube / Hawkins\Brown

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 12 de 64
© Jack Hobhouse

O Sorriso / Alison Brooks Architects

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 13 de 64
© Guy Bell

The CLT House / KAWA DESIGN GROUP ARCHITECTURE

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 14 de 64
Cortesia de KAWA DESIGN GROUP Architecture

CLT Multi Confort Office Building / Tecto

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 15 de 64
© Cosmin Dragomir

Albina Yard / LEVER Architecture

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 16 de 64
© Jeremy Bittermann

Torres de Madeira Moholt / MDH Arkitekter

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 18 de 64
© Ivan Brodey

Freemen’s School Swimming Pool / Hawkins\Brown

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 20 de 64
© Jack Hobhouse

Santo CLT Office / Junichi Kato & Associates

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 4 de 64
© Kei Sugino

"KITERASU" / ofa

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 21 de 64
© Ken'ichi Suzuki

University of Massachusetts Amherst Design Building / Leers Weinzapfel Associates

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 22 de 64
© Albert Vecerka

Indiana Hardwood CLT / IKD

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 23 de 64
Cortesia de IKD

The Seed House / fitzpatrick+partners

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 25 de 64
Cortesia de fitzpatrick+partners

Timber School in Kuhmo / ALT Architects

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 26 de 64
© Ville-Pekka Ikola

Flatiron Office Building / Works Partnership Architecture

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 27 de 64
© Lincoln Barbour

Escola Arimunani / Aulets Arquitectes + Aixopluc

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 28 de 64
© José Hevia

Villa Wood / NORD Architects

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 29 de 64
© Adam Mørk

95PLA Refurbishment / Vallribera Arquitectes

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 30 de 64
© José Hevia

Casa CLT / FMD Architects

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 31 de 64
© Diana Snape

Nordtvet Farm Kindergarten / MORFEUS arkitekter

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 32 de 64
© Finn Ståle Felberg

Centro Comunitário / NORD Architects

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 33 de 64
© Adam Mørk

The Voxel Quarantine Cabin / Valldaura Labs

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 34 de 64
© Adrià Goula

Smartware CLT Office Building / Vertical Studio

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 35 de 64
© Kinga TOMOS

55 Southbank Boulevard / Bates Smart

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 36 de 64
© Peter Clarke

Centro de Inovação da Universidade das Artes de Bournemouth / CRAB Studio

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 37 de 64
Cortesia de CRAB Studio

Casa Flutuante / Studio RAP

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 39 de 64
© Riccardo De Vecchi

Casa Speehuis / Spee Architecten

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 40 de 64
© Ossip van Duivenbode

Cabana à beira do lago Lipno / Les Archinautes

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 41 de 64
© Petr Polák

Casa 1721 / HARQUITECTES

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 42 de 64
© Adrià Goula

Cabana m.o.r.e. / Kariouk Architects

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 43 de 64
© Scott Norsworthy

NIOA Timber Tower / KIRK Studio

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 44 de 64
© Scott Burrows

Wintringham Primary Academy / dRMM

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 45 de 64
© Hufton + Crow

Vélizy Morane Saulnier Apartments / DREAM

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 46 de 64
© Cyrille Weiner

Sara Kulturhus Center / White Arkitekter

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 47 de 64
© Åke E:son Lindman

B&O Wooden Car Park / HK Architekten, Hermann Kaufmann + Partner ZT

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 49 de 64
© Sebastian Schels

CLT House / Unknown Works

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 50 de 64

Cabana Biv Punakaiki / Fabric

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 5 de 64
© Stephen Goodenough

Capela de Palha / Kollektiiv

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 51 de 64
© Laura Rohtlaan

Casa Bocaina-Paraty / Cicero Ferraz + Fábio Mosaner

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 53 de 64
© Manuel Sá

Octothorpe House / Mork-Ulnes Architects

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 54 de 64
© Jeremy Bittermann

Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 56 de 64
© Adrià Goula

Ziggurat and Rhomboid Buildings London Design District / Mole Architects

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 57 de 64
© Nick Guttridge

Pavilhão Fuggerei NEXT500 / MVRDV

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 58 de 64
© Eckhart Matthäus

Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 59 de 64
© Kyrre Sundal

Sede do Houston Endowment / Kevin Daly Architects + PRODUCTORA

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 60 de 64
© Iwan Baan

6 Housing Units in Paris / mobile architectural office

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 61 de 64
© Cyrille Lallement

High Street Apartments / Gardiner Architects

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 62 de 64
© Rory Gardiner

HAUT Amsterdam Residential Building / Team V Architecture

50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada - Imagem 63 de 64
© Jannes Linders

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Economia Circular. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "50 Projetos que mostram a ascensão da construção com madeira laminada cruzada" [The Meteoric Rise of Cross-Laminated Timber Construction: 50 Projects that Use Engineered-Wood Architecture] 14 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996601/50-projetos-que-mostram-a-ascensao-da-construcao-com-madeira-laminada-cruzada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.